Celulite estreptocócica perianal
A celulite estreptocócica perianal é uma infecção do ânus e do reto. A infecção é causada por bactérias estreptococos.
A celulite estreptocócica perianal geralmente ocorre em crianças. Freqüentemente, aparece durante ou após a infecção de garganta, nasofaringite ou infecção cutânea estreptocócica (impetigo).
A pele ao redor do ânus pode infeccionar enquanto a criança limpa a área após usar o banheiro. A infecção também pode resultar de coçar a área com dedos que contêm bactérias da boca ou do nariz.
Os sintomas podem incluir:
- Febre
- Coceira, dor ou sangramento com evacuações
- Vermelhidão ao redor do ânus
O médico examinará a criança e fará perguntas sobre os sintomas.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Cultura de esfregaço retal
- Cultura de pele da área retal
- Cultura da garganta
A infecção é tratada com antibióticos por cerca de 10 dias, dependendo de quão bem e rapidamente estão funcionando. A penicilina é o antibiótico mais usado em crianças.
O medicamento tópico pode ser aplicado na pele e é comumente usado com outros antibióticos, mas não deve ser o único tratamento. A mupirocina é um medicamento tópico comum usado para essa condição.
As crianças geralmente se recuperam rapidamente com o tratamento com antibióticos. É importante entrar em contato com o seu provedor se seu filho não melhorar logo com os antibióticos.
As complicações são raras, mas podem incluir:
- Cicatriz anal, fístula ou abscesso
- Sangramento, corrimento
- Corrente sanguínea ou outras infecções estreptocócicas (incluindo coração, articulações e ossos)
- Doença renal (glomerulonefrite aguda)
- Infecção grave da pele e dos tecidos moles (fasceíte necrotizante)
Ligue para o médico do seu filho se ele reclamar de dor na área retal, evacuação dolorida ou outros sintomas de celulite estreptocócica perianal.
Se seu filho estiver tomando antibióticos para essa condição e a área de vermelhidão piorar ou o desconforto ou febre estiver aumentando, ligue para o seu médico imediatamente.
Lavar as mãos com cuidado pode ajudar a prevenir esta e outras infecções causadas por bactérias transportadas pelo nariz e garganta.
Para evitar que a condição volte, certifique-se de que seu filho tome todos os medicamentos prescritos pelo provedor.
Proctite estreptocócica; Proctite - estreptocócica; Dermatite estreptocócica perianal
Paller AS, Mancini AJ. Infecções da pele por bactérias, micobactérias e protozoários. In: Paller AS, Mancini AJ, eds. Dermatologia Clínica Pediátrica Hurwitz. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 14.
Shulman ST, Reuter CH. Estreptococo do grupo A. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 210.