Pseudotumor orbital
O pseudotumor orbital é o inchaço do tecido atrás do olho em uma área chamada órbita. A órbita é o espaço oco no crânio onde fica o olho. A órbita protege o globo ocular e os músculos e tecidos que o cercam. O pseudotumor orbital não se espalha para outros tecidos ou locais do corpo.
A causa é desconhecida. Afeta principalmente mulheres jovens, embora possa ocorrer em qualquer idade.
Os sintomas podem incluir:
- Dor nos olhos, que pode ser intensa
- Movimento ocular restrito
- Visão diminuída
- Visão dupla
- Edema ocular (proptose)
- Olhos vermelhos (raro)
O médico examinará seu olho. Se você tiver sinais de pseudotumor, testes adicionais serão feitos para garantir que você não tenha outras doenças que possam se parecer com pseudotumor. As duas outras condições mais comuns são:
- Um tumor canceroso
- Doença dos olhos da tireoide
Os testes podem incluir:
- Tomografia computadorizada da cabeça
- Ressonância magnética da cabeça
- Ultra-som da cabeça
- Radiografia de crânio
- Biópsia
Os casos leves podem desaparecer sem tratamento. Os casos mais graves costumam responder bem ao tratamento com corticosteroides. Se a condição for muito ruim, o inchaço pode pressionar o globo ocular e danificá-lo. A cirurgia pode ser necessária para remover parte dos ossos da órbita para aliviar a pressão.
A maioria dos casos é leve e os resultados são bons. Os casos graves podem não responder bem ao tratamento e pode haver alguma perda de visão. O pseudotumor orbital geralmente envolve apenas um olho.
Os casos graves de pseudotumor orbital podem empurrar o olho tanto para a frente que as pálpebras não podem cobrir e proteger a córnea. Isso faz com que o olho resseque. A córnea pode ficar turva ou desenvolver uma úlcera. Além disso, os músculos oculares podem não ser capazes de direcionar o olho corretamente, o que pode causar visão dupla.
Pessoas com essa condição precisam de acompanhamento regular com um oftalmologista familiarizado com o tratamento de doenças orbitárias.
Ligue para o seu provedor imediatamente se tiver algum dos seguintes problemas:
- Irritação da córnea
- Vermelhidão
- Dor
- Visão diminuída
Síndrome inflamatória orbital idiopática (IOIS); Inflamação orbital não específica
- Anatomia do crânio
Cioffi GA, Liebmann JM. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 395.
McNab AA. Infecção orbital e inflamação. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.14.
Wang MY, Rubin RM, Sadun AA. Miopatias oculares. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.18.