Uveíte
Uveíte é o inchaço e a inflamação da úvea. A úvea é a camada intermediária da parede do olho. A úvea fornece sangue para a íris na parte frontal do olho e a retina na parte posterior do olho.
A uveíte pode ser causada por doenças autoimunes. Essas doenças ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca e destrói o tecido saudável do corpo por engano. Exemplos são:
- Espondilite anquilosante
- Doença de Behçet
- Psoríase
- Artrite reativa
- Artrite reumatóide
- Sarcoidose
- Colite ulcerativa
A uveíte também pode ser causada por infecções como:
- AUXILIA
- Retinite por citomegalovírus (CMV)
- Infecção por herpes zoster
- Histoplasmose
- Doença de Kawasaki
- Sífilis
- Toxoplasmose
- Tuberculose
A exposição a toxinas ou lesões também pode causar uveíte. Em muitos casos, a causa é desconhecida.
Freqüentemente, a inflamação é limitada a apenas parte da úvea. A forma mais comum de uveíte envolve inflamação da íris, na parte frontal do olho. Nesse caso, a condição é chamada de irite. Na maioria dos casos, ocorre em pessoas saudáveis. O distúrbio pode afetar apenas um olho. É mais comum em pessoas jovens e de meia-idade.
A uveíte posterior afeta a parte posterior do olho. Envolve principalmente a coróide. Esta é a camada de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo na camada intermediária do olho. Este tipo de uveíte é denominado coroidite. Se a retina também estiver envolvida, é chamada de coriorretinite.
Outra forma de uveíte é a pars planitis. A inflamação ocorre na área chamada pars plana, que está localizada entre a íris e a coróide. Pars planitis ocorre mais freqüentemente em homens jovens. Geralmente não está associado a nenhuma outra doença. No entanto, pode estar relacionado à doença de Crohn e possivelmente à esclerose múltipla.
A uveíte pode afetar um ou ambos os olhos. Os sintomas dependem de qual parte da úvea está inflamada. Os sintomas podem se desenvolver rapidamente e podem incluir:
- Visão embaçada
- Pontos escuros flutuantes na visão
- Dor nos olhos
- Vermelhidão dos olhos
- Sensibilidade à luz
O profissional de saúde fará um histórico médico completo e fará um exame oftalmológico. Os testes de laboratório podem ser feitos para descartar infecção ou sistema imunológico fraco.
Se você tiver mais de 25 anos e tiver pars planitis, seu médico irá sugerir uma ressonância magnética do cérebro e da coluna. Isso excluirá a esclerose múltipla.
A irite e a irido-ciclite (uveíte anterior) costumam ser leves. O tratamento pode envolver:
- Óculos escuros
- Colírio que dilata a pupila para aliviar a dor
- Colírio esteróide
Pars planitis é frequentemente tratada com colírios de esteróides. Outros medicamentos, incluindo esteróides administrados por via oral, podem ser usados para ajudar a suprimir o sistema imunológico.
O tratamento da uveíte posterior depende da causa subjacente. Quase sempre inclui esteróides administrados por via oral.
Se a uveíte for causada por uma infecção em todo o corpo (sistêmica), você pode receber antibióticos. Você também pode receber medicamentos antiinflamatórios poderosos chamados corticosteróides. Às vezes, certos tipos de medicamentos imunossupressores são usados para tratar uveíte grave.
Com o tratamento adequado, a maioria dos ataques de uveíte anterior desaparece em alguns dias ou semanas. No entanto, o problema costuma retornar.
A uveíte posterior pode durar de meses a anos. Pode causar danos permanentes à visão, mesmo com tratamento.
As complicações podem incluir:
- Cataratas
- Fluido na retina
- Glaucoma
- Aluno irregular
- Descolamento de retina
- Perda de visão
Os sintomas que precisam de cuidados médicos urgentes são:
- Dor nos olhos
- Visão reduzida
Se você tiver uma infecção ou doença em todo o corpo (sistêmica), o tratamento da doença pode prevenir a uveíte.
Iritis; Pars planitis; Coroidite; Coriorretinite; Uveíte anterior; Uveíte posterior; Iridociclite
- Olho
- Teste de campo visual
Site da American Academy of Ophthalmology. Tratamento da uveíte. eyewiki.aao.org/Treatment_of_Uveitis. Atualizado em 16 de dezembro de 2019. Acessado em 15 de setembro de 2020.
Cioffi GA, Liebmann JM. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 395.
Durand ML. Causas infecciosas de uveíte. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 115.
Gery I, Chan C-C. Mecanismos de uveíte. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 7.2.
Leia RW. Abordagem geral do paciente com uveíte e estratégias de tratamento. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 7.3.