Adoçantes - açúcares
O termo açúcar é usado para descrever uma ampla gama de compostos que variam em doçura. Os açúcares comuns incluem:
- Glicose
- Frutose
- Galactose
- Sacarose (açúcar de mesa comum)
- Lactose (o açúcar encontrado naturalmente no leite)
- Maltose (produto da digestão do amido)
Os açúcares são encontrados naturalmente em produtos lácteos (lactose) e frutas (frutose). A maior parte do açúcar da dieta americana provém de açúcares adicionados a produtos alimentícios.
Algumas das funções dos açúcares incluem:
- Fornece sabor doce quando adicionado aos alimentos.
- Manter a frescura e a qualidade dos alimentos.
- Atua como conservante em compotas e geleias.
- Aumente o sabor em carnes processadas.
- Fornece fermentação para pães e picles.
- Adicione volume ao sorvete e corpo aos refrigerantes carbonatados.
Os alimentos que contêm açúcares naturais (como frutas) também incluem vitaminas, minerais e fibras. Muitos alimentos com adição de açúcar geralmente adicionam calorias sem nutrientes. Esses alimentos e bebidas são freqüentemente chamados de calorias "vazias".
A maioria das pessoas sabe que há muito açúcar adicionado ao refrigerante. No entanto, as populares águas do "tipo vitamínico", bebidas esportivas, bebidas com café e bebidas energéticas também podem conter muito açúcar adicionado.
Alguns adoçantes são produzidos pelo processamento de compostos de açúcar. Outros ocorrem naturalmente.
Sacarose (açúcar de mesa):
- Sacarose ocorre naturalmente em muitos alimentos e é comumente adicionado a itens processados comercialmente. É um dissacarídeo, que é feito de 2 monossacarídeos - glicose e frutose. A sacarose inclui açúcar bruto, açúcar granulado, açúcar mascavo, açúcar de confeiteiro e açúcar turbinado. O açúcar de mesa é feito da cana-de-açúcar ou da beterraba sacarina.
- O açúcar bruto é granulado, sólido ou grosso. É de cor marrom. O açúcar bruto é a parte sólida que sobra quando o líquido do caldo da cana evapora.
- O açúcar mascavo é feito de cristais de açúcar que vêm do xarope de melaço. O açúcar mascavo também pode ser feito adicionando melaço de volta ao açúcar branco granulado.
- O açúcar de confeiteiro (também conhecido como açúcar em pó) é sacarose finamente moída.
- O açúcar turbinado é um açúcar menos refinado que ainda retém parte de seu melaço.
- Açúcares crus e marrons não são mais saudáveis que o açúcar branco granulado.
Outros açúcares comumente usados:
- Frutose (açúcar de fruta) é o açúcar que ocorre naturalmente em todas as frutas. Também é chamado de levulose, ou açúcar de frutas.
- Querida é uma combinação de frutose, glicose e água. É produzido por abelhas.
- Xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS) e xarope de milho são feitos de milho. Açúcar e HFCS têm quase o mesmo nível de doçura. O HFCS é freqüentemente usado em refrigerantes, produtos assados e alguns produtos enlatados.
- Dextrose é quimicamente idêntico à glicose. É comumente usado para fins médicos, como hidratação IV e produtos de nutrição parenteral.
- Açúcar invertido é uma forma natural de açúcar que é usada para ajudar a manter doces e assados. O mel é um açúcar invertido.
Álcoois de açúcar:
- Álcoois de açúcar incluir manitol, sorbitol e xilitol.
- Esses adoçantes são usados como ingrediente em muitos produtos alimentícios rotulados como "sem açúcar", "diabético" ou "baixo teor de carboidratos". Esses adoçantes são absorvidos pelo corpo a uma taxa muito mais lenta do que o açúcar. Eles também têm cerca de metade das calorias do açúcar. Eles não devem ser confundidos com substitutos do açúcar que não contenham calorias. O álcool de açúcar pode causar cólicas estomacais e diarreia em algumas pessoas.
- Eritritol é um álcool de açúcar natural encontrado em frutas e alimentos fermentados. É 60% a 70% tão doce quanto o açúcar de mesa, mas tem menos calorias. Além disso, não causa tanto aumento no açúcar no sangue após as refeições, nem causa cáries. Ao contrário de outros álcoois de açúcar, não causa dor de estômago.
Outros tipos de açúcares naturais:
- Néctar de agave é um tipo de açúcar altamente processado da Agave tequiliana (tequila) planta. O néctar da agave é cerca de 1,5 vezes mais doce do que o açúcar normal. Tem cerca de 60 calorias por colher de sopa, em comparação com 40 calorias para a mesma quantidade de açúcar de mesa. O néctar de agave não é mais saudável do que mel, açúcar, HFCS ou qualquer outro tipo de adoçante.
