O que está causando esse buraco na minha língua?
Contente
- Visão geral
- 1. Língua fissurada
- 2. aftas
- Aftas menores
- Afta grave
- 3. Sífilis
- 4. Câncer de língua
- Como são essas condições?
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Visão geral
Se você encontrar o que parece ser um buraco na língua, a primeira coisa que vem à mente pode ser um câncer na língua. Porém, você pode dar um suspiro de alívio, pois as chances de câncer são pequenas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de língua é muito raro e representa apenas 1% dos novos cânceres nos EUA.
Provavelmente, o que você está vendo não é realmente um buraco. Somente um procedimento de modificação corporal, como um piercing na língua ou uma lesão traumática, pode causar um buraco na sua língua.
Ferido?Procure tratamento médico imediato se o orifício na sua língua for resultado de uma lesão traumática.
Há outras coisas que podem fazer com que você tenha um buraco na língua. Continue lendo para saber o que pode causar a aparência de um buraco na sua língua e quando é hora de consultar um médico.
1. Língua fissurada
A língua fissurada é uma condição inofensiva que afeta a parte superior da sua língua. Em vez de ter uma superfície plana, a língua fissurada tem um sulco único no centro ou vários sulcos menores chamados fissuras.
De acordo com a Academia Americana de Medicina Oral, a língua fissurada ocorre em aproximadamente 5% da população dos EUA.
As fissuras podem variar em profundidade e comprimento. Às vezes, uma língua fissurada tem um sulco tão profundo no centro que pode parecer que a língua está dividida ao meio. Fissuras menores também podem se formar em outras áreas da sua língua.
As fissuras podem estar presentes no nascimento, mas parecem se tornar mais visíveis com a idade. Algumas pessoas com língua fissurada têm outra condição inofensiva, chamada língua geográfica, que causa manchas suaves com bordas elevadas.
A causa exata da língua fissurada é desconhecida. Não requer tratamento e não é considerado um motivo de preocupação.
2. aftas
As aftas são úlceras superficiais e dolorosas que se desenvolvem nos tecidos moles da boca ou na base das gengivas. Existem diferentes tipos de aftas, mas as aftas menores são mais comuns.
Aftas menores
As aftas menores geralmente têm uma borda vermelha e aparecem:
- pequeno
- redondo ou oval
- branco ou amarelo no centro
Eles geralmente curam em uma semana ou duas por conta própria, mas podem ser dolorosos, principalmente quando comem ou bebem.
Afta grave
As aftas maiores são maiores e mais profundas do que as aftas menores. Eles podem ter bordas irregulares e muito dolorosas.
Pode levar até seis semanas para curar, e elas podem causar cicatrizes graves.
As aftas não são contagiosas. A causa deles é desconhecida, mas eles estão vinculados ao seguinte:
- lesão leve na boca, como morder a bochecha ou escovar agressivamente
- sensibilidades alimentares
- estresse emocional
- cremes dentais e enxaguatórios bucais que contêm lauril sulfato de sódio
- não ingerir ferro, folato ou vitamina B-12 suficiente em sua dieta
Ter uma condição médica que enfraquece seu sistema imunológico também pode aumentar o risco de aftas.
3. Sífilis
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar feridas na língua. Essas feridas são chamadas de chancres. Eles aparecem durante o primeiro estágio da infecção no local original da infecção.
Chancres também podem aparecer nos lábios, gengivas e parte de trás da boca. Eles começam como pequenas manchas vermelhas e eventualmente crescem em feridas maiores que podem aparecer em vermelho, amarelo ou cinza.
A sífilis oral pode ser transmitida fazendo sexo oral com uma pessoa portadora de bactérias causadoras de sífilis, mesmo que não apresentem sinais ou sintomas.
Chancres são altamente contagiosos e podem ser muito dolorosos. Eles podem durar de três a seis semanas e curar por conta própria, com ou sem tratamento.
Mesmo que as feridas desapareçam, você ainda tem as bactérias em seu corpo e pode espalhá-las para outras pessoas, por isso é importante acompanhar o tratamento com antibióticos. Se não tratada, a sífilis pode causar danos ao coração e ao cérebro, falência de órgãos e outras complicações graves.
4. Câncer de língua
Há uma chance muito pequena de que o buraco que você está vendo seja um sintoma de câncer de língua.
O câncer de língua pode se formar em duas partes da língua: a língua oral ou a base da língua. O câncer na língua oral, que é a porção frontal da língua, é chamado de câncer na língua oral. O câncer na base da língua, onde a língua se liga à boca, é chamado de câncer de orofaringe.
O câncer de língua pode causar uma úlcera, que pode se assemelhar a um buraco na língua. Outros possíveis sintomas de câncer de língua incluem:
- uma mancha vermelha ou branca na língua que não desaparece
- uma úlcera ou caroço que não desaparece ou continua a crescer
- dor ao engolir
- dor de garganta crônica
- sangramento inexplicável da língua
- dormência na boca
- dor persistente no ouvido
Ainda assim, muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes. Se você está preocupado com o câncer de língua, consulte seu médico. Eles podem descartar outras causas potenciais de seus sintomas e realizar testes de acompanhamento, se necessário.
Como são essas condições?
Quando consultar um médico
Uma afta ou recuo de um aparelho dentário ou dos dentes pode fazer parecer que você tem um buraco na língua.
Você deve ser avaliado por um médico se notar alguma alteração na aparência da sua língua que dure mais de duas semanas ou se ocorrer algum dos seguintes:
- feridas ou úlceras anormalmente grandes
- feridas recorrentes ou frequentes
- dor intensa que não parece melhorar
- uma ferida ou úlcera acompanhada de febre
- dificuldade extrema em comer ou beber
Você também deve consultar um médico se houver uma chance de ter sido exposto à sífilis ou ter sintomas de câncer de língua.
A linha inferior
O que parece ser um buraco na sua língua provavelmente é uma fissura ou ferida inofensiva que não requer nenhum tratamento. A chance de ser algo sério é rara.
Consulte o seu médico se durar mais de duas semanas ou for acompanhado de outros sintomas preocupantes, como febre ou dor extrema que interfira na sua capacidade de comer ou beber.