Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 9 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Tratamiento del aneurisma
Vídeo: Tratamiento del aneurisma

Um aneurisma é um alargamento ou inchaço anormal de uma parte de uma artéria devido a uma fraqueza na parede do vaso sanguíneo.

Não está claro exatamente o que causa os aneurismas. Alguns aneurismas estão presentes ao nascimento (congênitos). Defeitos em algumas partes da parede arterial podem ser a causa.

Os locais comuns para aneurismas incluem:

  • Artéria principal do coração, como a aorta torácica ou abdominal
  • Cérebro (aneurisma cerebral)
  • Atrás do joelho na perna (aneurisma da artéria poplítea)
  • Intestino (aneurisma da artéria mesentérica)
  • Artéria no baço (aneurisma da artéria esplênica)

Pressão alta, colesterol alto e tabagismo podem aumentar o risco de certos tipos de aneurismas. Acredita-se que a hipertensão arterial desempenhe um papel nos aneurismas da aorta abdominal. A doença aterosclerótica (acúmulo de colesterol nas artérias) também pode levar à formação de alguns aneurismas. Certos genes ou condições, como displasia fibromuscular, podem resultar em aneurismas.


A gravidez está frequentemente associada à formação e ruptura de aneurismas da artéria esplênica.

Os sintomas dependem de onde o aneurisma está localizado. Se o aneurisma ocorre perto da superfície do corpo, frequentemente é observada dor e inchaço com um caroço latejante.

Os aneurismas no corpo ou no cérebro geralmente não causam sintomas. Os aneurismas no cérebro podem se expandir sem se abrir (romper). O aneurisma expandido pode pressionar os nervos e causar visão dupla, tontura ou dores de cabeça. Alguns aneurismas podem causar zumbido nos ouvidos.

Se um aneurisma se romper, podem ocorrer dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca e tontura. Quando um aneurisma cerebral se rompe, surge uma forte dor de cabeça repentina que algumas pessoas dizem ser a "pior dor de cabeça da minha vida". O risco de coma ou morte após uma ruptura é alto.

O profissional de saúde fará um exame físico.

Os testes usados ​​para diagnosticar um aneurisma incluem:

  • Tomografia computadorizada
  • Angiografia por TC
  • Ressonância magnética
  • MRA
  • Ultrassom
  • Angiograma

O tratamento depende do tamanho e da localização do aneurisma. Seu provedor pode recomendar apenas exames regulares para ver se o aneurisma está crescendo.


A cirurgia pode ser feita. O tipo de cirurgia que é feita e quando você precisa depende dos seus sintomas e do tamanho e tipo do aneurisma.

A cirurgia pode envolver um corte cirúrgico grande (aberto). Às vezes, um procedimento chamado embolização endovascular é feito. Bobinas ou stents de metal são inseridos em um aneurisma cerebral para fazer o aneurisma coagular. Isso reduz o risco de ruptura enquanto mantém a artéria aberta. Outros aneurismas cerebrais podem precisar ter um clipe colocado sobre eles para fechá-los e evitar uma ruptura.

Os aneurismas da aorta podem ser reforçados com cirurgia para fortalecer a parede dos vasos sanguíneos.

Ligue para o seu médico se desenvolver um caroço no corpo, seja ou não dolorido e latejante.

Com um aneurisma de aorta, vá para o pronto-socorro ou ligue para o 911 ou o número de emergência local se você sentir uma dor muito forte na barriga ou nas costas ou que não passa.

Com um aneurisma cerebral, vá ao pronto-socorro ou ligue para o 911 ou o número de emergência local se tiver uma dor de cabeça súbita ou intensa, especialmente se também tiver náuseas, vômitos, convulsões ou qualquer outro sintoma do sistema nervoso.


Se você for diagnosticado com um aneurisma que não sangrou, precisará se submeter a exames regulares para detectar se ele aumenta de tamanho.

O controle da pressão alta pode ajudar a prevenir alguns aneurismas. Siga uma dieta saudável, faça exercícios regularmente e mantenha seu colesterol em um nível saudável para ajudar a prevenir aneurismas ou suas complicações.

Não fume. Se você fuma, parar de fumar diminuirá o risco de aneurisma.

Aneurisma - artéria esplênica; Aneurisma - artéria poplítea; Aneurisma - artéria mesentérica

  • Aneurisma cerebral
  • Aneurisma de aorta
  • Hemorragia intracerebelar - tomografia computadorizada

Britz GW, Zhang YJ, Desai VR, Scranton RA, Pai NS, West GA. Abordagens cirúrgicas para aneurismas intracranianos. In: Winn HR, ed. Youmans e Winn Neurological Surgery. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 383.

Cheng CC, Cheema F, Fankhauser G, Silva MB. Doença arterial periférica. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 62.

Lawrence PF, Rigberg DA. Aneurismas arteriais: etiologia, epidemiologia e história natural. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 69.

Recomendamos Você

Lena Dunham acredita que o movimento positivo do corpo tem suas deficiências

Lena Dunham acredita que o movimento positivo do corpo tem suas deficiências

Lena Dunham nunca foi do tipo que finge er po itiva para o corpo 24 hora por dia, 7 dia por emana. Embora ela tenha expre ado apreço por eu corpo, ela também admitiu que oca ionalmente olhou...
O efeito da dieta mediterrânea na saúde intestinal pode ajudar você a viver mais

O efeito da dieta mediterrânea na saúde intestinal pode ajudar você a viver mais

Quando e trata de nutrição, a pe oa que vivem ao redor do Mediterrâneo e tão agindo bem, e não apena porque abraçam um ou outro copo de vinho tinto. Graça a uma ...