Envenenamento por cobalto
O cobalto é um elemento que ocorre naturalmente na crosta terrestre. É uma parte muito pequena do nosso meio ambiente. O cobalto é um componente da vitamina B12, que auxilia na produção de glóbulos vermelhos. Quantidades muito pequenas são necessárias para que animais e humanos se mantenham saudáveis. O envenenamento por cobalto pode ocorrer quando você é exposto a grandes quantidades dele. Existem três maneiras básicas pelas quais o cobalto pode causar envenenamento. Você pode engolir muito, respirar demais para os pulmões ou fazer com que fique em contato constante com a pele.
O envenenamento por cobalto também pode ocorrer devido ao desgaste de alguns implantes de quadril de metal sobre metal de cobalto / cromo. Este tipo de implante é um encaixe de quadril artificial criado pelo encaixe de uma bola de metal em um copo de metal. Às vezes, partículas de metal (cobalto) são liberadas quando a bola de metal se choca contra o copo de metal quando você anda. Essas partículas de metal (íons) podem ser liberadas na cavidade do quadril e, às vezes, na corrente sanguínea, causando toxicidade do cobalto.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Cobalto
O cobalto é um componente da vitamina B12, uma vitamina essencial.
O cobalto também é encontrado em:
- Ligas
- Baterias
- Química / conjuntos de cristal
- Brocas, lâminas de serra e outras máquinas-ferramentas
- Corantes e pigmentos (azul cobalto)
- Ímanes
- Alguns implantes de quadril de metal sobre metal
- Pneus
O cobalto já foi usado como estabilizador na espuma da cerveja. Isso causou uma doença chamada "coração do bebedor de cerveja", que resultou em fraqueza do músculo cardíaco.
Esta lista pode não ser completa.
Normalmente, você precisa ser exposto a altos níveis de cobalto por semanas a meses para ter sintomas. No entanto, é possível ter alguns sintomas se você engolir uma grande quantidade de cobalto de uma só vez.
A forma mais preocupante de envenenamento por cobalto ocorre quando você respira muito nos pulmões. Isso geralmente só acontecerá em ambientes industriais onde grandes quantidades de perfuração, polimento ou outros processos liberam partículas finas contendo cobalto no ar. Respirar essa poeira de cobalto pode causar problemas pulmonares crônicos. Se você respirar esta substância por longos períodos, provavelmente desenvolverá problemas respiratórios semelhantes à asma ou fibrose pulmonar, como falta de ar e diminuição da tolerância aos exercícios.
O envenenamento por cobalto que ocorre a partir do contato constante com a pele provavelmente causará irritação e erupções cutâneas que desaparecem lentamente.
Engolir uma grande quantidade de cobalto absorvível de uma só vez é muito raro e provavelmente não é muito perigoso. Pode causar náuseas e vômitos. No entanto, a absorção de uma grande quantidade de cobalto por longos períodos de tempo pode levar a sérios problemas de saúde, como:
- Cardiomiopatia (um problema em que seu coração fica grande e flácido e tem problemas para bombear o sangue)
- Surdez
- Problemas nervosos
- Zumbido nos ouvidos (zumbido)
- Espessamento do sangue
- Problemas de tireóide
- Problemas de visão
Se você ou alguém que você conhece foi exposto ao cobalto, o primeiro passo é deixar a área e tomar ar fresco. Se o cobalto entrar em contato com a pele, lave bem a área.
Se possível, determine as seguintes informações:
- Idade, peso e condição da pessoa (por exemplo, a pessoa está acordada ou alerta?)
- Nome do produto (ingredientes e dosagens, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Se você engoliu uma grande quantidade de cobalto, ou está começando a se sentir mal devido à exposição prolongada, você deve ir ao pronto-socorro.
Tratamento para contato com a pele: Uma vez que essas erupções raramente são graves, muito pouco será feito. A área pode ser lavada e um creme para a pele pode ser prescrito.
Tratamento para envolvimento pulmonar: Os problemas respiratórios serão tratados com base nos seus sintomas. Tratamentos respiratórios e medicamentos para tratar o inchaço e a inflamação nos pulmões podem ser prescritos. Podem ser feitos exames de sangue e urina, raios-x e ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração).
Tratamento para cobalto ingerido: A equipe de saúde tratará seus sintomas e solicitará alguns exames de sangue. Podem ser realizados exames de sangue e urina, raios-x e ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração). No caso raro de ter níveis elevados de cobalto no sangue, pode necessitar de hemodiálise (máquina de rins) e obter medicamentos (antídotos) para inverter os efeitos do veneno.
O tratamento para sinais de toxicidade de cobalto de um implante de quadril de metal sobre metal pode incluir a remoção do implante e sua substituição por um implante de quadril tradicional.
Pessoas que adoecem devido à exposição a grandes quantidades de cobalto em uma única ocasião geralmente se recuperam e não apresentam complicações em longo prazo.
Os sintomas e problemas associados ao envenenamento por cobalto de longo prazo raramente são reversíveis. Pessoas com esse tipo de envenenamento provavelmente precisarão tomar remédios pelo resto da vida para controlar os sintomas.
Cloreto de cobalto; Óxido de cobalto; Sulfato de cobalto
Aronson JK. Cobalto. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 490-491.
Lombardi AV, Bergeson AG. Avaliação da artroplastia total do quadril com falha: história e exame físico. In: Scuderi GR, ed. Técnicas de revisão de artroplastia de quadril e joelho. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 38.
Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Serviços de Informação Especializada, site da Rede de Dados de Toxicologia. Cobalto, elementar. toxnet.nlm.nih.gov. Atualizado em 5 de setembro de 2017. Acessado em 17 de janeiro de 2019.