Autor: Joan Hall
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Junho 2024
Anonim
NÃO ADIANTA TRATAR A QUEDA DE CABELO SE NÃO TRATAR ESSAS OUTRAS COISAS PRIMEIRO | DR LAIR RIBEIRO
Vídeo: NÃO ADIANTA TRATAR A QUEDA DE CABELO SE NÃO TRATAR ESSAS OUTRAS COISAS PRIMEIRO | DR LAIR RIBEIRO

Muitas pessoas que passam por tratamento de câncer se preocupam com a perda de cabelo. Embora possa ser um efeito colateral de alguns tratamentos, isso não acontece com todas as pessoas. Alguns tratamentos têm menos probabilidade de fazer seu cabelo cair. Mesmo com o mesmo tratamento, algumas pessoas perdem os cabelos e outras não. Seu médico pode lhe dizer a probabilidade de seu tratamento fazer você perder cabelo.

Muitos medicamentos de quimioterapia atacam células de crescimento rápido. Isso ocorre porque as células cancerosas se dividem rapidamente. Como as células dos folículos capilares também crescem rapidamente, os medicamentos contra o câncer que vão atrás das células cancerosas costumam atacar as células capilares ao mesmo tempo. Com a quimioterapia, seu cabelo pode ficar mais fino, mas nem todos cairão. Você também pode perder seus cílios, sobrancelhas e pelos pubianos ou corporais.

Como a quimio, a radiação vai atrás das células de crescimento rápido. Embora a quimioterapia possa causar queda de cabelo em todo o corpo, a radiação afeta apenas o cabelo na área a ser tratada.

A queda de cabelo ocorre principalmente de 1 a 3 semanas após a primeira quimio ou radioterapia.


O cabelo da sua cabeça pode sair em tufos. Você provavelmente verá cabelo na escova, no chuveiro e no travesseiro.

Se o seu provedor disse que o tratamento pode causar queda de cabelo, você pode cortar o cabelo antes do primeiro tratamento. Isso pode tornar a perda de cabelo menos chocante e desagradável. Se decidir raspar a cabeça, use um barbeador elétrico e tome cuidado para não cortar o couro cabeludo.

Algumas pessoas ganham perucas e outras cobrem a cabeça com lenços ou chapéus. Algumas pessoas não usam nada na cabeça. O que você decide fazer é com você.

Opções de peruca:

  • Se você acha que vai querer uma peruca, vá ao salão antes que seu cabelo caia para que eles possam definir uma peruca que corresponda à sua cor de cabelo.Seu provedor pode ter nomes de salões de beleza que fazem perucas para pessoas com câncer.
  • Experimente diferentes estilos de perucas para decidir o que você mais gosta.
  • Se quiser, você também pode tentar uma cor de cabelo diferente. O estilista pode ajudá-lo a encontrar uma cor que combine com o seu tom de pele.
  • Descubra se o custo da peruca é coberto pelo seu seguro.

Outras sugestões:


  • Cachecóis, chapéus e turbantes são opções confortáveis.
  • Pergunte ao seu provedor se a terapia com tampa fria é adequada para você. Com a terapia de tampa fria, o couro cabeludo é resfriado. Isso faz com que os folículos pilosos entrem em um estado de repouso. Como resultado, a queda de cabelo pode ser limitada.
  • Use um material macio próximo à pele.
  • Em dias de sol, lembre-se de proteger o couro cabeludo com um chapéu, lenço e protetor solar.
  • No frio, não se esqueça do chapéu ou do lenço na cabeça para se aquecer.

Se você perder parte do cabelo, mas não todo, há muitas maneiras de ser gentil com o cabelo que você tem.

  • Lave o cabelo duas vezes por semana ou menos.
  • Use shampoo e condicionador suaves.
  • Seque o cabelo com uma toalha. Evite esfregar ou puxar.
  • Evite produtos com produtos químicos fortes. Isso inclui permanentes e cores de cabelo.
  • Ponha de lado as coisas que vão estressar o seu cabelo. Isso inclui ferros de ondular e rolos de escova.
  • Se você secar o cabelo, coloque a configuração em temperatura fria ou morna, não quente.

Pode demorar um pouco para se ajustar a não ter cabelo. Cabelo perdido pode ser o sinal mais visível do tratamento contra o câncer.


  • Se você se sentir constrangido em sair em público, peça a um amigo próximo ou parente para ir com você nas primeiras vezes.
  • Pense à frente sobre o quanto você deseja dizer às pessoas. Se alguém fizer perguntas que você não deseja responder, você tem o direito de interromper a conversa. Você pode dizer: "Este é um assunto difícil de falar".
  • Um grupo de apoio ao câncer pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho, sabendo que outras pessoas também estão passando por isso.

O cabelo geralmente volta a crescer 2 a 3 meses após a última quimio ou radioterapia. Ele pode voltar a crescer com uma cor diferente. Ele pode voltar a crescer crespo em vez de reto. Com o tempo, seu cabelo pode voltar a ser como era antes.

Quando seu cabelo começar a crescer novamente, seja gentil com ele para que fique forte novamente. Considere um estilo curto que seja fácil de cuidar. Continue a evitar coisas como tinturas fortes ou ferros de ondulação que podem danificar seu cabelo.

Tratamento do câncer - alopecia; Quimioterapia - queda de cabelo; Radiação - queda de cabelo

Site da American Cancer Society. Lidando com a perda de cabelo. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/hair-loss/coping-with-hair-loss.html. Atualizado em 1 de novembro de 2019. Acessado em 10 de outubro de 2020.

Site da American Cancer Society. Capas de resfriamento (hipotermia do couro cabeludo) para reduzir a queda de cabelo. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/hair-loss/cold-caps.html. Atualizado em 1 de outubro de 2019. Acessado em 10 de outubro de 2020.

Matthews NH, Moustafa F, Kaskas N, Robinson-Bostom L, Pappas-Taffer L. Toxicidades dermatológicas da terapia anticâncer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 41.

  • Câncer - Vivendo com Câncer
  • Perda de cabelo

Artigos Do Portal.

Meclofenamato

Meclofenamato

[Po tado em 15/10/2020]PÚBLICO: Con umidor, paciente, profi ional de aúde, farmáciaEMITIR: A FDA e tá alertando que o u o de AINE por volta da 20 emana ou mai tarde na gravidez pod...
Transtornos Mentais, Desordem Mental

Transtornos Mentais, Desordem Mental

Tran torno mentai (ou doença mentai ) ão condiçõe que afetam eu pen amento, entimento, humor e comportamento. Ele podem er oca ionai ou de longa duração (crônico ). ...