Olhos flutuantes
As manchas flutuantes que você às vezes vê na frente dos olhos não estão na superfície dos olhos, mas dentro deles. Essas moscas volantes são fragmentos de células que ficam à deriva no fluido que preenche a parte de trás do seu olho. Eles podem se parecer com manchas, manchas, bolhas, fios ou aglomerados. A maioria dos adultos tem pelo menos algumas moscas volantes. Há momentos em que eles podem ser mais visíveis do que em outras ocasiões, como quando você está lendo.
Na maioria das vezes, os flutuadores são inofensivos. No entanto, eles podem ser um sintoma de uma ruptura na retina. (A retina é a camada na parte de trás do olho.) Se você notar um aumento repentino de moscas volantes ou se vir moscas volantes junto com flashes de luz em sua visão lateral, isso pode ser um sintoma de ruptura ou descolamento da retina. Vá a um oftalmologista ou ao pronto-socorro se tiver esses sintomas.
Às vezes, um flutuador denso ou escuro pode interferir na leitura. Recentemente, foi desenvolvido um tratamento a laser que pode ser capaz de quebrar esse tipo de flutuador para que não seja tão incômodo.
Manchas em sua visão
- Olhos flutuantes
- Olho
Crouch ER, Crouch ER, Grant TR. Oftalmologia. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 17.
Guluma K, Lee JE. Oftalmologia. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 62.
Shah CP, Heier JS. Vitreólise a laser YAG vs vitreólise YAG sham para moscas volantes vítreas sintomáticas: um ensaio clínico randomizado. JAMA Ophthalmol. 2017; 135 (9): 918-923. PMID: 28727887 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28727887.