Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 27 Janeiro 2021
Data De Atualização: 25 Novembro 2024
Anonim
Laqueadura tubária - Medicamento
Laqueadura tubária - Medicamento

A laqueadura tubária é uma cirurgia para fechar as trompas de falópio de uma mulher. (Às vezes é chamado de "amarrar as trompas".) As trompas de falópio conectam os ovários ao útero. Uma mulher que faz esta cirurgia não pode mais engravidar. Isso significa que ela é "estéril".

A laqueadura tubária é feita em um hospital ou ambulatório.

  • Você pode receber anestesia geral. Você estará dormindo e não conseguirá sentir dor.
  • Ou você ficará acordado e receberá anestesia espinhal. Você também pode receber medicamentos que o deixem sonolento.

O procedimento leva cerca de 30 minutos.

  • Seu cirurgião fará 1 ou 2 pequenos cortes cirúrgicos em sua barriga. Na maioria das vezes, eles estão ao redor do umbigo. O gás pode ser bombeado para dentro de sua barriga para expandi-lo. Isso ajuda o cirurgião a ver o útero e as trompas de falópio.
  • Um tubo estreito com uma pequena câmera na extremidade (laparoscópio) é inserido em sua barriga. Instrumentos para bloquear seus tubos serão inseridos através do laparoscópio ou através de um pequeno corte separado.
  • Os tubos são fechados por queimadura (cauterizados), presos com um pequeno clipe ou anel (faixa) ou completamente removidos cirurgicamente.

A laqueadura também pode ser feita logo após o parto, por meio de um pequeno corte no umbigo. Também pode ser feito durante uma cesariana.


A laqueadura tubária pode ser recomendada para mulheres adultas que têm certeza de que não desejam engravidar no futuro. Os benefícios do método incluem uma forma segura de proteção contra a gravidez e a redução do risco de câncer de ovário.

Mulheres na faixa dos 40 anos ou com histórico familiar de câncer de ovário podem querer que toda a trompa seja removida para diminuir ainda mais o risco de desenvolver câncer de ovário posteriormente.

No entanto, algumas mulheres que optam pela laqueadura se arrependem da decisão posteriormente. Quanto mais jovem for a mulher, maior a probabilidade de ela se arrepender de ter amarrado as trompas à medida que envelhece.

A laqueadura tubária é considerada uma forma permanente de controle de natalidade. NÃO é recomendado como um método de curto prazo ou que pode ser revertido. No entanto, algumas cirurgias de grande porte podem restaurar sua capacidade de ter um bebê. Isso é chamado de reversão. Mais da metade das mulheres que têm sua laqueadura revertida podem engravidar. Uma alternativa à cirurgia de reversão tubária é fazer fertilização in vitro (fertilização in vitro).


Os riscos para laqueadura são:

  • Fechamento incompleto das trompas, o que pode tornar a gravidez ainda possível. Cerca de 1 em cada 200 mulheres que fizeram laqueadura de trompas engravidam mais tarde.
  • Aumento do risco de gravidez tubária (ectópica) se a gravidez ocorrer após uma laqueadura.
  • Lesões em órgãos ou tecidos próximos causados ​​por instrumentos cirúrgicos.

Sempre diga ao seu médico:

  • Se você está ou pode estar grávida
  • Quais drogas você está tomando, até mesmo drogas, ervas ou suplementos que você comprou sem receita

Durante os dias antes da cirurgia:

  • Pode ser solicitado que você pare de tomar aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), varfarina (Coumadin) e quaisquer outros medicamentos que dificultam a coagulação do sangue.
  • Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor para parar.

No dia da sua cirurgia:

  • Na maioria das vezes, você será solicitado a não beber ou comer nada depois da meia-noite da noite anterior à cirurgia, ou 8 horas antes do horário da cirurgia.
  • Tome os medicamentos que seu provedor disse para você tomar com um pequeno gole de água.
  • Seu provedor lhe dirá quando chegar ao hospital ou clínica.

Você provavelmente irá para casa no mesmo dia em que fizer o procedimento. Você precisará de uma carona para casa e precisará de alguém com você na primeira noite, se tiver anestesia geral.


Você sentirá um pouco de ternura e dor.Seu provedor lhe dará uma receita de remédio para dor ou dirá qual remédio de venda livre você pode tomar.

Após a laparoscopia, muitas mulheres sentirão dor no ombro por alguns dias. Isso é causado pelo gás usado no abdômen para ajudar o cirurgião a ver melhor durante o procedimento. Você pode aliviar o gás deitando-se.

Você pode retornar à maioria das atividades normais em alguns dias, mas deve evitar levantar pesos por 3 semanas.

Se você fizer o procedimento de oclusão tubária histeroscópica, precisará continuar usando um método anticoncepcional até fazer um teste chamado histerossalpingograma, 3 meses após o procedimento, para garantir que as trompas estejam bloqueadas.

A maioria das mulheres não terá problemas. A laqueadura tubária é uma forma eficaz de controle de natalidade. Se o procedimento for feito por laparoscopia ou após o parto, você NÃO precisará fazer mais exames para ter certeza de que não pode engravidar.

Seus períodos devem retornar a um padrão normal. Se você usou anticoncepcional hormonal ou o DIU Mirena antes, sua menstruação voltará ao padrão normal depois que você parar de usar esses métodos.

Mulheres que fazem laqueadura de trompas têm um risco reduzido de desenvolver câncer de ovário.

Cirurgia de esterilização - feminino; Esterilização tubária; Amarração de tubos; Amarrando os tubos; Procedimento de oclusão tubária histeroscópica; Contracepção - laqueadura tubária; Planejamento familiar - laqueadura tubária

  • Laqueadura tubária - secreção
  • Laqueadura tubária
  • Laqueadura tubária - Série

Isley MM. Cuidados pós-parto e considerações de saúde a longo prazo. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 24.

Rivlin K, Westhoff C. Planejamento familiar. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 13.

Publicações.

Considerando a cirurgia plástica após uma grande perda de peso

Considerando a cirurgia plástica após uma grande perda de peso

Quando você perde muito pe o, como 45 kg ou mai , ua pele pode não er elá tica o uficiente para voltar ao eu formato natural. I o pode fazer com que a pele fique flácida e pendurad...
Teste Genético BRAF

Teste Genético BRAF

Um te te genético BRAF procura uma alteração, conhecida como mutação, em um gene chamado BRAF. O gene ão a unidade bá ica de hereditariedade tran mitida de ua mã...