Mosaicismo
Mosaicismo é uma condição na qual as células de uma mesma pessoa têm uma composição genética diferente. Esta condição pode afetar qualquer tipo de célula, incluindo:
- Células sanguíneas
- Óvulos e células espermáticas
- Células da pele
O mosaicismo é causado por um erro na divisão celular no início do desenvolvimento do feto. Exemplos de mosaicismo incluem:
- Síndrome de Mosaic Down
- Síndrome de Mosaic Klinefelter
- Síndrome de Mosaic Turner
Os sintomas variam e são muito difíceis de prever. Os sintomas podem não ser tão graves se você tiver células normais e anormais.
Os testes genéticos podem diagnosticar o mosaicismo.
Os testes provavelmente precisarão ser repetidos para confirmar os resultados e ajudar a determinar o tipo e a gravidade do distúrbio.
O tratamento dependerá do tipo e da gravidade do distúrbio. Você pode precisar de um tratamento menos intenso se apenas algumas das células forem anormais.
O seu desempenho depende de quais órgãos e tecidos são afetados (por exemplo, o cérebro ou o coração). É difícil prever os efeitos de ter duas linhagens celulares diferentes em uma pessoa.
Em geral, as pessoas com um grande número de células anormais têm a mesma perspectiva que as pessoas com a forma típica da doença (aquelas que apresentam todas as células anormais). A forma típica também é chamada de não mosaico.
Pessoas com um baixo número de células anormais podem ser afetadas apenas moderadamente. Eles podem não descobrir que têm mosaicismo até darem à luz uma criança com a forma não-mosaico da doença. Às vezes, uma criança nascida com a forma não-mosaico não sobreviverá, mas uma criança nascida com o mosaico sim.
As complicações dependem de quantas células são afetadas pela mudança genética.
Um diagnóstico de mosaicismo pode causar confusão e incerteza. Um conselheiro genético pode ajudar a responder a quaisquer perguntas sobre diagnóstico e testes.
Atualmente, não há maneira conhecida de prevenir o mosaicismo.
Mosaicismo cromossômico; Mosaicismo gonadal
Driscoll DA, Simpson JL, Holzgreve W, Otaño L. Triagem genética e diagnóstico genético pré-natal. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 10.
Nussbaum RL, McInnes RR, Willard HF. Diagnóstico e rastreio pré-natal. In: Nussbaum RL, McInnes RR, Willard HF, eds. Thompson e Thompson Genetics in Medicine. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 17.