Craniotabes
Craniotabes é um amolecimento dos ossos do crânio.
Os craniotabes podem ser um achado normal em bebês, principalmente em prematuros. Pode ocorrer em até um terço de todos os recém-nascidos.
O craniotabes é inofensivo no recém-nascido, a menos que esteja associado a outros problemas. Isso pode incluir raquitismo e osteogênese imperfeita (ossos quebradiços).
Os sintomas incluem:
- Áreas moles do crânio, especialmente ao longo da linha de sutura
- Áreas suaves entram e saem
- Os ossos podem parecer macios, flexíveis e finos ao longo das linhas de sutura
O médico pressionará o osso ao longo da área onde os ossos do crânio se juntam. O osso freqüentemente entra e sai, semelhante a pressionar uma bola de pingue-pongue se o problema estiver presente.
Nenhum teste é feito, a menos que haja suspeita de osteogênese imperfeita ou raquitismo.
Os craniotabes que não estão associados a outras doenças não são tratados.
A cura completa é esperada.
Não há complicações na maioria dos casos.
Esse problema é encontrado com mais frequência quando o bebê é examinado durante uma verificação do bebê. Ligue para o seu provedor se notar que seu filho tem sinais de craniotabes (para descartar outros problemas).
Na maioria das vezes, os craniotabes não são evitáveis. As exceções são quando a condição está associada a raquitismo e osteogênese imperfeita.
Osteoporose craniana congênita
Escobar O, Viswanathan P, Witchel SF. Endocrinologia pediátrica. In: Zitelli, BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 9.
Greenbaum LA. Raquitismo e hipervitaminose D. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 51.
Graham JM, Sanchez-Lara PA. Vertex craniotabes. In: Graham JM, Sanchez-Lara PA, eds. Padrões Reconhecíveis de Deformação Humana de Smith. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 36.