Contraceptivo vaginal ácido láctico, ácido cítrico e bitartarato de potássio
Contente
- Para usar o gel vaginal de ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio, siga estas etapas:
- Antes de usar ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio vaginal,
- Ácido láctico, ácido cítrico e bitartarato de potássio podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A combinação de ácido láctico, ácido cítrico e bitartarato de potássio é usada para prevenir a gravidez quando usado imediatamente antes do sexo vaginal em mulheres que podem engravidar. Não evita a gravidez quando usado após sexo vaginal. A combinação de ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio está em uma classe de medicamentos chamados anticoncepcionais não hormonais. Ele age diminuindo o pH da vagina e reduzindo a motilidade dos espermatozoides. Ácido láctico, ácido cítrico e bitartarato de potássio podem prevenir a gravidez, mas este medicamento não previne a propagação do vírus da imunodeficiência humana (HIV, o vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida [AIDS]) e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A combinação de ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio vem como um gel em um aplicador pré-preenchido para ser aplicado na vagina. Geralmente é aplicado na vagina imediatamente antes (até uma hora) antes de cada relação sexual vaginal. Se mais de um ato sexual vaginal ocorrer em uma hora, aplique outra dose na vagina. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Não aplique mais ou menos dele ou aplique-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Ácido láctico, ácido cítrico e gel vaginal de bitartarato de potássio podem ser usados a qualquer momento durante o ciclo menstrual. Pode ser usado com anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos ou implantes); preservativos de látex, poliuretano e poliisopreno; ou um diafragma vaginal. Não use este medicamento junto com um anel vaginal contraceptivo.
Ácido láctico, ácido cítrico e gel vaginal de bitartarato de potássio podem ser aplicados depois que seu médico lhe disser que é seguro retomar a relação sexual vaginal após o parto, aborto ou aborto espontâneo.
Para usar o gel vaginal de ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio, siga estas etapas:
- Lave as mãos com água e sabão antes de abrir a embalagem.
- Remova o aplicador pré-cheio e a haste do êmbolo da bolsa de alumínio.
- Insira lentamente a haste do êmbolo no aplicador pré-cheio. Empurre até sentir a ponta da haste do êmbolo conectar-se ao interior do aplicador pré-preenchido.
- Não empurre com força ou continue a empurrar depois que a ponta do êmbolo se conectar ao interior do aplicador pré-cheio, pois isso pode fazer com que o gel entre na tampa rosa. Use um novo aplicador pré-preenchido se o gel entrar na tampa rosa.
- Depois que a haste do êmbolo estiver conectada ao aplicador pré-preenchido, remova a tampa rosa do aplicador pré-preenchido. O espaço extra entre o gel e a extremidade do aplicador pré-preenchido é normal.
- Segure o aplicador pré-preenchido na área ranhurada mais próxima da haste do êmbolo. Insira suavemente o aplicador pré-cheio na vagina o máximo que conseguir enquanto segura a haste do êmbolo. Você pode fazer isso sentado com os joelhos afastados, deitado de costas com os joelhos dobrados ou em pé com os pés separados ou os joelhos dobrados.
- Enquanto o aplicador pré-cheio é inserido na vagina, use o dedo indicador para empurrar a haste do êmbolo para baixo até que ela pare para garantir que você receba a dose completa. É normal que uma pequena quantidade de gel seja deixada no aplicador.
- Remova suavemente a haste do êmbolo e o aplicador pré-cheio da vagina. Elimine o aplicador pré-cheio usado e a tampa no lixo.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio vaginal,
- informe o seu médico e farmacêutico se você ou seu parceiro sexual são alérgicos a ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do ácido lático, ácido cítrico e gel vaginal de bitartarato de potássio. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar ou usar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou teve infecções do trato urinário ou problemas ao urinar.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto usa ácido lático, ácido cítrico e bitartarato de potássio por via vaginal, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Ácido láctico, ácido cítrico e bitartarato de potássio podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- ardor, coceira, dor ou desconforto na área vaginal ou ao redor dela
- corrimento vaginal
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- febre, dor ou ardor ao urinar, urina turva, sangue na urina ou dor nas costas
Ácido láctico, ácido cítrico e bitartarato de potássio podem causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Phexxi®