Envenenamento por velas
As velas são feitas de cera. O envenenamento por vela ocorre quando alguém engole cera de vela. Isso pode acontecer por acidente ou propositalmente.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
As substâncias nas velas que podem ser prejudiciais são:
- Cera de abelha
- Cera de parafina
- Cera artificial (sintética)
- Cera à base de óleo vegetal
A cera de vela é considerada não venenosa, mas pode causar bloqueio nos intestinos se uma grande quantidade for engolida. Uma pessoa que é alérgica ao perfume ou aos ingredientes da cor da vela pode ter uma reação alérgica ao tocá-la. Os sintomas podem incluir erupção na pele ou bolhas na pele, ou inchaço, lacrimejamento ou vermelhidão dos olhos se forem tocados pelos dedos que estiveram em contato com as velas.
Procure ajuda médica imediatamente. NÃO faça a pessoa vomitar, a menos que o controle de intoxicações ou um profissional de saúde lhe diga para fazer.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Uma viagem ao pronto-socorro pode não ser necessária.
Se for necessário atendimento médico, o provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados.
A pessoa pode receber um laxante para ajudar a cera a passar rapidamente pelo estômago e intestinos. Isso ajudará a prevenir o bloqueio do intestino.
A cera de vela é considerada não tóxica e a recuperação é muito provável.
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de cera que engoliu e da rapidez com que recebeu o tratamento. Quanto mais rápido a ajuda médica for fornecida, melhores serão as chances de recuperação.
Meehan TJ. Aproxime-se do paciente envenenado. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 139.
Theobald JL, Kostic MA. Envenenamento. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 77.