Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 12 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
DOENÇA DE OSGOOD SCHLATTER
Vídeo: DOENÇA DE OSGOOD SCHLATTER

A doença de Osgood-Schlatter é um inchaço doloroso na parte superior da tíbia, logo abaixo do joelho. Essa protuberância é chamada de tubérculo tibial anterior.

Acredita-se que a doença de Osgood-Schlatter seja causada por pequenos ferimentos na área do joelho por uso excessivo antes que o joelho termine de crescer.

O músculo quadríceps é um músculo grande e forte na parte frontal da coxa. Quando esse músculo se contrai (contrai), ele endireita o joelho. O músculo quadríceps é um músculo importante para correr, saltar e escalar.

Quando o músculo quadríceps é muito usado em atividades esportivas durante o surto de crescimento de uma criança, essa área fica irritada ou inchada e causa dor.

É comum em adolescentes que jogam futebol, basquete e voleibol e que praticam ginástica. A doença de Osgood-Schlatter afeta mais meninos do que meninas.

O principal sintoma é um inchaço doloroso sobre uma protuberância no osso da perna (tíbia). Os sintomas ocorrem em uma ou ambas as pernas.

Você pode sentir dores nas pernas ou nos joelhos, que pioram quando você corre, pula e sobe escadas.


A área está sensível à pressão e o inchaço varia de leve a muito grave.

Seu médico pode dizer se você tem essa condição, fazendo um exame físico.

A radiografia do osso pode ser normal ou pode mostrar inchaço ou dano ao tubérculo tibial. Esta é uma colisão óssea abaixo do joelho. Os raios X raramente são usados, a menos que o profissional de saúde deseje descartar outras causas da dor.

A doença de Osgood-Schlatter quase sempre desaparece por conta própria quando a criança para de crescer.

O tratamento inclui:

  • Descansar o joelho e diminuir a atividade quando os sintomas se desenvolverem
  • Colocar gelo sobre a área dolorida 2 a 4 vezes ao dia e após as atividades
  • Tomar ibuprofeno ou outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs) ou paracetamol (Tylenol)

Em muitos casos, a condição ficará melhor com esses métodos.

Os adolescentes podem praticar esportes se a atividade não causar muita dor. No entanto, os sintomas melhorarão mais rapidamente quando a atividade for limitada. Às vezes, a criança precisará fazer uma pausa na maioria ou em todos os esportes por 2 ou mais meses.


Raramente, um gesso ou aparelho pode ser usado para apoiar a perna até que ela cicatrize, se os sintomas não desaparecerem. Isso geralmente leva de 6 a 8 semanas. As muletas podem ser usadas para caminhar, a fim de manter o peso longe da perna dolorida.

A cirurgia pode ser necessária em casos raros.

A maioria dos casos melhora por conta própria após algumas semanas ou meses. A maioria dos casos desaparece assim que a criança termina de crescer.

Ligue para o seu médico se seu filho tiver dor no joelho ou nas pernas, ou se a dor não melhorar com o tratamento.

As pequenas lesões que podem causar esse distúrbio muitas vezes passam despercebidas, portanto, a prevenção pode não ser possível. O alongamento regular, antes e depois do exercício e atletismo, pode ajudar a prevenir lesões.

Osteocondrose; Dor no joelho - Osgood-Schlatter

  • Dor nas pernas (Osgood-Schlatter)

Canale ST. Osteocondrose ou epifisite e outras afecções diversas. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 32.


Milewski MD, Sweet SJ, Nissen CW, Prokop TK. Lesões no joelho em atletas com esqueleto imaturo. In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 135.

Sarkissian EJ, Lawrence JTR. O joelho. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 677.

Publicações Frescas

Gastrectomia vertical vertical

Gastrectomia vertical vertical

A ga trectomia vertical vertical é uma cirurgia para ajudar na perda de pe o. O cirurgião remove uma grande parte do e tômago.O e tômago novo e menor tem o tamanho de uma banana. L...
Usando seu ombro após a cirurgia

Usando seu ombro após a cirurgia

Você fez uma cirurgia no ombro para reparar uma ruptura de um mú culo, tendão ou cartilagem. O cirurgião pode ter removido o tecido danificado. Você preci ará aber como c...