Angioplastia e colocação de stent - artéria carótida
Os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro e ao rosto são chamados de artérias carótidas. Você tem uma artéria carótida em cada lado do pescoço.
O fluxo sanguíneo nesta artéria pode ficar parcial ou totalmente bloqueado por uma substância gordurosa chamada placa. Um bloqueio parcial é denominado estenose da artéria carótida (estreitamento). Um bloqueio na artéria carótida pode reduzir o suprimento de sangue ao cérebro. Às vezes, parte de uma placa pode se romper e bloquear outra artéria. Pode ocorrer um derrame se o seu cérebro não receber sangue suficiente.
Dois procedimentos podem ser usados para tratar uma artéria carótida estreitada ou bloqueada. Estes são:
- Cirurgia para remover o acúmulo de placa (endarterectomia)
- Angioplastia carotídea com colocação de stent
A angioplastia carotídea e implante de stent (CAS) é feita com um pequeno corte cirúrgico.
- Seu cirurgião fará um corte cirúrgico em sua virilha depois de usar um medicamento anestésico. Você também receberá remédios para relaxar.
- O cirurgião coloca um cateter (um tubo flexível) através do corte em uma artéria. É movido com cuidado até o pescoço para o bloqueio na artéria carótida. Imagens de raio-x em movimento (fluoroscopia) são usadas para ver a artéria e guiar o cateter para a posição correta.
- Em seguida, o cirurgião moverá um fio através do cateter até o bloqueio. Outro cateter com um balão muito pequeno na extremidade será empurrado sobre este fio e para dentro do bloqueio. Em seguida, o balão é inflado.
- O balão é pressionado contra a parede interna da artéria. Isso abre a artéria e permite que mais sangue flua para o cérebro. Um stent (um tubo de malha de arame) também pode ser colocado na área bloqueada. O stent é inserido ao mesmo tempo que o cateter balão. Ele se expande com o balão. O stent é deixado no local para ajudar a manter a artéria aberta.
- O cirurgião então remove o balão.
A cirurgia carotídea (endarterectomia) é uma forma mais antiga e eficaz de tratar artérias estreitadas ou bloqueadas. Este procedimento é muito seguro.
O CAS se desenvolveu como uma boa alternativa à cirurgia, quando realizada por operadores experientes. Certos fatores podem favorecer o implante de stent, como:
- A pessoa está muito doente para fazer uma endarterectomia carotídea.
- A localização do estreitamento na artéria carótida torna a cirurgia mais difícil.
- A pessoa já fez uma cirurgia no pescoço ou na carótida no passado.
- A pessoa teve radiação no pescoço.
Os riscos da angioplastia carotídea e colocação de stent, que dependem de fatores como a idade, são:
- Reação alérgica ao corante
- Coágulos de sangue ou sangramento no local da cirurgia
- Dano cerebral
- Obstrução do interior do stent (reestenose intra-stent)
- Ataque cardíaco
- Insuficiência renal (maior risco em pessoas que já têm problemas renais)
- Mais bloqueio da artéria carótida ao longo do tempo
- Convulsões (isso é raro)
- Golpe
Seu médico fará um exame físico e vários exames médicos.
Sempre informe ao seu provedor quais medicamentos você está tomando, incluindo medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
Durante as 2 semanas antes do seu procedimento:
- Dias antes da cirurgia, você pode ter que parar de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), clopidogrel (Plavix), ticagrelor (Brilinta), prasugrel (Effient) naprosina (Aleve, Naproxeno) e outros medicamentos como estes.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, você precisa parar. Peça ajuda ao seu provedor para parar.
- Sempre informe o seu provedor sobre qualquer resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou outra doença que você possa ter antes da cirurgia.
NÃO beba nada depois da meia-noite na noite anterior à cirurgia, incluindo água.
No dia da sua cirurgia:
- Tome os medicamentos que lhe disseram para tomar com um pequeno gole de água.
- Você será informado quando chegar ao hospital.
