Riboflavina
A riboflavina é um tipo de vitamina B. É solúvel em água, o que significa que não é armazenado no corpo. As vitaminas solúveis em água dissolvem-se na água. As quantidades restantes da vitamina saem do corpo através da urina. O corpo mantém uma pequena reserva dessas vitaminas. Eles têm que ser tirados regularmente para manter a reserva.
A riboflavina (vitamina B2) atua com as outras vitaminas B. É importante para o crescimento corporal. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Também auxilia na liberação de energia das proteínas.
Os seguintes alimentos fornecem riboflavina na dieta:
- Lacticínios
- Ovos
- Vegetais de folhas verdes
- Carnes magras
- Carnes de órgãos, como fígado e rins
- Leguminosas
- Leite
- Nozes
Pães e cereais costumam ser enriquecidos com riboflavina. Fortificado significa que a vitamina foi adicionada ao alimento.
A riboflavina é destruída pela exposição à luz. Alimentos com riboflavina não devem ser armazenados em recipientes transparentes expostos à luz.
A falta de riboflavina não é comum nos Estados Unidos porque essa vitamina é abundante na alimentação. Os sintomas de uma deficiência grave incluem:
- Anemia
- Feridas na boca ou lábio
- Queixas de pele
- Dor de garganta
- Inchaço das membranas mucosas
Como a riboflavina é uma vitamina solúvel em água, as quantidades restantes deixam o corpo pela urina. Não há envenenamento conhecido por riboflavina.
As recomendações para a riboflavina, bem como outros nutrientes, são fornecidas nas Dietary Reference Intakes (DRIs) desenvolvidas pelo Food and Nutrition Board do Institute of Medicine. DRI é um termo para um conjunto de aportes de referência usados para planejar e avaliar a ingestão de nutrientes por pessoas saudáveis. Esses valores, que variam por idade e sexo, incluem:
Dieta recomendada (RDA): O nível médio diário de ingestão que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes de quase todas (97% a 98%) pessoas saudáveis. Um RDA é um nível de ingestão baseado em evidências de pesquisas científicas.
Ingestão adequada (AI): Este nível é estabelecido quando não há evidências de pesquisas científicas suficientes para desenvolver um RDA. É definido em um nível que garante nutrição suficiente.
RDA para Riboflavina:
Bebês
- 0 a 6 meses: 0,3 * miligramas por dia (mg / dia)
- 7 a 12 meses: 0,4 * mg / dia
* Ingestão adequada (AI)
Crianças
- 1 a 3 anos: 0,5 mg / dia
- 4 a 8 anos: 0,6 mg / dia
- 9 a 13 anos: 0,9 mg / dia
Adolescentes e adultos
- Homens com 14 anos ou mais: 1,3 mg / dia
- Mulheres de 14 a 18 anos: 1,0 mg / dia
- Mulheres com 19 anos ou mais: 1,1 mg / dia
- Gravidez: 1,4 mg / dia
- Lactação: 1,6 mg / dia
A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é fazer uma dieta balanceada que contenha uma variedade de alimentos.
Vitamina B2
- Benefício da vitamina B2
- Fonte de vitamina B2
Mason JB. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 218.
Maqbool A, Parks EP, Shaikhkhalil A, Panganiban J, Mitchell JA, Stallings VA. Requisitos nutricionais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 55.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.