Xantoma
Xantoma é uma doença da pele em que certas gorduras se acumulam sob a superfície da pele.
Os xantomas são comuns, especialmente entre adultos mais velhos e pessoas com níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Os xantomas variam em tamanho. Alguns são muito pequenos. Outros têm mais de 7,5 centímetros de diâmetro. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo. Mas, eles são mais frequentemente vistos nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés ou nádegas.
Os xantomas podem ser um sinal de uma condição médica que envolve um aumento dos lipídios no sangue. Essas condições incluem:
- Certos tipos de câncer
- Diabetes
- Níveis elevados de colesterol no sangue
- Distúrbios metabólicos hereditários, como hipercolesterolemia familiar
- Cicatriz do fígado devido a dutos biliares bloqueados (cirrose biliar primária)
- Inflamação e inchaço do pâncreas (pancreatite)
- Tireóide hipoativa (hipotireoidismo)
Xantelasma palpebra é um tipo comum de xantoma que aparece nas pálpebras. Geralmente ocorre sem qualquer condição médica subjacente.
Um xantoma se parece com uma protuberância amarela a laranja (pápula) com bordas definidas. Pode haver vários indivíduos ou podem formar clusters.
Seu médico examinará a pele. Normalmente, o diagnóstico pode ser feito olhando para o xantoma. Se necessário, seu provedor removerá uma amostra do tumor para teste (biópsia de pele).
Você pode fazer exames de sangue para verificar os níveis de lipídios, a função hepática e se há diabetes.
Se você tem uma doença que causa aumento de lipídios no sangue, o tratamento da doença pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de xantomas.
Se o tumor o incomodar, seu provedor pode removê-lo por cirurgia ou com um laser. No entanto, os xantomas podem voltar após a cirurgia.
O crescimento é não canceroso e indolor, mas pode ser um sinal de outra condição médica.
Ligue para seu provedor se houver desenvolvimento de xantomas. Eles podem indicar um distúrbio subjacente que precisa de tratamento.
Para reduzir o desenvolvimento de xantomas, pode ser necessário controlar os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.
Crescimentos de pele - gordurosos; Xantelasma
- Xantoma, eruptivo - close-up
- Xantoma - close-up
- Xantoma - close-up
- Xantoma no joelho
Habif TP. Manifestações cutâneas de doença interna. Em: Habif TP, ed. Dermatologia Clínica: Um Guia Colorido para Diagnóstico e Terapia. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 26.
Massengale WT. Xantomas. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 92.
White LE, Horenstein MG, Shea CR. Xantomas. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Berth-Jones J, Coulson IH, eds. Tratamento de doenças de pele: estratégias terapêuticas abrangentes. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 256.