Overdose de óleo de rícino
O óleo de rícino é um líquido amarelado freqüentemente usado como lubrificante e laxante. Este artigo discute o envenenamento por engolir uma grande quantidade (overdose) de óleo de rícino.
Isto é apenas para informação e não para uso no tratamento ou gestão de uma sobredosagem real. Se você tiver uma overdose, você deve ligar para o número de emergência local (como 911) ou o National Poison Control Center em 1-800-222-1222.
Ricinus communis (planta de óleo de mamona) contém a toxina ricina. Sementes ou feijões ingeridos inteiros com a casca externa rígida intacta geralmente evitam a absorção de toxinas significativas. A ricina purificada derivada da mamona é altamente tóxica e letal em pequenas doses.
Grandes quantidades de óleo de rícino podem ser venenosas.
O óleo de rícino vem das sementes da planta do óleo de rícino. Ele pode ser encontrado nestes produtos:
- óleo de castor
- Alphamul
- Emulsoil
- Óleo de rícino com sabor de frota
- Laxopol
- Unisol
Outros produtos também podem conter óleo de rícino.
Os sintomas de uma overdose de óleo de rícino incluem:
- Cólicas abdominais
- Dor no peito
- Diarréia
- Tontura
- Alucinações (raras)
- Desmaio
- Náusea
- Falta de ar
- Erupção cutânea
- Aperto na garganta
O óleo de rícino não é considerado muito tóxico, mas podem ocorrer reações alérgicas. Ligue para o centro de controle de veneno para obter informações sobre o tratamento.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (bem como os ingredientes e concentração, se conhecido)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. A pessoa pode receber:
- Exames de sangue e urina
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos intravenosos (através de uma veia)
- Remédio para tratar sintomas
Normalmente, o óleo de rícino deve causar poucos problemas. A recuperação é muito provável.
Se náuseas, vômitos e diarreia não forem controlados, pode ocorrer desidratação grave e desequilíbrios eletrolíticos (químicos e minerais corporais). Isso pode causar distúrbios do ritmo cardíaco.
Mantenha todos os produtos químicos, produtos de limpeza e industriais em suas embalagens originais, marcados como venenosos e fora do alcance de crianças. Isso reduzirá o risco de envenenamento e overdose.
Overdose de Alphamul; Overdose de Emulsoil; Overdose de Laxopol; Overdose de Unisol
Aronson JK. Óleo de rícino polioxil. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier B.V .; 2016: 866-867.
Lim CS, Aks SE. Plantas, cogumelos e medicamentos fitoterápicos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 158.