Envenenamento por planta de caládio
Este artigo descreve o envenenamento causado pela ingestão de partes da planta Caladium e de outras plantas da família Araceae.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os ingredientes venenosos são:
- Cristais de oxalato de cálcio
- Asparagina, uma proteína encontrada na planta
Observação: Todas as partes das plantas são venenosas se comidas em grandes quantidades.
Caládio e plantas relacionadas são usados como plantas domésticas e em jardins.
Os sintomas de ingestão de partes da planta ou do contato da planta com os olhos incluem:
- Queimando na boca ou garganta
- Danos à camada transparente externa (córnea) do olho
- Diarréia
- Dor nos olhos
- Voz rouca e dificuldade para falar
- Aumento da salivação
- Náusea ou vômito
- Inchaço e bolhas na boca ou língua
Bolhas e inchaço na boca podem ser graves o suficiente para impedir a fala e a deglutição normais.
Se a planta foi comida, limpe a boca com um pano úmido e frio e dê leite à pessoa para beber. Ligue para o controle de intoxicações para obter mais informações sobre o tratamento.
Se os olhos ou a pele tocaram a planta, enxágue-os bem com água.
Tenha essas informações em mãos:
- A idade, peso e condição da pessoa
- Nome da planta e peças consumidas
- Quantidade engolida
- A hora em que foi engolido
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve a planta com você para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados. A pessoa pode receber:
- Via aérea e suporte respiratório para inchaço grave da boca e garganta
- Lavagem ou enxágue adicional dos olhos
- Fluidos intravenosos (IV, através de uma veia)
- Remédios para tratar os sintomas
Pessoas que não têm muito contato com a boca da planta geralmente ficam bem em alguns dias. Pessoas que têm mais contato da boca com a planta podem demorar mais para se recuperar. Queimaduras graves na córnea podem exigir cuidados oftalmológicos especializados.
Intoxicação por planta Alocasia; Envenenamento por planta de asas de anjo; Intoxicação por planta Colocasia; Envenenamento por planta do Coração de Jesus; Envenenamento por planta do Texas Wonder
Auerbach PS. Envenenamento por planta selvagem e cogumelo, In: Auerbach PS, ed. Remédio para o Ar Livre. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: 374-404.
Graeme KA. Ingestão tóxica de plantas. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 65.
Lim CS, Aks SE. Plantas, cogumelos e medicamentos fitoterápicos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 158.