Hyphema

O hifema é o sangue na área frontal (câmara anterior) do olho. O sangue se acumula atrás da córnea e na frente da íris.
O hifema é mais frequentemente causado por traumatismo ocular. Outras causas de sangramento na câmara frontal do olho incluem:
- Anormalidade do vaso sanguíneo
- Câncer de olho
- Inflamação severa da íris
- Diabetes avançada
- Doenças do sangue, como anemia falciforme
Os sintomas incluem:
- Sangramento na câmara anterior do olho
- Dor nos olhos
- Sensibilidade à luz
- Anormalidades da visão
Você pode não conseguir ver um pequeno hifema ao olhar no espelho. Com um hifema total, a coleta de sangue bloqueará a visão da íris e da pupila.
Você pode precisar dos seguintes testes e exames:
- Exame óptico
- Medição da pressão intraocular (tonometria)
- Teste de ultrassom
O tratamento pode não ser necessário em casos leves. O sangue é absorvido em poucos dias.
Se o sangramento voltar (na maioria das vezes em 3 a 5 dias), o resultado provável da doença será muito pior. O médico pode recomendar o seguinte para reduzir a chance de que haja mais sangramento:
- Repouso na cama
- Tapa-olho
- Remédios sedativos
Pode ser necessário usar colírios para diminuir a inflamação ou diminuir a pressão ocular.
O oftalmologista pode precisar remover o sangue cirurgicamente, especialmente se a pressão no olho for muito alta ou se a absorção do sangue for lenta novamente. Você pode precisar ficar em um hospital.
O resultado depende da quantidade de lesões no olho. Pessoas com doença falciforme têm maior probabilidade de ter complicações oculares e devem ser observadas de perto. Pessoas com diabetes provavelmente precisarão de tratamento a laser para o problema.
Pode ocorrer perda severa da visão.
As complicações podem incluir:
- Glaucoma agudo
- Visão prejudicada
- Sangramento recorrente
Ligue para o seu provedor se notar sangue na parte frontal do olho ou se tiver uma lesão ocular. Você precisará ser examinado e tratado por um oftalmologista imediatamente, especialmente se tiver diminuição da visão.
Muitas lesões oculares podem ser evitadas com o uso de óculos de proteção ou outra proteção ocular. Sempre use proteção para os olhos ao praticar esportes, como raquetebol, ou esportes de contato, como basquete.
Olho
Lin TKY, Tingey DP, Shingleton BJ. Glaucoma associado a trauma ocular. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 10.17.
Olitsky SE, Hug D, Plummer LS, Stahl ED, Ariss MM, Lindquist TP. Lesões no olho. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 635.
Recchia FM, Sternberg P. Cirurgia para trauma ocular: princípios e técnicas de tratamento. In: Schachat AP, Sadda SVR, Hinton DR, Wilkinson CP, Wiedemann P, eds. Retina de Ryan. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 114.