Bronquite aguda
A bronquite aguda é o inchaço e a inflamação do tecido nas principais vias que transportam o ar para os pulmões. Este inchaço estreita as vias respiratórias, o que torna mais difícil respirar. Outros sintomas de bronquite são tosse e tosse com muco. Agudo significa que os sintomas estão presentes há pouco tempo.
Quando ocorre bronquite aguda, quase sempre ocorre após um resfriado ou uma doença semelhante à gripe. A infecção de bronquite é causada por um vírus. No início, afeta seu nariz, seios da face e garganta. Em seguida, ele se espalha para as vias aéreas que levam aos pulmões.
Às vezes, as bactérias também infectam suas vias respiratórias. Isso é mais comum em pessoas com DPOC.
A bronquite crônica é uma condição de longo prazo. Para ser diagnosticado com bronquite crônica, você deve ter tosse com muco na maioria dos dias por pelo menos 3 meses.
Alguns sintomas de bronquite aguda são:
- Desconforto no peito
- Tosse que produz muco - o muco pode ser claro ou verde-amarelado
- Fadiga
- Febre - geralmente de baixo grau
- Falta de ar que piora com a atividade
- Chiado, em pessoas com asma
Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você pode ter uma tosse seca e persistente que dura de 1 a 4 semanas.
Às vezes, pode ser difícil saber se você tem pneumonia ou bronquite. Se você tem pneumonia, é mais provável que tenha febre alta e calafrios, sinta-se mais doente ou tenha mais falta de ar.
Seu médico ouvirá os sons respiratórios em seus pulmões com um estetoscópio. Sua respiração pode parecer anormal ou áspera.
Os testes podem incluir:
- Radiografia de tórax, se seu provedor suspeitar de pneumonia
- A oximetria de pulso, um teste indolor que ajuda a determinar a quantidade de oxigênio no sangue usando um dispositivo colocado na ponta do dedo
A maioria das pessoas NÃO precisa de antibióticos para bronquite aguda causada por um vírus. A infecção quase sempre desaparece por conta própria em 1 semana. Fazer essas coisas pode ajudá-lo a se sentir melhor:
- Beber grande quantidade de líquidos.
- Se você tem asma ou outra doença pulmonar crônica, use seu inalador.
- Descanse bastante.
- Tome aspirina ou paracetamol se estiver com febre. NÃO dê aspirina a crianças.
- Respire o ar úmido usando um umidificador ou vaporizando o banheiro.
Certos medicamentos que você pode comprar sem receita podem ajudar a quebrar ou soltar o muco. Procure a palavra "guaifenesina" no rótulo. Peça ajuda ao farmacêutico para encontrá-lo.
Se seus sintomas não melhorarem ou se você estiver ofegante, seu provedor pode prescrever um inalador para abrir suas vias respiratórias.
Se o seu provedor achar que você também tem bactérias nas vias respiratórias, ele pode prescrever antibióticos. Este medicamento apenas elimina bactérias, não vírus.
Seu provedor também pode prescrever medicamentos corticosteroides para reduzir o inchaço nos pulmões.
Se você estiver gripado e ela for contraída nas primeiras 48 horas após adoecer, seu provedor também pode prescrever um medicamento antiviral.
Outras dicas incluem:
- Não fume.
- Evite o fumo passivo e a poluição do ar.
- Lave as mãos (e as mãos de seus filhos) com frequência para evitar a propagação de vírus e outros germes.
Exceto pela tosse, os sintomas geralmente desaparecem em 7 a 10 dias se você não tiver um distúrbio pulmonar.
Ligue para seu provedor se você:
- Tosse na maioria dos dias, ou uma tosse que retorna constantemente
- Estão tossindo sangue
- Tiver febre alta ou calafrios
- Tiver febre baixa por 3 ou mais dias
- Possui muco espesso amarelo-esverdeado, especialmente se tiver um cheiro ruim
- Sentir falta de ar ou dor no peito
- Ter uma doença crônica, como doença cardíaca ou pulmonar
- DPOC - o que perguntar ao seu médico
- Usando oxigênio em casa - o que perguntar ao seu médico
- Pulmões
- Bronquite
- Causas de bronquite aguda
- Causas de bronquite crônica
- DPOC (distúrbio pulmonar obstrutivo crônico)
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Resfriado no peito (bronquite aguda). www.cdc.gov/antibiotic-use/community/for-patients/common-illnesses/bronchitis.html. Atualizado em 30 de agosto de 2019. Acessado em 20 de janeiro de 2020.
Cherry JD. Bronquite aguda. In: Cherry JD, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 19.
Walsh EE. Bronquite aguda. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 65.
Wenzel RP. Bronquite aguda e traqueíte. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 90.