Olho - objeto estranho em
O olho frequentemente expele pequenos objetos, como cílios e areia, ao piscar e lacrimejar. NÃO esfregue o olho se houver algo nele. Lave as mãos antes de examinar o olho.
Examine o olho em uma área bem iluminada. Para encontrar o objeto, olhe para cima e para baixo e, em seguida, de um lado para o outro.
- Se você não conseguir encontrar o objeto, ele pode estar no interior de uma das pálpebras. Para olhar dentro da pálpebra inferior, primeiro olhe para cima, segure a pálpebra inferior e puxe suavemente para baixo. Para olhar dentro da pálpebra superior, você pode colocar um cotonete do lado de fora da pálpebra superior e dobrar suavemente a tampa sobre o cotonete. Isso é mais fácil de fazer se você estiver olhando para baixo.
- Se o objeto estiver na pálpebra, tente enxá-lo suavemente com água ou colírio. Se isso não funcionar, tente tocar um segundo cotonete com ponta de algodão no objeto para removê-lo.
- Se o objeto estiver na parte branca do olho, tente enxaguar suavemente o olho com água ou colírio. Ou você pode tocar SUAVEMENTE um cotonete no objeto para tentar removê-lo. Se o objeto estiver na parte colorida do olho, NÃO tente removê-lo. Seu olho ainda pode estar arranhando ou desconfortável depois de remover os cílios ou outro objeto minúsculo. Isso deve desaparecer em um ou dois dias. Se continuar a sentir desconforto ou visão turva, procure ajuda médica.
Entre em contato com o seu médico e NÃO SE auto-medique se:
- Você tem muita dor nos olhos ou sensibilidade à luz.
- Sua visão está diminuída.
- Você tem olhos vermelhos ou doloridos.
- Você tem descamação, secreção ou ferida no olho ou na pálpebra.
- Você teve um trauma no olho, ou você tem um olho saliente ou uma pálpebra caída.
- Seus olhos secos não melhoram com medidas de autocuidado em alguns dias.
Se você estiver martelando, esmerilhando ou puder ter entrado em contato com fragmentos de metal, NÃO tente removê-lo. Vá para o pronto-socorro mais próximo imediatamente.
Corpo estranho; Partícula no olho
- Olho
- Eversão palpebral
- Objetos estranhos no olho
Crouch ER, Crouch ER, Grant TR. Oftalmologia. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 17.
Knoop KJ, Dennis WR. Procedimentos oftalmológicos. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 62.
Thomas SH, Goodloe JM. Corpos estrangeiros. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 53.