Controle de motor fino
O controle motor fino é a coordenação de músculos, ossos e nervos para produzir movimentos pequenos e exatos. Um exemplo de controle motor fino é pegar um pequeno item com o dedo indicador (dedo indicador ou indicador) e o polegar.
O oposto do controle do motor fino é o controle do motor bruto (grande, geral). Um exemplo de controle motor grosso é acenar com o braço em saudação.
Problemas no cérebro, medula espinhal, nervos periféricos (nervos fora do cérebro e medula espinhal), músculos ou articulações podem diminuir o controle motor fino. Pessoas com doença de Parkinson têm dificuldade para falar, comer e escrever porque perderam o controle motor fino.
A quantidade de controle motor fino em crianças é usada para descobrir a idade de desenvolvimento da criança. As crianças desenvolvem habilidades motoras finas ao longo do tempo, praticando e sendo ensinadas. Para ter um controle motor preciso, as crianças precisam de:
- Conscientização e planejamento
- Coordenação
- Força muscular
- Sensação normal
As seguintes tarefas só podem ocorrer se o sistema nervoso se desenvolver da maneira certa:
- Cortando formas com uma tesoura
- Desenhar linhas ou círculos
- Dobrar roupas
- Segurando e escrevendo com um lápis
- Empilhamento de blocos
- Fechando um zíper
Feldman HM, Chaves-Gnecco D. Pediatria comportamental-desenvolvimental. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 3.
Kelly DP, Natale MJ. Neurodesenvolvimento e função executiva e disfunção. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 48.