Agorafobia
![👉 AGORAFOBIA: Que es la Agorafobia y los sintomas (psicologia) | Manuel A. Escudero](https://i.ytimg.com/vi/4IjXkn6Jomg/hqdefault.jpg)
Agorafobia é um medo e ansiedade intensos de estar em lugares onde é difícil escapar ou onde a ajuda pode não estar disponível. A agorafobia geralmente envolve medo de multidões, pontes ou de ficar sozinho ao ar livre.
Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade. A causa exata da agorafobia é desconhecida. A agorafobia às vezes ocorre quando uma pessoa teve um ataque de pânico e começa a temer situações que possam levar a outro ataque de pânico.
Com a agorafobia, você evita lugares ou situações porque não se sente seguro em locais públicos. O medo é pior quando o local está lotado.
Os sintomas de agorafobia incluem:
- Ter medo de ficar sozinho
- Ter medo de lugares onde a fuga pode ser difícil
- Ter medo de perder o controle em um lugar público
- Dependendo de outros
- Sentindo-se desapegado ou separado dos outros
- Sentindo-se impotente
- Sentindo que o corpo não é real
- Sentindo que o ambiente não é real
- Ter um temperamento incomum ou agitação
- Ficar em casa por longos períodos
Os sintomas físicos podem incluir:
- Dor ou desconforto no peito
- Asfixia
- Tontura ou desmaio
- Náusea ou outra dor de estômago
- Coração de corrida
- Falta de ar
- Suando
- Tremendo
O profissional de saúde analisará seu histórico de agorafobia e obterá uma descrição do comportamento de você, sua família ou amigos.
O objetivo do tratamento é ajudá-lo a se sentir e funcionar melhor. O sucesso do tratamento geralmente depende em parte da gravidade da agorafobia. O tratamento geralmente combina psicoterapia com um medicamento. Certos medicamentos geralmente usados para tratar a depressão podem ser úteis para esse distúrbio. Eles atuam prevenindo seus sintomas ou tornando-os menos graves. Você deve tomar esses medicamentos todos os dias. NÃO pare de tomá-los ou mude a dosagem sem falar com seu provedor.
- Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs) são, na maioria das vezes, a primeira escolha de antidepressivo.
- Os inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina (IRSNs) são outra escolha.
Outros medicamentos usados para tratar a depressão ou medicamentos usados para tratar convulsões também podem ser experimentados.
Também podem ser prescritos medicamentos chamados sedativos ou hipnóticos.
- Esses medicamentos só devem ser tomados sob a orientação de um médico.
- Seu médico irá prescrever uma quantidade limitada desses medicamentos. Eles não devem ser usados todos os dias.
- Eles podem ser usados quando os sintomas se tornam muito graves ou quando você está prestes a ser exposto a algo que sempre provoca os seus sintomas.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia. Envolve de 10 a 20 visitas a um profissional de saúde mental durante várias semanas. CBT ajuda você a mudar os pensamentos que causam sua condição. Pode envolver:
- Compreender e controlar sentimentos distorcidos ou visões de eventos ou situações estressantes
- Aprendendo técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse
- Relaxar, então imaginar as coisas que causam a ansiedade, trabalhando do menos amedrontador para o mais amedrontador (chamado de dessensibilização sistemática e terapia de exposição)
Você também pode ser lentamente exposto à situação da vida real que faz com que o medo o ajude a superá-la.
Um estilo de vida saudável que inclua exercícios, descanso suficiente e uma boa nutrição também pode ser útil.
Você pode aliviar o estresse de ter agorafobia ingressando em um grupo de apoio. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Os grupos de apoio geralmente não são um bom substituto para a terapia da conversa ou para tomar remédios, mas podem ser uma adição útil.
Veja abaixo mais informações e suporte para pessoas com agorafobia:
Anxiety and Depression Association of America - adaa.org/supportgroups
A maioria das pessoas pode melhorar com medicamentos e TCC. Sem ajuda precoce e eficaz, o distúrbio pode se tornar mais difícil de tratar.
Algumas pessoas com agorafobia podem:
- Use álcool ou outras drogas enquanto tenta se automedicar.
- Ser incapaz de funcionar no trabalho ou em situações sociais.
- Sinta-se isolado, solitário, deprimido ou suicida.
Marque uma consulta com seu provedor se tiver sintomas de agorafobia.
O tratamento precoce do transtorno do pânico geralmente pode prevenir a agorafobia.
Transtorno de ansiedade - agorafobia
Transtorno de pânico com agorafobia
American Psychiatric Association. Transtornos de ansiedade. In: American Psychiatric Association, ed. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013: 189-234.
Calkins AW, Bui E, Taylor CT, Pollack MH, LeBeau RT, Simon NM. Transtornos de ansiedade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 32.
Lyness JM. Transtornos psiquiátricos na prática médica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2020: cap 369.
Site do Instituto Nacional de Saúde Mental. Transtornos de ansiedade. www.nimh.nih.gov/health/topics/anxiety-disorders/index.shtml. Atualizado em julho de 2018. Acessado em 17 de junho de 2020.