Envenenamento de teixo
A planta do teixo é um arbusto com folhas perenes. O envenenamento por teixo ocorre quando alguém come pedaços desta planta. A planta é mais venenosa no inverno.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os ingredientes venenosos incluem:
- Taxine
- Taxol
A taxina é encontrada em vários tipos de planta de teixo. O veneno está na maior parte da planta do teixo, mas a maior quantidade está nas sementes.
Os sintomas podem incluir:
- Estado mental alterado (estupor, confusão, diminuição da consciência)
- Lábios de cor azulada (cianose)
- Dificuldade respiratória
- Coma (indiferença, falta de consciência)
- Convulsões
- Diarréia
- Tontura
- Pupilas aumentadas (dilatadas)
- Dor de cabeça
- Fraqueza muscular
- Nausea e vomito
- Colapso rápido
- Batimento cardíaco lento, rápido ou irregular
- Dor de estômago
- Tremor (tremor dos braços ou pernas)
Procure ajuda médica imediata. NÃO faça uma pessoa vomitar a menos que seja instruído a fazê-lo pelo controle de intoxicações ou por um profissional de saúde.
Obtenha as seguintes informações:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome e parte da planta que foi engolida, se conhecida
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. Não precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados como apropriado. A pessoa pode receber:
- Carvão ativado
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio através de um tubo através da boca até os pulmões e um ventilador respiratório)
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos por via intravenosa (pela veia)
- Laxantes
- Remédios para tratar os sintomas
O seu desempenho depende da quantidade de veneno ingerido e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido você conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
Os sintomas duram de 1 a 3 dias e podem exigir internação hospitalar. A morte é improvável.
NÃO toque ou coma nenhuma planta com a qual não esteja familiarizado. Lave as mãos depois de trabalhar no jardim ou passear na floresta.
Graeme KA. Ingestão tóxica de plantas. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 65.
Lim CS, Aks SE. Plantas, cogumelos e medicamentos fitoterápicos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 158.