Diabetes e álcool
Se você tem diabetes, pode estar se perguntando se é seguro beber álcool. Embora muitas pessoas com diabetes possam beber álcool com moderação, é importante entender os possíveis riscos do uso de álcool e o que você pode fazer para diminuí-los. O álcool pode interferir na maneira como o corpo usa o açúcar no sangue (glicose). O álcool também pode interferir com certos medicamentos para diabetes. Você também deve conversar com seu médico para saber se é seguro beber.
Para pessoas com diabetes, o consumo de álcool pode causar níveis baixos ou altos de açúcar no sangue, afetar medicamentos para diabetes e causar outros problemas possíveis.
BAIXO TEOR DE AÇÚCAR NO SANGUE
O fígado libera glicose na corrente sanguínea conforme necessário para ajudar a manter o açúcar no sangue em níveis normais. Quando você bebe álcool, seu fígado precisa quebrar o álcool. Enquanto o fígado está processando o álcool, ele para de liberar glicose. Como resultado, seu nível de açúcar no sangue pode cair rapidamente, colocando você em risco de baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia). Se você toma insulina ou certos tipos de remédios para diabetes, pode causar níveis muito baixos de açúcar no sangue. Beber sem comer ao mesmo tempo também aumenta muito esse risco.
O risco de baixa de açúcar no sangue permanece por horas após você tomar sua última bebida. Quanto mais bebidas você beber de uma vez, maior será o risco. É por isso que você só deve beber álcool com alimentos e beber apenas com moderação.
ÁLCOOL E MEDICAMENTOS PARA DIABETES
Algumas pessoas que tomam medicamentos orais para diabetes devem conversar com seu médico para saber se é seguro beber álcool.O álcool pode interferir com os efeitos de alguns medicamentos para diabetes, colocando-o em risco de ter níveis baixos ou altos de açúcar no sangue (hiperglicemia), dependendo de quanto você bebe e do medicamento que toma.
OUTROS RISCOS PARA PESSOAS COM DIABETES
O consumo de álcool acarreta os mesmos riscos à saúde para as pessoas com diabetes e para as pessoas saudáveis. Mas existem certos riscos relacionados ao diabetes que é importante saber.
- As bebidas alcoólicas como cerveja e bebidas mistas adoçadas são ricas em carboidratos, o que pode elevar os níveis de açúcar no sangue.
- O álcool tem muitas calorias, o que pode levar ao ganho de peso. Isso torna mais difícil controlar o diabetes.
- As calorias do álcool são armazenadas no fígado como gordura. A gordura do fígado torna as células do fígado mais resistentes à insulina e pode aumentar o açúcar no sangue com o tempo.
- Os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue são muito semelhantes aos sintomas de intoxicação por álcool. Se você desmaiar, as pessoas ao seu redor podem pensar que você está embriagado.
- Estar intoxicado torna mais difícil reconhecer os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue e aumenta o risco.
- Se você tiver complicações do diabetes, como danos nos nervos, olhos ou rins, seu provedor pode recomendar que você não beba álcool. Isso pode piorar essas complicações.
Para beber álcool com segurança, você deve se certificar do seguinte:
- Seu diabetes está sob controle.
- Você entende como o álcool pode afetá-lo e quais medidas tomar para evitar problemas.
- Seu médico concorda que é seguro.
Qualquer pessoa que escolher beber deve fazê-lo com moderação:
- As mulheres não devem beber mais do que 1 bebida por dia.
- Os homens não devem mais do que 2 bebidas por dia.
Uma bebida é definida como:
- 12 onças ou 360 mililitros (mL) de cerveja (teor de álcool de 5%).
- 5 onças ou 150 mL de vinho (teor de álcool de 12%).
- Uma dose de 1,5 onças ou 45 mL de licor (80 prova ou 40% de teor de álcool).
Converse com seu provedor sobre a quantidade de álcool segura para você.
Se você decidir beber álcool, essas etapas podem ajudar a mantê-lo seguro.
- Não beba álcool com o estômago vazio ou quando a glicose no sangue estiver baixa. Sempre que você bebe álcool, existe o risco de baixa de açúcar no sangue. Beba álcool com uma refeição ou com um lanche rico em carboidratos para manter os níveis normais de açúcar no sangue.
- Nunca pule refeições ou beba álcool no lugar das refeições.
- Beba devagar. Se você consumir bebidas alcoólicas, misture-o com água, club soda, água tônica diet ou refrigerante diet.
- Leve consigo uma fonte de açúcar, como comprimidos de glicose, em caso de baixo nível de açúcar no sangue.
- Se você conta os carboidratos como parte de seu plano alimentar, converse com seu provedor sobre como contabilizar o álcool.
- Não faça exercícios se tiver bebido álcool, pois aumenta o risco de baixo nível de açúcar no sangue.
- Leve consigo um documento de identidade médico visível informando que você tem diabetes. Isso é importante porque os sintomas de excesso de álcool e baixa de açúcar no sangue são semelhantes.
- Evite beber sozinho. Beba com alguém que sabe que você tem diabetes. A pessoa deve saber o que fazer se você começar a ter sintomas de baixa de açúcar no sangue.
Como o álcool o coloca em risco de baixa de açúcar no sangue mesmo horas depois de beber, você deve verificar a glicose no sangue:
- Antes de começar a beber
- Enquanto você está bebendo
- Algumas horas depois de beber
- Até as próximas 24 horas
Certifique-se de que a glicose no sangue esteja em um nível seguro antes de dormir.
Fale com o seu provedor se você ou alguém que você conhece com diabetes tem problemas com o álcool. Informe também o seu provedor se seus hábitos de consumo mudarem.
Ligue para o seu médico se sentir sintomas de baixo nível de açúcar no sangue, como:
- Visão dupla ou visão embaçada
- Batimento cardíaco rápido ou acelerado
- Sentindo-se irritado ou agindo de forma agressiva
- Sentindo nervoso
- Dor de cabeça
- Fome
- Tremendo ou tremendo
- Suando
- Formigamento ou dormência da pele
- Cansaço ou fraqueza
- Dificuldade em dormir
- Pensamento pouco claro
Álcool - diabetes; Diabetes - uso de álcool
Site da American Diabetes Association. Padrões de atendimento médico em diabetes-2019. Diabetes Care. 01 de janeiro de 2019; volume 42 edição Suplemento 1. care.diabetesjournals.org/content/42/Supplement_1.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vivendo com Diabetes. Diabetes e doenças renais: o que comer? Atualizado em 19 de setembro de 2019. Acessado em 22 de novembro de 2019. www.cdc.gov/diabetes/managing/eat-well/what-to-eat.html.
Pearson ER, McCrimmon RJ. Diabetes mellitus. Em: Ralston SH, Penman ID, Strachan MWJ, Hobson RP, eds. Princípios e prática de medicina de Davidson. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 20.
Polonsky KS, Burant CF. Diabetes mellitus tipo 2. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Livro de Endocrinologia de Williams. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 31.