Tratamento de pressão positiva nas vias aéreas
O tratamento com pressão positiva nas vias aéreas (PAP) usa uma máquina para bombear ar sob pressão para as vias respiratórias dos pulmões. Isso ajuda a manter a traqueia aberta durante o sono. O ar forçado fornecido pelo CPAP (pressão positiva contínua das vias aéreas) evita episódios de colapso das vias aéreas que bloqueiam a respiração em pessoas com apnéia obstrutiva do sono e outros problemas respiratórios.
HO DEVERIA USAR PAP
PAP pode tratar com sucesso a maioria das pessoas com apneia obstrutiva do sono. É seguro e funciona bem para pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Se você tiver apenas apnéia do sono leve e não se sentir muito sonolento durante o dia, pode não precisar dele.
Depois de usar o PAP regularmente, você pode notar:
- Melhor concentração e memória
- Sentindo-se mais alerta e menos sonolento durante o dia
- Melhor sono para o seu parceiro de cama
- Ser mais produtivo no trabalho
- Menos ansiedade e depressão e um humor melhor
- Padrões normais de sono
- Pressão arterial baixa (em pessoas com pressão alta)
Seu provedor de cuidados de saúde irá prescrever o tipo de máquina PAP que visa o seu problema:
- A pressão positiva contínua nas vias respiratórias (CPAP) fornece uma pressão suave e constante de ar nas vias aéreas para mantê-las abertas.
- A pressão positiva das vias aéreas (APAP) com autotitulação (ajustável) altera a pressão ao longo da noite, com base em seus padrões de respiração.
- A pressão positiva de dois níveis nas vias aéreas (BiPAP ou BIPAP) tem uma pressão mais alta quando você inspira e uma pressão mais baixa quando você expira.
BiPAP é útil para crianças e adultos que têm:
- Vias aéreas que entram em colapso durante o sono, tornando difícil respirar livremente
- Diminuição da troca de ar no pulmão
- Fraqueza muscular que torna difícil respirar, devido a condições como distrofia muscular
O PAP ou BiPAP também pode ser usado por pessoas que têm:
- Parada respiratória
- Apneia central do sono
- DPOC
- Insuficiência cardíaca
COMO O PAP FUNCIONA
Ao usar uma configuração PAP:
- Você usa uma máscara sobre o nariz ou nariz e boca enquanto dorme.
- A máscara é conectada por uma mangueira a uma pequena máquina que fica ao lado de sua cama.
- A máquina bombeia ar sob pressão através da mangueira e da máscara para as vias respiratórias enquanto você dorme. Isso ajuda a manter as vias respiratórias abertas.
Você pode começar a usar o PAP enquanto estiver em um centro de sono durante a noite. Algumas máquinas mais novas (autoajustáveis ou auto-PAP), podem ser configuradas para você e depois fornecidas apenas para você dormir em casa, sem a necessidade de um teste para ajustar as pressões.
- Seu provedor ajudará a escolher a máscara que melhor se adapta a você.
- Eles ajustarão as configurações da máquina enquanto você está dormindo.
- As configurações serão ajustadas com base na gravidade da sua apnéia do sono.
Se os seus sintomas não melhorarem após o tratamento PAP, pode ser necessário alterar as configurações da máquina. Seu provedor pode ensiná-lo a ajustar as configurações em casa. Ou você pode precisar ir ao centro de sono para ajustá-lo.
USANDO-SE NA MÁQUINA
Pode levar algum tempo para se acostumar a usar a configuração PAP. As primeiras noites são geralmente as mais difíceis e você pode não dormir bem.
Se estiver tendo problemas, você pode ficar tentado a não usar a máquina a noite toda. Mas você se acostumará mais rapidamente se usar a máquina durante toda a noite.
Ao usar a configuração pela primeira vez, você pode ter:
- Uma sensação de estar fechado (claustrofobia)
- Desconforto no músculo torácico, que geralmente desaparece depois de algum tempo
- Irritação ocular
- Vermelhidão e feridas na ponte do nariz
- Nariz escorrendo ou entupido
- Boca dolorida ou seca
- Hemorragias nasais
- Infecções respiratórias superiores
Muitos desses problemas podem ser evitados ou evitados.
- Pergunte ao seu provedor sobre o uso de uma máscara leve e acolchoada. Algumas máscaras são usadas somente ao redor ou dentro das narinas.
- Certifique-se de que a máscara se ajuste corretamente para que não vaze ar. Não deve ser muito apertado ou muito solto.
- Tente sprays nasais de água salgada para um nariz entupido.
- Use um umidificador para ajudar com pele seca ou passagens nasais.
- Mantenha seu equipamento limpo.
- Coloque sua máquina embaixo da cama para limitar o ruído.
- A maioria das máquinas é silenciosa, mas se você notar sons que dificultam o sono, informe ao seu provedor.
Seu provedor pode diminuir a pressão na máquina e aumentá-la novamente em um ritmo lento. Algumas novas máquinas podem se ajustar automaticamente à pressão certa.
Pressão positiva contínua nas vias aéreas; CPAP; Pressão positiva de dois níveis nas vias aéreas; BiPAP; Pressão positiva de autotitulação nas vias aéreas; APAP; nCPAP; Ventilação não invasiva com pressão positiva; NIPPV; Ventilação não invasiva; NIV; OSA - CPAP; Apneia obstrutiva do sono - CPAP
- CPAP nasal
Freedman N. Tratamento de pressão positiva nas vias aéreas para apnéia obstrutiva do sono. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 115.
Kimoff RJ. Apneia obstrutiva do sono. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray e Nadel’s Textbook of Respiratory Medicine. 6ª ed.Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 88.
Shangold L, Jacobowitz O. CPAP, APAP e BiPAP. In: Friedman M, Jacobowitz O, eds. Apnéia do Sono e Ronco. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 8.