Vazamento de CSF
Um vazamento de LCR é uma fuga do fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Este líquido é denominado líquido cefalorraquidiano (LCR).
Qualquer rasgo ou orifício na membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal (dura) pode permitir que o fluido que envolve esses órgãos vaze. Quando ele vaza, a pressão ao redor do cérebro e da medula espinhal cai.
As causas de vazamento através da dura-máter incluem:
- Certas cirurgias de cabeça, cérebro ou coluna vertebral
- Ferimento na cabeça
- Colocação de tubos para anestesia peridural ou analgésicos
- Punção lombar (punção lombar)
Às vezes, nenhuma causa pode ser encontrada. Isso é chamado de vazamento espontâneo de LCR.
Os sintomas podem incluir:
- Dor de cabeça que piora quando você se senta e melhora quando você se deita. Pode estar associada a sensibilidade à luz, náuseas e rigidez do pescoço.
- Drenagem do LCR da orelha (raramente).
- Drenagem de LCR do nariz (raramente).
O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas. Os testes podem incluir:
- Tomografia computadorizada da cabeça com corante de contraste
- TC mielograma da coluna vertebral
- Ressonância magnética da cabeça ou coluna
- Teste de radioisótopo do CSF para rastrear o vazamento
Dependendo da causa do vazamento, muitos sintomas melhoram por conta própria após alguns dias. O repouso completo na cama por vários dias é geralmente recomendado. Beber mais líquidos, especialmente bebidas com cafeína, pode ajudar a diminuir ou parar o vazamento e pode ajudar com dores de cabeça.
A dor de cabeça pode ser tratada com analgésicos e líquidos. Se a dor de cabeça durar mais de uma semana após a punção lombar, um procedimento pode ser feito para bloquear o orifício que pode estar vazando fluido. Isso é chamado de patch de sangue, porque um coágulo de sangue pode ser usado para selar o vazamento. Na maioria dos casos, isso faz com que os sintomas desapareçam. Em casos raros, a cirurgia é necessária para reparar o rompimento da dura-máter e interromper a dor de cabeça.
Se houver sintomas de infecção (febre, calafrios, mudança no estado mental), eles precisam ser tratados com antibióticos.
O Outlook geralmente é bom dependendo da causa. A maioria dos casos cura-se por si só, sem sintomas duradouros.
Se o vazamento de LCR continuar voltando, a alta pressão do LCR (hidrocefalia) pode ser a causa e deve ser tratada.
Podem ocorrer complicações se a causa for cirurgia ou trauma. As infecções após uma cirurgia ou trauma podem causar meningite e complicações graves, como inchaço do cérebro, e precisam ser tratadas imediatamente.
Ligue para seu provedor se:
- Você tem uma dor de cabeça que piora quando você se senta, especialmente se você teve recentemente um traumatismo cranioencefálico, cirurgia ou parto envolvendo anestesia peridural.
- Você sofreu um traumatismo cranioencefálico moderado e, em seguida, desenvolveu uma dor de cabeça que piorou ao se sentar, ou um fluido fino e claro foi drenado do nariz ou ouvido.
A maioria dos vazamentos de LCR é uma complicação de uma punção lombar ou cirurgia. O profissional de saúde deve usar a menor agulha possível ao fazer uma punção lombar.
Hipotensão intracraniana; Vazamento de líquido cefalorraquidiano
- Vazamento de líquido cefalorraquidiano
Osorio JA, Saigal R, complicações neurológicas de Chou D. de operações comuns da coluna vertebral. In: Steinmetz MP, Benzel EC, eds. Cirurgia da Coluna de Benzel. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 202.
Rosenberg GA. Edema cerebral e distúrbios da circulação do líquido cefalorraquidiano. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 88.