- Glicose é encontrado em frutas em pequenas quantidades. Também é um xarope feito de amido de milho.
- Lactose (açúcar do leite) é o carboidrato que está no leite. É composto de glicose e galactose.
- Maltose (açúcar de malte) é produzido durante a fermentação. Pode ser encontrada na cerveja e nos pães.
- Açúcar de bordo vem da seiva das árvores de bordo. É composto de sacarose, frutose e glicose.
- Melaço é retirado do resíduo do processamento da cana-de-açúcar.
- Adoçantes de estévia são extratos de alta intensidade derivados da planta stevia que são reconhecidos como seguros pelo FDA. A estévia é 200 a 300 vezes mais doce que o açúcar.
- Adoçantes de frutas de monge são feitos do suco da fruta do monge. Eles têm zero calorias por porção e são 150 a 200 vezes mais doces que o açúcar.
O açúcar de mesa fornece calorias e nenhum outro nutriente. Adoçantes com calorias podem causar cáries.
Grandes quantidades de alimentos que contêm açúcar podem contribuir para o ganho excessivo de peso em crianças e adultos. A obesidade aumenta o risco de diabetes tipo 2, síndrome metabólica e hipertensão.
Álcoois de açúcar, como sorbitol, manitol e xilitol, podem causar cólicas estomacais e diarreia quando ingeridos em grandes quantidades.
O açúcar está na lista de alimentos seguros da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Ele contém 16 calorias por colher de chá ou 16 calorias por 4 gramas e pode ser usado com moderação.
A American Heart Association (AHA) recomenda limitar a quantidade de açúcares adicionados em sua dieta. A recomendação se estende a todos os tipos de açúcares adicionados.
- As mulheres não devem obter mais do que 100 calorias por dia com o açúcar adicionado (cerca de 6 colheres de chá ou 25 gramas de açúcar).
- Os homens não devem obter mais do que 150 calorias por dia com o açúcar adicionado (cerca de 9 colheres de chá ou 36 gramas de açúcar).
As Diretrizes Alimentares para Americanos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também recomendam limitar os açúcares adicionados a não mais do que 10% de suas calorias por dia. Algumas maneiras de reduzir a ingestão de açúcares adicionados incluem:
- Beba água em vez de refrigerante comum, água "tipo vitamina", bebidas esportivas, bebidas com café e bebidas energéticas.
- Coma menos doces e sobremesas doces, como sorvete, biscoitos e bolos.
- Leia os rótulos dos alimentos para açúcares adicionados em condimentos e molhos embalados.
- Atualmente, não há recomendação diária para os açúcares naturais encontrados no leite e produtos de frutas, mas muito algum o açúcar pode ter efeitos negativos na sua saúde. É importante ter uma alimentação equilibrada.
As diretrizes nutricionais da American Diabetes Association afirmam que você não precisa evitar todo o açúcar e alimentos com açúcar se tiver diabetes. Você pode comer quantidades limitadas desses alimentos no lugar de outros carboidratos.
Se você tem diabetes:
- Os açúcares afetam o controle da glicose no sangue da mesma forma que outros carboidratos quando consumidos nas refeições ou lanches. Ainda é uma boa ideia limitar os alimentos e bebidas com adição de açúcar e verificar cuidadosamente o seu nível de açúcar no sangue.
- Alimentos que contêm álcool de açúcar podem ter menos calorias, mas certifique-se de ler os rótulos para o conteúdo de carboidratos desses alimentos. Além disso, verifique seu nível de açúcar no sangue.
Evert AB, Boucher JL, Cypress M, et al. Recomendações de terapia nutricional para o manejo de adultos com diabetes. Diabetes Care. 2014; 37 (supl 1): S120-143. PMID: 24357208 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24357208.
Gardner C, Wylie-Rosett J; Comitê de Nutrição da American Heart Association do Conselho de Nutrição, et al. Adoçantes não nutritivos: uso atual e perspectivas de saúde: uma declaração científica da American Heart Association e da American Diabetes Association. Diabetes Care. 2012; 35 (8): 1798-1808. PMID: 22778165 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22778165.
Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Departamento de Agricultura dos EUA. 2015-2020 Dietary Guidelines for Americans. 8ª ed. health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines/. Publicado em dezembro de 2015. Acessado em 7 de julho de 2019.
Departamento de Agricultura dos EUA. Recursos adoçantes nutritivos e não nutritivos. www.nal.usda.gov/fnic/nutritive-and-nonnutritive-sweetener-resources. Acessado em 7 de julho de 2019.