Envenenamento por gasolina
Este artigo discute os efeitos prejudiciais de engolir gasolina ou respirar seus vapores.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem está exposto, ligue para o 911 ou para o número de emergência local, ou para o centro de controle de intoxicações local diretamente, ligando para a linha telefônica gratuita nacional de ajuda sobre envenenamento (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os ingredientes tóxicos da gasolina são produtos químicos chamados hidrocarbonetos, substâncias que contêm apenas hidrogênio e carbono. Exemplos são benzeno e metano.
Esses ingredientes são encontrados na gasolina e em outros líquidos, como o querosene.
Observação: esta lista pode não ser completa.
O envenenamento por gasolina pode causar sintomas em várias partes do corpo:
VIAS AÉREAS E PULMÕES
- Dificuldade respiratória
- Inchaço da garganta
OLHOS, ORELHAS, NARIZ E GARGANTA
- Dor
- Perda de visão
ESTÔMAGO E INTESTINOS
- Dor abdominal
- Fezes de sangue
- Queimaduras no esôfago (tubo alimentar)
- Vômito, possivelmente com sangue
CORAÇÃO E SANGUE
- Colapso
- Pressão arterial baixa - desenvolve-se rapidamente (choque)
SISTEMA NERVOSO
- Convulsões (ataques)
- Venha (falta de resposta)
- Diminuição do estado de alerta e capacidade de resposta
- Depressão
- Tontura
- Sonolência
- Sensação de estar bêbado (euforia)
- Dor de cabeça
- Impressionante
- Fraqueza
PELE
- Queimaduras
- Irritação
Obtenha ajuda médica imediatamente. NÃO faça uma pessoa vomitar a menos que seja instruído a fazê-lo pelo controle de intoxicações ou por um profissional de saúde.
Se o produto químico estiver na pele ou nos olhos, lave com bastante água por pelo menos 15 minutos.
Se o produto químico for engolido, dê imediatamente água ou leite à pessoa, a menos que instruído de outra forma por um provedor. NÃO dê água ou leite se a pessoa estiver inconsciente (com diminuição do nível de alerta).
Se a pessoa inalou o veneno, leve-o imediatamente para o ar fresco.
Obtenha as seguintes informações:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Hora em que a gasolina foi engolida
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio fornecido através de um tubo através da boca até os pulmões e uma máquina de respiração (ventilador)
- Broncoscopia (câmera na garganta para procurar queimaduras nas vias respiratórias e nos pulmões)
- Raio-x do tórax
- ECG
- Endoscopia (câmera na garganta para procurar queimaduras no esôfago e estômago)
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Remédio para reverter o efeito do veneno e tratar os sintomas
- Remoção cirúrgica da pele queimada
- Tubo através da boca até o estômago para aspirar (sugar) o estômago, mas somente quando a vítima for vista dentro de 30 a 45 minutos após o envenenamento e uma grande quantidade do veneno tiver sido engolida
- Lavagem da pele (irrigação)
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de veneno ingerido e da rapidez com que o tratamento foi recebido. Quanto mais rápido uma pessoa conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
A ingestão desse tipo de veneno pode afetar muitas partes do corpo. As queimaduras nas vias respiratórias ou no trato gastrointestinal podem levar à morte do tecido. Infecção, choque e morte podem ocorrer, mesmo vários meses após o veneno ter sido ingerido. Cicatrizes podem se formar nesses tecidos, causando problemas de longo prazo na respiração, na deglutição e na digestão.
Se a gasolina entrar nos pulmões (aspiração), podem ocorrer danos pulmonares graves e possivelmente permanentes.
O gosto forte da gasolina torna improvável que grandes quantidades sejam engolidas. No entanto, vários casos de envenenamento ocorreram em pessoas que tentaram sugar (sifonar) gás de um tanque de automóvel usando uma mangueira de jardim ou outro tubo. Esta prática é extremamente perigosa e não é recomendada.
Nelson LS. Envenenamento agudo. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 102.
Wang GS, Buchanan JA. Hidrocarbonetos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap. 152.