Hyphema
O hifema é o sangue na área frontal (câmara anterior) do olho. O sangue se acumula atrás da córnea e na frente da íris.
O hifema é mais frequentemente causado por traumatismo ocular. Outras causas de sangramento na câmara frontal do olho incluem:
- Anormalidade do vaso sanguíneo
- Câncer de olho
- Inflamação severa da íris
- Diabetes avançada
- Doenças do sangue, como anemia falciforme
Os sintomas incluem:
- Sangramento na câmara anterior do olho
- Dor nos olhos
- Sensibilidade à luz
- Anormalidades da visão
Você pode não conseguir ver um pequeno hifema ao olhar no espelho. Com um hifema total, a coleta de sangue bloqueará a visão da íris e da pupila.
Você pode precisar dos seguintes testes e exames:
- Exame óptico
- Medição da pressão intraocular (tonometria)
- Teste de ultrassom
O tratamento pode não ser necessário em casos leves. O sangue é absorvido em poucos dias.
Se o sangramento voltar (na maioria das vezes em 3 a 5 dias), o resultado provável da doença será muito pior. O médico pode recomendar o seguinte para reduzir a chance de que haja mais sangramento:
- Repouso na cama
- Tapa-olho
- Remédios sedativos
Pode ser necessário usar colírios para diminuir a inflamação ou diminuir a pressão ocular.
O oftalmologista pode precisar remover o sangue cirurgicamente, especialmente se a pressão no olho for muito alta ou se a absorção do sangue for lenta novamente. Você pode precisar ficar em um hospital.
O resultado depende da quantidade de lesões no olho. Pessoas com doença falciforme têm maior probabilidade de ter complicações oculares e devem ser observadas de perto. Pessoas com diabetes provavelmente precisarão de tratamento a laser para o problema.
Pode ocorrer perda severa da visão.
As complicações podem incluir:
- Glaucoma agudo
- Visão prejudicada
- Sangramento recorrente
Ligue para o seu provedor se notar sangue na parte frontal do olho ou se tiver uma lesão ocular. Você precisará ser examinado e tratado por um oftalmologista imediatamente, especialmente se tiver diminuição da visão.
Muitas lesões oculares podem ser evitadas com o uso de óculos de proteção ou outra proteção ocular. Sempre use proteção para os olhos ao praticar esportes, como raquetebol, ou esportes de contato, como basquete.
- Olho
Lin TKY, Tingey DP, Shingleton BJ. Glaucoma associado a trauma ocular. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 10.17.
Olitsky SE, Hug D, Plummer LS, Stahl ED, Ariss MM, Lindquist TP. Lesões no olho. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 635.
Recchia FM, Sternberg P. Cirurgia para trauma ocular: princípios e técnicas de tratamento. In: Schachat AP, Sadda SVR, Hinton DR, Wilkinson CP, Wiedemann P, eds. Retina de Ryan. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 114.