Clavícula fraturada em recém-nascido
Uma clavícula fraturada em um recém-nascido é uma clavícula quebrada em um bebê que acabou de nascer.
Uma fratura da clavícula (clavícula) de um recém-nascido pode ocorrer durante um parto vaginal difícil.
O bebê não move o braço machucado e dolorido. Em vez disso, o bebê vai segurá-lo contra a lateral do corpo. Levantar o bebê sob os braços causa dor na criança. Às vezes, a fratura pode ser sentida com os dedos, mas o problema muitas vezes não pode ser visto ou sentido.
Dentro de algumas semanas, um caroço duro pode se desenvolver no local onde o osso está cicatrizando. Este caroço pode ser o único sinal de que o recém-nascido teve uma clavícula quebrada.
Uma radiografia de tórax mostrará se há ou não um osso quebrado.
Geralmente, não há tratamento além de levantar a criança com cuidado para evitar desconforto. Ocasionalmente, o braço do lado afetado pode ser imobilizado, na maioria das vezes simplesmente prendendo a manga na roupa.
A recuperação completa ocorre sem tratamento.
Na maioria das vezes, não há complicações. Como os bebês curam bem, pode ser impossível (mesmo por raio-X) dizer que ocorreu uma fratura.
Marque uma consulta com seu médico se seu bebê se sentir desconfortável quando você o levanta.
Clavícula fraturada - recém-nascido; Clavícula quebrada - recém-nascido
- Clavícula fraturada (bebê)
Marcdante KJ, Kliegman RM. Avaliação da mãe, do feto e do recém-nascido. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 58.
Prazad PA, Rajpal MN, Mangurten HH, Puppala BL. Lesões de nascimento. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Doenças de Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin do Feto e do Lactente. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 29.