Ejaculação precoce

A ejaculação precoce ocorre quando um homem atinge o orgasmo antes da relação sexual do que o desejado.
A ejaculação precoce é uma queixa comum.
Acredita-se que seja causado por fatores psicológicos ou problemas físicos. A condição geralmente melhora sem tratamento.
O homem ejacula antes do que gostaria (prematuramente). Isso pode variar desde antes da penetração até um ponto logo após a penetração. Isso pode deixar o casal insatisfeito.
Seu médico pode fazer um exame físico e conversar com você sobre sua vida sexual e histórico médico. Seu provedor também pode fazer exames de sangue ou urina para descartar quaisquer problemas físicos.
A prática e o relaxamento podem ajudá-lo a lidar com o problema. Existem técnicas úteis que você pode experimentar.
O método "parar e iniciar":
Essa técnica envolve estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está prestes a atingir o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e reinicie. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Da última vez, continue a estimulação até que o homem alcance o orgasmo.
O método "squeeze":
Essa técnica envolve estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está prestes a ejacular. Nesse ponto, o homem ou sua parceira aperta suavemente a extremidade do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e reinicie. A pessoa ou casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Da última vez, continue a estimulação até que o homem alcance o orgasmo.
Antidepressivos, como Prozac e outros inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), são frequentemente prescritos. Esses medicamentos podem aumentar o tempo que leva para chegar à ejaculação.
Você pode aplicar um creme anestésico local ou spray no pênis para reduzir a estimulação. A diminuição da sensação no pênis pode atrasar a ejaculação. O uso do preservativo também pode ter esse efeito para alguns homens.
Outros medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar. Alguns estudos mostram que o uso de uma combinação de técnicas comportamentais e medicamentos pode ser mais eficaz.
A avaliação por um terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra pode ajudar alguns casais.
Na maioria dos casos, o homem pode aprender como controlar a ejaculação. A educação e a prática de técnicas simples costumam ser bem-sucedidas. A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar essas condições.
Se um homem ejacular muito cedo, antes de entrar na vagina, isso pode impedir o casal de engravidar.
A contínua falta de controle sobre a ejaculação pode fazer com que um ou ambos os parceiros se sintam sexualmente insatisfeitos. Pode causar tensão sexual ou outros problemas no relacionamento.
Ligue para o seu provedor se você estiver tendo um problema com a ejaculação precoce e não melhorar com os métodos descritos acima.
Não há como prevenir esse transtorno.
Sistema reprodutor masculino
Cooper K, Martyn-St. James M, Kaltenthaler E, et al. Terapias comportamentais para o manejo da ejaculação precoce: uma revisão sistemática. Sex Med. 2015; 3 (3): 174-188. PMID: 26468381 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26468381.
McMahon CG. Distúrbios do orgasmo e ejaculação masculinos. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 29.
Shafer LC. Distúrbios sexuais e disfunção sexual. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 36.