Autor: Joan Hall
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
Oto-hematoma e pericondrite da orelha com o médico otorrino Ênio Lobo
Vídeo: Oto-hematoma e pericondrite da orelha com o médico otorrino Ênio Lobo

A pericondrite é uma infecção da pele e do tecido que envolve a cartilagem do ouvido externo.

A cartilagem é o tecido espesso que cria a forma do nariz e da orelha externa. Toda cartilagem possui uma fina camada de tecido ao seu redor chamada pericôndrio. Essa cobertura ajuda a fornecer nutrientes para a cartilagem.

O tipo mais comum de bactéria que causa infecção por pericondrite é Pseudomonas aeruginosa.

A pericondrite geralmente é causada por uma lesão no ouvido devido a:

  • Cirurgia de ouvido
  • Perfuração da orelha (especialmente perfuração da cartilagem)
  • Esportes de contato
  • Trauma na lateral da cabeça

A perfuração da orelha através da cartilagem é provavelmente o principal fator de risco hoje. Cirurgia, queimaduras e acupuntura também aumentam o risco de infecção.

A pericondrite pode causar condrite, que é uma infecção da própria cartilagem. Isso pode causar danos graves à estrutura do ouvido.

Uma orelha dolorida, inchada e vermelha é o sintoma mais comum. A princípio, a infecção parecerá uma infecção de pele, mas piora rapidamente e envolve o pericôndrio.


A vermelhidão geralmente envolve uma área de lesão, como um corte ou arranhão. Também pode haver febre. Em casos mais graves, o fluido é drenado da ferida.

O diagnóstico é baseado na história médica e no exame do ouvido. Se houver história de trauma no ouvido e o ouvido estiver vermelho e muito sensível, então é diagnosticada pericondrite. Pode haver uma mudança na forma normal da orelha. A orelha pode parecer inchada.

O tratamento consiste em antibióticos, por via oral ou diretamente na corrente sanguínea por meio de uma linha intravenosa (IV). Os antibióticos podem ser administrados por 10 dias a várias semanas. Se houver acúmulo de pus, talvez seja necessário fazer uma cirurgia. A cirurgia é feita para drenar esse fluido e remover qualquer pele morta e cartilagem.

O desempenho de uma pessoa depende da rapidez com que a infecção é diagnosticada e tratada. Se os antibióticos forem tomados precocemente, a recuperação total é esperada. Se a infecção envolver a cartilagem da orelha, um tratamento mais complexo será necessário.

Se a infecção se espalhar para a cartilagem da orelha, parte da orelha pode morrer e precisar ser removida cirurgicamente. Se isso ocorrer, uma cirurgia plástica pode ser necessária para restaurar a orelha à sua forma normal.


Se você tiver algum trauma na orelha (um arranhão, golpe ou piercing) e depois desenvolver dor e vermelhidão na parte rígida da orelha externa, entre em contato com o seu médico. Você pode precisar tomar antibióticos.

Evite furar a orelha através da cartilagem. Perfurar o lóbulo da orelha é uma opção melhor. A popularidade da perfuração da cartilagem levou a um aumento significativo no número de infecções de pericondrite e condrite.

Brant JA, Ruckenstein MJ. Infecções do ouvido externo. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 137.

Haddad J, Keesecker S. Otite externa (otite externa). Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 639.

Compartilhado

Trimipramina

Trimipramina

Um pequeno número de criança , adole cente e adulto joven (até 24 ano de idade) que tomaram antidepre ivo ("elevadore do humor") como a trimipramina durante o e tudo clín...
Injeção de vancomicina

Injeção de vancomicina

A injeção de vancomicina é u ada ozinha ou em combinação com outro medicamento para tratar certa infecçõe grave , como endocardite (infecção do reve timent...