Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Millet’s Maloccluded Teeth by Hammy Time
Vídeo: Millet’s Maloccluded Teeth by Hammy Time

A má oclusão significa que os dentes não estão alinhados corretamente.

A oclusão se refere ao alinhamento dos dentes e à maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam (mordida). Os dentes superiores devem se ajustar ligeiramente sobre os dentes inferiores. As pontas dos molares devem se encaixar nas ranhuras do molar oposto.

Os dentes superiores evitam que você morda as bochechas e os lábios, e os inferiores protegem a língua.

A má oclusão é geralmente hereditária. Isso significa que é transmitido às famílias. Pode ser causado por uma diferença entre o tamanho das mandíbulas superior e inferior ou entre a mandíbula e o tamanho do dente. Causa superlotação dentária ou padrões de mordida anormais. O formato da mandíbula ou defeitos congênitos, como lábio leporino e fenda palatina, também podem ser motivos de má oclusão.

Outras causas incluem:

  • Hábitos infantis, como chupar o dedo, empurrar a língua, usar chupeta depois dos 3 anos e uso prolongado de mamadeira
  • Dentes extras, dentes perdidos, dentes impactados ou dentes com formato anormal
  • Obturações dentárias, coroas, aparelhos dentários, retentores ou aparelho dentário mal ajustados
  • Desalinhamento de fraturas da mandíbula após uma lesão grave
  • Tumores da boca e mandíbula

Existem diferentes categorias de má oclusão:


  • A má oclusão de Classe 1 é a mais comum. A mordida é normal, mas os dentes superiores se sobrepõem ligeiramente aos inferiores.
  • A má oclusão de Classe 2, chamada retrognatismo ou sobremordida, ocorre quando a mandíbula superior e os dentes se sobrepõem severamente à mandíbula inferior e aos dentes.
  • A má oclusão de Classe 3, chamada prognatismo ou mordida inferior, ocorre quando a mandíbula inferior se projeta ou se projeta para frente, fazendo com que a mandíbula e os dentes se sobreponham à mandíbula superior e aos dentes.

Os sintomas de má oclusão são:

  • Alinhamento anormal dos dentes
  • Aparência anormal do rosto
  • Dificuldade ou desconforto ao morder ou mastigar
  • Dificuldades de fala (raro), incluindo ceceio
  • Respiração pela boca (respirar pela boca sem fechar os lábios)
  • Incapacidade de morder alimentos corretamente (mordida aberta)

A maioria dos problemas com o alinhamento dos dentes é descoberta por um dentista durante um exame de rotina. Seu dentista pode puxar sua bochecha para fora e pedir-lhe para morder para verificar se os dentes posteriores estão bem encaixados. Se houver algum problema, seu dentista pode encaminhá-lo a um ortodontista para diagnóstico e tratamento.


Pode ser necessário fazer radiografias dentais, radiografias da cabeça ou do crânio ou radiografias faciais. Modelos de diagnóstico dos dentes são freqüentemente necessários para diagnosticar o problema.

Muito poucas pessoas têm um alinhamento perfeito dos dentes. No entanto, a maioria dos problemas são menores e não requerem tratamento.

A má oclusão é o motivo mais comum de encaminhamento ao ortodontista.

O objetivo do tratamento é corrigir o posicionamento dos dentes. A correção da má oclusão moderada ou grave pode:

  • Facilite a limpeza dos dentes e diminua o risco de cáries e doenças periodontais (gengivite ou periodontite).
  • Elimine a tensão nos dentes, mandíbulas e músculos. Isso diminui o risco de quebrar um dente e pode reduzir os sintomas de disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Os tratamentos podem incluir:

  • Cintas ou outros aparelhos: bandas de metal são colocadas ao redor de alguns dentes, ou ligações de metal, cerâmica ou plástico são fixadas na superfície dos dentes. Fios ou molas aplicam força aos dentes. Cintas transparentes (alinhadores) sem fios podem ser usadas em algumas pessoas.
  • Remoção de um ou mais dentes: pode ser necessária se a superlotação for parte do problema.
  • Reparo de dentes ásperos ou irregulares: os dentes podem ser ajustados para baixo, remodelados e colados ou cobertos. Restaurações e aparelhos dentários deformados devem ser reparados.
  • Cirurgia: a remodelação cirúrgica para alongar ou encurtar a mandíbula é necessária em casos raros. Fios, placas ou parafusos podem ser usados ​​para estabilizar o osso da mandíbula.

É importante escovar os dentes e usar fio dental todos os dias e ir regularmente a um dentista. A placa se acumula no aparelho e pode marcar os dentes permanentemente ou causar cáries se não for removida adequadamente.


Você precisará de um retentor para estabilizar os dentes após o aparelho.

Problemas com alinhamento dos dentes são mais fáceis, rápidos e menos caros de tratar quando são corrigidos precocemente. O tratamento funciona melhor em crianças e adolescentes porque seus ossos ainda estão moles e os dentes movem-se com mais facilidade. O tratamento pode durar de 6 meses a 2 ou mais anos. O tempo vai depender de quanta correção é necessária.

O tratamento de distúrbios ortodônticos em adultos costuma ser bem-sucedido, mas pode exigir o uso mais prolongado de aparelhos ortodônticos ou outros dispositivos.

As complicações da má oclusão incluem:

  • Cárie dentária
  • Desconforto durante o tratamento
  • Irritação da boca e gengivas (gengivite) causada por aparelhos
  • Dificuldade em mastigar ou falar durante o tratamento

Ligue para seu dentista se surgir dor de dente, dor na boca ou outros novos sintomas durante o tratamento ortodôntico.

Muitos tipos de má oclusão não são evitáveis. Pode ser necessário controlar hábitos como chupar o polegar ou empurrar a língua (empurrar a língua para a frente entre os dentes superiores e inferiores). Encontrar e tratar o problema precocemente permite resultados mais rápidos e mais sucesso.

Dentes apinhados; Dentes desalinhados; Mordida cruzada; Overbite; Underbite; Mordida aberta

  • Prognatismo
  • Dentes, adulto - no crânio
  • Maloclusão de dentes
  • Anatomia dentária

Dean JA. Gerenciando a oclusão em desenvolvimento. In: Dean JA, ed. McDonald e Avery’s Odontologia para Crianças e Adolescentes. 10ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2016: capítulo 22.

Dhar V. Maloclusão. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 335.

Hinrichs JE, Thumbigere-Math V. O papel do cálculo dentário e outros fatores predisponentes locais. In: Newman MG, Takei HH, Klokkevold PR, Carranza FA, eds. Periodontologia Clínica de Newman e Carranza. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 13.

Koroluk LD. Pacientes adolescentes. In: Stefanac SJ, Nesbit SP, eds. Diagnóstico e Planejamento de Tratamento em Odontologia. 3ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 16.

Nesbit SP, Reside J, Moretti A, Gerdts G, Boushell LW, Barrero C. Fase definitiva do tratamento. In: Stefanac SJ, Nesbit SP, eds. Diagnóstico e Planejamento de Tratamento em Odontologia. 3ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 10.

Recomendado Para Você

3 massagens para pontos de pressão nos pés

3 massagens para pontos de pressão nos pés

Tudo começou com a medicina chineaPouca coia ão melhore do que uma maagem, e pouca forma de maagem ão tão boa quanto uma maagem no pé! Alguma prática antiga e um crecent...
Tratamentos naturais para verrugas

Tratamentos naturais para verrugas

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.A verruga ã...