Após a cirurgia, você pode precisar ficar no hospital durante a noite para que possa ser observado por quaisquer sinais de sangramento, derrame ou fluxo sanguíneo insuficiente para o cérebro.Você pode ir para casa no mesmo dia se o procedimento for feito no início do dia e você estiver indo bem. Seu provedor conversará com você sobre como cuidar de si mesmo em casa.
A angioplastia da artéria carótida e o implante de stent podem ajudar a diminuir a chance de ter um derrame. Mas você precisará fazer mudanças no estilo de vida para ajudar a prevenir o acúmulo de placas, coágulos sanguíneos e outros problemas nas artérias carótidas ao longo do tempo. Pode ser necessário mudar sua dieta e iniciar um programa de exercícios se o seu provedor disser que os exercícios são seguros para você.
Angioplastia carotídea e colocação de stent; CAS; Angioplastia - artéria carótida; Estenose da artéria carótida - angioplastia
- Angina - corrimento
- Angina - o que perguntar ao seu médico
- Angina - quando você tem dor no peito
- Angioplastia e stent - coração - descarga
- Drogas antiplaquetárias - inibidores P2Y12
- Aspirina e doenças cardíacas
- Manteiga, margarina e óleos de cozinha
- Colesterol e estilo de vida
- Colesterol - tratamento medicamentoso
- Controlando sua pressão alta
- Gorduras dietéticas explicadas
- Dicas de fast food
- Ataque cardíaco - descarga
- Ataque cardíaco - o que perguntar ao seu médico
- Doença cardíaca - fatores de risco
- Como ler rótulos de alimentos
- Dieta pobre em sal
- dieta mediterrânea
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Aterosclerose da artéria carótida interna
- Estenose carotídea - radiografia da artéria direita
- Produtores de colesterol
Aboyans V, Ricco JB, Bartelink MEL, et al. Escolha do Editor - Diretrizes da ESC de 2017 sobre o diagnóstico e tratamento de doenças arteriais periféricas, em colaboração com a Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular (ESVS). Eur J Vasc Endovasc Surg. 2018; 55 (3): 305-368. PMID: 28851596 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28851596/.
Brott TG, Halperin JL, Abbara S, et al. 2011 ASA / ACCF / AHA / AANN / AANS / ACR / ASNR / CNS / SAIP / SCAI / SIR / SNIS / SVM / SVS orientação sobre o manejo de pacientes com carótida extracraniana e doença arterial vertebral: resumo executivo: um relatório do americano College of Cardiology Foundation / American Heart Association Task Force on Practice Guidelines, e American Stroke Association, American Association of Neuroscience Nurses, American Association of Neurological Surgeons, American College of Radiology, American Society of Neurorradiology, Congress of Neurological Surgeons, Society of Atherosclerosis Imagem e Prevenção, Sociedade de Angiografia e Intervenções Cardiovasculares, Sociedade de Radiologia Intervencionista, Sociedade de Cirurgia NeuroIntervencional, Sociedade de Medicina Vascular e Sociedade de Cirurgia Vascular. Desenvolvido em colaboração com a Academia Americana de Neurologia e Sociedade de Tomografia Computadorizada Cardiovascular. Catheter Cardiovasc Interv. 2013; 81 (1): E76-E123. PMID: 23281092 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23281092/.
Brott TG, Howard G, Roubin GS, et al. Resultados a longo prazo do implante de stent versus endarterectomia para estenose da artéria carótida. N Engl J Med. 2016; 374 (11): 1021-1031. PMID: 26890472 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26890472/.
Hicks CW, Malas MB. Doença cerebrovascular: implante de stent na artéria carótida. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 92.
Kinlay S, Bhatt DL. Tratamento da doença vascular obstrutiva não coronariana. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 66.
Rosenfield K, Matsumura JS, Chaturvedi S, et al. Estudo randomizado de stent versus cirurgia para estenose carotídea assintomática. N Engl J Med. 2016; 374 (11): 1011-1020. PMID: 26886419 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26886419/.