Contratura de Volkmann
A contratura de Volkmann é uma deformidade da mão, dedos e punho causada por lesão nos músculos do antebraço. A condição também é chamada de contratura isquêmica de Volkmann.
A contratura de Volkmann ocorre quando há falta de fluxo sanguíneo (isquemia) para o antebraço. Isso ocorre quando há um aumento da pressão devido ao inchaço, uma condição chamada de síndrome compartimental.
Lesão no braço, incluindo lesão por esmagamento ou fratura, pode causar inchaço que pressiona os vasos sanguíneos e diminui o fluxo sanguíneo para o braço. Uma diminuição prolongada no fluxo sanguíneo lesa os nervos e músculos, tornando-os rígidos (com cicatrizes) e encurtados.
Quando o músculo encurta, ele puxa a articulação na extremidade do músculo da mesma forma que faria se estivesse normalmente contraído. Mas, por ser rígida, a junta permanece dobrada e presa. Essa condição é chamada de contratura.
Na contratura de Volkmann, os músculos do antebraço estão gravemente feridos. Isso leva a deformidades de contratura dos dedos, mão e punho.
Existem três níveis de gravidade na contratura de Volkmann:
- Leve - contratura de 2 ou 3 dedos apenas, com nenhuma ou limitada perda de sensibilidade
- Moderado - todos os dedos estão dobrados (flexionados) e o polegar fica preso na palma; o pulso pode estar dobrado e preso, e geralmente há perda de alguma sensação na mão
- Grave - todos os músculos do antebraço que flexionam e estendem o pulso e os dedos estão envolvidos; esta é uma condição gravemente incapacitante. O movimento dos dedos e do punho é mínimo.
As condições que podem causar aumento da pressão no antebraço incluem:
- Mordidas de animais
- Uma fratura de antebraço
- Distúrbios hemorrágicos
- Queimaduras
- Injeção de certos medicamentos no antebraço
- Lesão dos vasos sanguíneos no antebraço
- Cirurgia no antebraço
- Exercício excessivo - isso não causaria contraturas graves
Os sintomas de contratura de Volkmann afetam o antebraço, o punho e a mão. Os sintomas podem incluir:
- Sensação diminuída
- Palidez da pele
- Fraqueza e perda muscular (atrofia)
- Deformidade do pulso, mão e dedos que faz com que a mão tenha uma aparência de garra
O profissional de saúde fará um exame físico com foco no braço afetado. Se o profissional de saúde suspeitar de contratura de Volkmann, perguntas detalhadas serão feitas sobre lesões anteriores ou condições que afetaram o braço.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Raio x do braço
- Testes dos músculos e nervos para verificar sua função
O objetivo do tratamento é ajudar as pessoas a retomar o uso parcial ou total do braço e da mão. O tratamento depende da gravidade da contratura:
- Para contratura leve, exercícios de alongamento muscular e imobilização dos dedos afetados podem ser feitos. A cirurgia pode ser necessária para alongar os tendões.
- Para contratura moderada, a cirurgia é feita para reparar os músculos, tendões e nervos. Se necessário, os ossos do braço são encurtados.
- Para contratura grave, a cirurgia é feita para remover músculos, tendões ou nervos que estão espessados, com cicatrizes ou mortos. Eles são substituídos por músculos, tendões ou nervos transferidos de outras áreas do corpo. Os tendões que ainda estão funcionando podem precisar ser alongados.
O desempenho de uma pessoa depende da gravidade e do estágio da doença no momento em que o tratamento é iniciado.
O resultado geralmente é bom para pessoas com contratura leve. Eles podem recuperar a função normal de seu braço e mão. Pessoas com contratura moderada ou grave que precisam de uma grande cirurgia podem não recuperar a função completa.
Não tratada, a contratura de Volkmann resulta na perda parcial ou total da função do braço e da mão.
Entre em contato com o seu médico imediatamente se você tiver sofrido uma lesão no cotovelo ou antebraço e desenvolver inchaço, dormência e dor cada vez pior.
Contratura isquêmica - Volkmann; Síndrome do compartimento - contratura isquêmica de Volkmann
Jobe MT. Síndrome do compartimento e contratura de Volkmann. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 74.
Netscher D, Murphy KD, Fiore NA. Cirurgia de mão. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 69.
Stevanovic MV, síndrome do compartimento de Sharpe F. e contratura isquêmica de Volkmann. In: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS, eds. Cirurgia Operatória da Mão de Green. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 51.