Períodos menstruais ausentes - secundário
A ausência do período menstrual mensal de uma mulher é chamada de amenorréia. Amenorréia secundária é quando uma mulher que tem ciclos menstruais normais para de menstruar por 6 meses ou mais.
A amenorreia secundária pode ocorrer devido a mudanças naturais no corpo. Por exemplo, a causa mais comum de amenorreia secundária é a gravidez. A amamentação e a menopausa também são comuns, mas são causas naturais.
Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou que recebem injeções de hormônios, como Depo-Provera, podem não ter menstruação. Quando param de tomar esses hormônios, a menstruação pode não retornar por mais de 6 meses.
É mais provável que você tenha períodos de ausência se:
- São obesos
- Exercite-se muito e por longos períodos de tempo
- Ter gordura corporal muito baixa (menos de 15% a 17%)
- Sofre de forte ansiedade ou sofrimento emocional
- Perder muito peso repentinamente (por exemplo, em dietas estritas ou extremas ou após cirurgia de redução do estômago)
Outras causas incluem:
- Tumores cerebrais (hipófise)
- Medicamentos para tratamento de câncer
- Remédios para tratar esquizofrenia ou psicose
- Glândula tireóide hiperativa
- Síndrome do ovário policístico
- Função reduzida dos ovários
Além disso, procedimentos como dilatação e curetagem (D e C) podem causar a formação de tecido cicatricial. Este tecido pode fazer com que a mulher pare de menstruar. Isso é chamado de síndrome de Asherman. Cicatrizes também podem ser causadas por algumas infecções pélvicas graves.
Além de não ter períodos menstruais, outros sintomas podem incluir:
- Mudanças no tamanho dos seios
- Ganho ou perda de peso
- Alta da mama ou mudança no tamanho da mama
- Acne e aumento do crescimento do cabelo em um padrão masculino
- Secura vaginal
- Mudanças de voz
Se a amenorréia for causada por um tumor hipofisário, pode haver outros sintomas relacionados ao tumor, como perda de visão e dor de cabeça.
Um exame físico e um exame pélvico devem ser feitos para verificar se há gravidez. Um teste de gravidez será feito.
Os exames de sangue podem ser feitos para verificar os níveis hormonais, incluindo:
- Níveis de estradiol
- Hormônio folículo estimulante (nível de FSH)
- Hormônio luteinizante (nível de LH)
- Nível de prolactina
- Níveis de hormônios séricos, como níveis de testosterona
- Hormônio estimulante da tireoide (TSH)
Outros testes que podem ser realizados incluem:
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da cabeça para procurar tumores
- Biópsia do revestimento do útero
- Teste genético
- Ultra-som da pelve ou histerossonograma (ultra-som pélvico que envolve a colocação de solução salina dentro do útero)
O tratamento depende da causa da amenorréia. Os períodos mensais normais geralmente retornam após o tratamento da doença.
A falta de período menstrual devido à obesidade, exercícios vigorosos ou perda de peso pode responder a uma mudança na rotina de exercícios ou controle de peso (ganho ou perda, conforme necessário).
A perspectiva depende da causa da amenorréia. Muitas das condições que causam amenorreia secundária responderão ao tratamento.
Consulte o seu provedor de cuidados de saúde primários ou prestador de cuidados de saúde da mulher se você perdeu mais de um período para que possa ser diagnosticado e tratado, se necessário.
Amenorréia - secundária; Sem períodos - secundário; Períodos ausentes - secundários; Ausência de menstruação - secundária; Ausência de períodos - secundário
- Amenorreia secundária
- Anatomia uterina normal (seção de corte)
- Ausência de menstruação (amenorreia)
Bulun SE. Fisiologia e patologia do eixo reprodutivo feminino. Em Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, et al. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 17.
Lobo RA. Amenorréia primária e secundária e puberdade precoce: etiologia, avaliação diagnóstica, manejo. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 38.
Magowan BA, Owen P, Thomson A. O ciclo menstrual normal e amenorréia. In: Magowan BA, Owen P, Thomson A, eds. Obstetrícia Clínica e Ginecologia. 4ª ed. Elsevier; 2019: capítulo 4.