O que é torção ovariana?
Contente
- Quais são os sintomas?
- O que causa essa condição e quem está em risco?
- Como é diagnosticado?
- Que opções de tratamento estão disponíveis?
- Procedimentos cirúrgicos
- Medicamento
- As complicações são possíveis?
- Qual é a perspectiva?
É comum?
A torção ovariana (torção anexial) ocorre quando um ovário se torce em torno dos tecidos que o sustentam. Às vezes, a trompa de Falópio também pode ficar torcida. Essa condição dolorosa interrompe o suprimento de sangue a esses órgãos.
A torção ovariana é uma emergência médica. Se não for tratada rapidamente, pode resultar na perda de um ovário.
Não está claro com que frequência ocorre a torção ovariana, mas os médicos concordam que é um diagnóstico incomum. Você pode ter maior probabilidade de sentir torção ovariana se tiver cistos ovarianos, que podem causar inchaço do ovário. Você pode reduzir o risco usando anticoncepcionais hormonais ou outros medicamentos para ajudar a reduzir o tamanho dos cistos.
Continue lendo para saber quais sintomas observar, como determinar seu risco geral, quando consultar seu médico e muito mais.
Quais são os sintomas?
A torção ovariana pode causar:
- dor intensa e repentina na parte inferior do abdômen
- cólicas
- náusea
- vomitando
Esses sintomas geralmente se manifestam repentinamente e sem aviso.
Em alguns casos, a dor, as cólicas e a sensibilidade na parte inferior do abdômen podem aparecer e desaparecer por várias semanas. Isso pode ocorrer se o ovário estiver tentando girar de volta para a posição correta.
Essa condição nunca ocorre sem dor.
Se você está sentindo náuseas ou vômitos sem dor, você tem uma condição subjacente diferente. De qualquer forma, você deve consultar seu médico para diagnóstico.
O que causa essa condição e quem está em risco?
A torção pode ocorrer se o ovário estiver instável. Por exemplo, um cisto ou massa ovariana pode fazer com que o ovário fique torto, tornando-o instável.
Você também pode ter maior probabilidade de desenvolver torção ovariana se:
- tem síndrome do ovário policístico
- têm um ligamento ovariano longo, que é o pedúnculo fibroso que conecta o ovário ao útero
- tive uma laqueadura tubária
- estão
- estão passando por tratamentos hormonais, geralmente para infertilidade, que podem estimular o ovário
Embora isso possa acontecer com mulheres e meninas de qualquer idade, é mais provável que ocorra durante os anos reprodutivos.
Como é diagnosticado?
Se você estiver experimentando sintomas de torção ovariana, procure atendimento médico imediato. Quanto mais tempo a condição não for tratada, maior será a probabilidade de complicações.
Depois de avaliar seus sintomas e revisar seu histórico médico, seu médico fará um exame pélvico para localizar áreas de dor e sensibilidade. Eles também farão uma ultrassonografia transvaginal para ver seu ovário, trompa de Falópio e fluxo sanguíneo.
Seu médico também fará exames de sangue e urina para descartar outros diagnósticos potenciais, como:
- infecção do trato urinário
- abscesso ovariano
- Gravidez ectópica
- apendicite
Embora seu médico possa fazer um diagnóstico preliminar de torção ovariana com base nesses achados, um diagnóstico definitivo normalmente é feito durante a cirurgia corretiva.
Que opções de tratamento estão disponíveis?
A cirurgia será feita para destorcer seu ovário e, se necessário, sua trompa de falópio. Após a cirurgia, seu médico pode prescrever medicamentos para reduzir o risco de recorrência. Ocasionalmente, pode ser necessário remover o ovário afetado.
Procedimentos cirúrgicos
Seu médico usará um de dois procedimentos cirúrgicos para destorcer seu ovário:
- Laparoscopia: O seu médico irá inserir um instrumento fino e iluminado em uma pequena incisão na parte inferior do abdômen. Isso permitirá que seu médico visualize seus órgãos internos. Eles farão outra incisão para permitir o acesso ao ovário. Assim que o ovário estiver acessível, o médico usará uma sonda romba ou outra ferramenta para destorcê-lo. Este procedimento requer anestesia geral e geralmente é feito em ambulatório. Seu médico pode recomendar esta cirurgia se você estiver grávida.
- Laparotomia: Com este procedimento, o médico fará uma incisão maior na parte inferior do abdômen para permitir que ele alcance e destorça o ovário manualmente. Isso é feito enquanto você está sob anestesia geral, e você precisará passar a noite no hospital.
Se muito tempo passou - e a perda prolongada de fluxo sanguíneo fez com que o tecido circundante morresse - seu médico irá removê-lo:
- Ooforectomia: Se o seu tecido ovariano não for mais viável, o seu médico usará este procedimento laparoscópico para remover o ovário.
- Salpingo-Ooforectomia: Se o tecido ovariano e o de falópio não forem mais viáveis, seu médico usará este procedimento laparoscópico para removê-los. Eles também podem recomendar este procedimento para prevenir a recorrência em mulheres na pós-menopausa.
Como em qualquer cirurgia, os riscos desses procedimentos podem incluir coagulação do sangue, infecção e complicações da anestesia.
Medicamento
Seu médico pode recomendar analgésicos de venda livre para ajudar a aliviar seus sintomas durante a recuperação:
- acetaminofeno (Tylenol)
- ibuprofeno (Advil)
- naproxeno (Aleve)
Se a sua dor for mais intensa, seu médico pode prescrever opioides como:
- oxicodona (OxyContin)
- oxicodona com acetaminofeno (Percocet)
Seu médico pode prescrever pílulas anticoncepcionais em altas doses ou outras formas de anticoncepcionais hormonais para reduzir o risco de recorrência.
As complicações são possíveis?
Quanto mais tempo leva para receber um diagnóstico e tratamento, mais tempo o tecido ovariano fica em risco.
Quando ocorre a torção, o fluxo sanguíneo para o ovário - e possivelmente para a trompa de Falópio - é reduzido. Uma redução prolongada no fluxo sanguíneo pode levar à necrose (morte do tecido). Se isso acontecer, seu médico removerá o ovário e qualquer outro tecido afetado.
A única maneira de evitar essa complicação é procurar atendimento médico imediato para seus sintomas.
Se um ovário for perdido por necrose, a concepção e a gravidez ainda são possíveis. A torção ovariana não afeta a fertilidade de forma alguma.
Qual é a perspectiva?
A torção ovariana é considerada uma emergência médica e é necessária uma cirurgia para corrigi-la. O diagnóstico e o tratamento atrasados podem aumentar o risco de complicações e resultar em cirurgias adicionais.
Assim que o ovário for destorcido ou removido, você pode ser aconselhado a tomar anticoncepcionais hormonais para reduzir o risco de recorrência. A torção não tem impacto na sua capacidade de conceber ou levar uma gravidez até o fim.