Transtorno de personalidade histriônica
O transtorno de personalidade histriônica é uma condição mental em que as pessoas agem de maneira muito emocional e dramática, chamando a atenção para si mesmas.
As causas do transtorno de personalidade histriônica são desconhecidas. Os genes e os eventos da primeira infância podem ser os responsáveis. É diagnosticado com mais frequência em mulheres do que em homens. Os médicos acreditam que mais homens podem ter o distúrbio do que os diagnosticados.
O transtorno de personalidade histriônica geralmente começa no final da adolescência ou no início dos 20 anos.
Pessoas com esse transtorno geralmente são capazes de funcionar em um nível elevado e podem ser bem-sucedidas socialmente e no trabalho.
Os sintomas incluem:
- Agindo ou parecendo excessivamente sedutor
- Ser facilmente influenciado por outras pessoas
- Estar excessivamente preocupado com sua aparência
- Ser excessivamente dramático e emocional
- Ser excessivamente sensível a críticas ou desaprovação
- Acreditar que os relacionamentos são mais íntimos do que realmente são
- Culpar os outros pelo fracasso ou decepção
- Constantemente buscando garantias ou aprovação
- Ter uma baixa tolerância à frustração ou gratificação atrasada
- Precisando ser o centro das atenções (egocentrismo)
- Mudando rapidamente as emoções, que podem parecer superficiais para os outros
O transtorno de personalidade histriônica é diagnosticado com base em uma avaliação psicológica. O médico irá considerar por quanto tempo e quão graves são os sintomas da pessoa.
O provedor pode diagnosticar o transtorno de personalidade histriônica observando o seguinte:
- Comportamento
- Aparência geral
- Avaliação psicológica
Pessoas com essa condição geralmente procuram tratamento quando têm depressão ou ansiedade devido a relacionamentos românticos fracassados ou outros conflitos com outras pessoas. O remédio pode ajudar nos sintomas. A psicoterapia é o melhor tratamento para a doença em si.
O transtorno de personalidade histriônica pode melhorar com a psicoterapia e, às vezes, com medicamentos. Se não for tratada, pode causar problemas na vida pessoal das pessoas e impedi-las de fazer o seu melhor no trabalho.
O transtorno de personalidade histriônica pode afetar os relacionamentos sociais ou românticos de uma pessoa. A pessoa pode ser incapaz de lidar com perdas ou falhas. A pessoa pode mudar de emprego frequentemente por causa do tédio e por não ser capaz de lidar com a frustração. Eles podem ansiar por coisas novas e entusiasmo, o que os leva a situações de risco. Todos esses fatores podem levar a uma maior chance de depressão ou pensamentos suicidas.
Consulte seu médico ou profissional de saúde mental se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas de transtorno de personalidade histriônica.
Transtorno de personalidade - histriônico; Busca de atenção - transtorno de personalidade histriônica
Site da American Psychiatric Association. Transtorno de personalidade histriônica. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013; 667-669.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personalidade e transtornos de personalidade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 39.