Envenenamento por óleo de pinho
O óleo de pinho é um exterminador de germes e desinfetante. Este artigo discute o envenenamento por engolir óleo de pinho.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O óleo de pinho (terpenos) é o ingrediente venenoso.
O óleo de pinho é encontrado em:
- Vários produtos de limpeza
- Alguns produtos de limpeza de porcelana
O envenenamento por óleo de pinho pode afetar muitas partes do corpo.
OLHOS, ORELHAS, NARIZ E GARGANTA
- Dificuldade em engolir
- Queima de garganta
- Queimando os olhos
PULMÕES
- Dificuldade respiratória
TRATO GASTROINTESTINAL
- Dor abdominal
- Diarréia
- Náusea
- Vômito
CIRCULAÇÃO DE CORAÇÃO E SANGUE
- Batimento cardíaco acelerado
SISTEMA NERVOSO
- Coma
- Confusão
- Depressão
- Tontura
- Dor de cabeça
- Irritabilidade
- Tontura
- Nervosismo
- Estupor (diminuição do nível de consciência)
- Inconsciência
Procure ajuda médica imediata. NÃO faça uma pessoa vomitar, a menos que seja instruído a fazê-lo por um profissional de saúde ou pelo controle de intoxicações.
Determine as seguintes informações:
- A idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (bem como os ingredientes e concentração, se conhecido)
- A hora em que foi engolido
- A quantidade engolida
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Serão feitos exames de sangue e urina. A pessoa pode receber:
- Suporte respiratório e respiratório, incluindo oxigênio. Em casos extremos, um tubo pode ser passado pela boca até os pulmões para evitar a aspiração. Uma máquina de respiração (ventilador) seria então necessária.
- Raio-x do tórax.
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração).
- Endoscopia - uma câmera na garganta para ver queimaduras no esôfago e estômago.
- Fluidos através de uma veia (por via intravenosa).
- Laxantes para mover o veneno rapidamente pelo corpo.
- Medicamentos para tratar os sintomas.
- Remoção cirúrgica da pele queimada (desbridamento da pele).
- Tubo através da boca até o estômago (raro) para lavar o estômago (lavagem gástrica).
- Lavagem da pele (irrigação), talvez a cada poucas horas por vários dias.
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de veneno ingerido e da rapidez com que o tratamento foi recebido. Engolir óleo de pinho pode ter efeitos graves em muitas partes do corpo. Na maioria dos casos, o maior problema é que o óleo de pinho é engolido (aspirado) para os pulmões em vez de para o estômago, causando problemas respiratórios.
Quanto mais rápido uma pessoa conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
Meehan TJ. Aproxime-se do paciente envenenado. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 139.
Wang GS, Buchanan JA. Hidrocarbonetos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap. 152.