Quinta doença
![Episódio 01 - Conceito Arquitetônico do Quintas do Lago Praia dos Coqueiros - Arquiteto Lucas Novais](https://i.ytimg.com/vi/xPt2_CTdVIM/hqdefault.jpg)
A quinta doença é causada por um vírus que causa erupções nas bochechas, braços e pernas.
A quinta doença é causada pelo parvovírus B19 humano. Freqüentemente, afeta crianças em idade pré-escolar ou em idade escolar durante a primavera. A doença se espalha através dos fluidos do nariz e da boca quando alguém tosse ou espirra.
A doença causa uma erupção cutânea avermelhada reveladora nas bochechas. A erupção também se espalha para o corpo e pode causar outros sintomas.
Você pode pegar a quinta doença e não apresentar sintomas. Cerca de 20% das pessoas que contraem o vírus não apresentam sintomas.
Os primeiros sintomas da quinta doença incluem:
- Febre
- Dor de cabeça
- Coriza
Isso é seguido por uma erupção na face e no corpo:
- O sinal revelador dessa doença são as bochechas avermelhadas. Isso geralmente é chamado de erupção na pele do tipo "tapa na bochecha".
- A erupção aparece nos braços e pernas e no meio do corpo, e pode coçar.
- A erupção vai e vem e geralmente desaparece em cerca de 2 semanas. Ele desaparece do centro para fora, então parece rendado.
Algumas pessoas também têm dor e inchaço nas articulações. Isso ocorre mais comumente em mulheres adultas.
Seu médico examinará a erupção. Na maioria das vezes, isso é suficiente para diagnosticar a doença.
Seu provedor também pode fazer exames de sangue para procurar sinais do vírus, embora não seja necessário na maioria dos casos.
O provedor pode optar por fazer um exame de sangue em certas situações, como em mulheres grávidas ou pessoas com anemia.
Não há tratamento para a quinta doença. O vírus desaparecerá sozinho em algumas semanas. Se seu filho tem dor nas articulações ou erupção cutânea com coceira, converse com o profissional de saúde do seu filho sobre maneiras de aliviar os sintomas. O paracetamol (como o Tylenol) para crianças pode ajudar a aliviar a dor nas articulações.
A maioria das crianças e adultos apresenta apenas sintomas leves e se recupera completamente.
A quinta doença geralmente não causa complicações na maioria das pessoas.
Se você estiver grávida e achar que pode ter sido exposta a alguém com o vírus, informe o seu provedor. Normalmente não há problema. A maioria das mulheres grávidas é imune ao vírus. Seu provedor pode testar você para ver se você está imune.
Na maioria das vezes, as mulheres que não estão imunes apresentam apenas sintomas leves. No entanto, o vírus pode causar anemia no feto e até mesmo causar aborto espontâneo. Isso é incomum e ocorre apenas em uma pequena porcentagem de mulheres. É mais provável na primeira metade da gravidez.
Também existe um risco maior de complicações em pessoas com:
- Um sistema imunológico fraco, como câncer, leucemia ou infecção por HIV
- Certos problemas de sangue, como anemia falciforme
A quinta doença pode causar anemia grave, que precisará de tratamento.
Você deve ligar para o seu provedor se:
- Seu filho apresenta sintomas da quinta doença.
- Você está grávida e acha que pode ter sido exposta ao vírus ou que tem uma erupção na pele.
Parvovírus B19; Eritema infeccioso; Erupção na bochecha com tapa
Quinta doença
Brown KE. Parvovírus humanos, incluindo parvovírus B19V e bocaparvovírus humanos. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 147.
Koch WC. Parvovírus. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 278.
Michaels MG, Williams JV. Doenças infecciosas. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 13.