O que você precisa saber sobre o uso de um espirômetro de incentivo para força pulmonar
Contente
- O que um espirômetro de incentivo mede?
- Quem precisa usar um espirômetro de incentivo?
- Benefícios do espirômetro de incentivo
- Como usar corretamente um espirômetro de incentivo
- Definir metas de espirômetro de incentivo
- Como funciona a medição do espirômetro de incentivo
- O que é a faixa normal de um espirômetro de incentivo?
- Quando ver um médico
- Onde obter um espirômetro de incentivo
- Leve embora
O que um espirômetro de incentivo mede?
Um espirômetro de incentivo é um dispositivo portátil que ajuda a recuperar os pulmões após uma cirurgia ou doença pulmonar. Seus pulmões podem ficar fracos após um desuso prolongado. Usar um espirômetro ajuda a mantê-los ativos e livres de fluidos.
Quando você respira com um espirômetro de incentivo, um pistão sobe dentro do dispositivo e mede o volume de sua respiração. Um profissional de saúde pode definir um volume de respiração alvo para você atingir.
Os espirômetros são comumente usados em hospitais após cirurgias ou doenças prolongadas que levam ao repouso prolongado. Seu médico ou cirurgião também pode prescrever um espirômetro para levar para casa após a cirurgia.
Neste artigo, veremos quem pode se beneficiar potencialmente com o uso de um espirômetro de incentivo e detalharemos como os espirômetros funcionam e como interpretar os resultados.
Quem precisa usar um espirômetro de incentivo?
Respirar lentamente com um espirômetro permite que seus pulmões se inflem completamente. Essas respirações ajudam a quebrar os fluidos nos pulmões que podem levar à pneumonia se não forem eliminados.
Um espirômetro de incentivo é frequentemente dado a pessoas que passaram por uma cirurgia recentemente, pessoas com doenças pulmonares ou pessoas com condições que enchem seus pulmões de fluido.
Aqui estão mais informações:
- Depois da cirurgia. Um espirômetro de incentivo pode manter os pulmões ativos durante o repouso na cama. Acredita-se que manter os pulmões ativos com um espirômetro reduz o risco de desenvolver complicações como atelectasia, pneumonia, broncoespasmo e insuficiência respiratória.
- Pneumonia. A espirometria de incentivo é comumente usada para quebrar o fluido que se acumula nos pulmões em pessoas com pneumonia.
- Doença pulmonar obstutiva crônica (DPOC). A DPOC é um grupo de distúrbios respiratórios mais comumente causados pelo tabagismo. Não há cura atual, mas parar de fumar, usar um espirômetro e seguir um plano de exercícios pode ajudar a controlar os sintomas.
- Fibrose cística. Pessoas com fibrose cística podem se beneficiar do uso de um espirômetro de incentivo para limpar o acúmulo de líquido. Um estudo de 2015 descobriu que a espirometria tem o potencial de reduzir a pressão na cavidade torácica e diminuir a chance de colapso das vias aéreas centrais.
- Outras condições. O médico também pode recomendar um espirômetro de incentivo para pessoas com anemia falciforme, asma ou atelectasia.
Benefícios do espirômetro de incentivo
encontrou resultados conflitantes sobre a eficácia do uso de um espirômetro de incentivo em comparação com outras técnicas de fortalecimento pulmonar.
Muitos dos estudos que analisam os benefícios potenciais foram mal elaborados e mal organizados. No entanto, há pelo menos algumas evidências de que pode ajudar com:
- melhorando a função pulmonar
- reduzindo o acúmulo de muco
- fortalecimento dos pulmões durante o descanso prolongado
- diminuindo a chance de desenvolver infecções pulmonares
Como usar corretamente um espirômetro de incentivo
Seu médico, cirurgião ou enfermeira provavelmente lhe dará instruções específicas sobre como usar o espirômetro de incentivo. O seguinte é o protocolo geral:
- Sente-se na beira da cama. Se você não consegue se sentar completamente, sente-se o mais longe que puder.
- Segure seu espirômetro de incentivo na posição vertical.
- Cubra o bocal firmemente com os lábios para criar um selo.
- Respire lentamente o mais profundo que puder até que o pistão na coluna central alcance a meta definida pelo seu médico.
- Prenda a respiração por pelo menos 5 segundos e expire até que o pistão caia no fundo do espirômetro.
- Descanse por alguns segundos e repita pelo menos 10 vezes por hora.
Após cada série de 10 respirações, é uma boa ideia tossir para limpar seus pulmões de qualquer acúmulo de fluido.
Você também pode limpar seus pulmões ao longo do dia com exercícios respiratórios relaxados:
- Relaxe o rosto, os ombros e o pescoço e coloque uma das mãos na barriga.
- Expire o mais lentamente possível pela boca.
- Inspire lenta e profundamente, mantendo os ombros relaxados.
- Repita quatro ou cinco vezes por dia.
Exemplo de um espirômetro de incentivo. Para usar, coloque a boca ao redor do bocal, expire lentamente e inspire lentamente apenas pela boca o mais profundamente que puder. Tente colocar o pistão o mais alto possível enquanto mantém o indicador entre as setas e, em seguida, prenda a respiração por 10 segundos. Você pode colocar seu marcador no ponto mais alto em que conseguiu pegar o pistão para que tenha uma meta para a próxima vez que usá-lo. Ilustração de Diego Sabogal
Definir metas de espirômetro de incentivo
Ao lado da câmara central do espirômetro, há um controle deslizante. Este controle deslizante pode ser usado para definir um volume de respiração alvo. Seu médico o ajudará a definir uma meta apropriada com base em sua idade, saúde e condição.
Você pode anotar sua pontuação cada vez que usar o espirômetro. Isso pode ajudá-lo a monitorar seu progresso ao longo do tempo e também ajudar seu médico a compreender seu progresso.
Entre em contato com seu médico se você estiver errando constantemente o seu objetivo.
Como funciona a medição do espirômetro de incentivo
A coluna principal do espirômetro de incentivo possui uma grade com números. Esses números geralmente são expressos em milímetros e medem o volume total da respiração.
O pistão na câmara principal do espirômetro sobe ao longo da grade conforme você inspira. Quanto mais profunda a respiração, mais alto o pistão sobe. Ao lado da câmara principal, há um indicador que seu médico pode definir como alvo.
Há uma câmara menor em seu espirômetro que mede a velocidade de sua respiração. Essa câmara contém uma bola ou pistão que balança para cima e para baixo conforme a velocidade da respiração muda.
A bola irá para o topo da câmara se você estiver respirando muito rápido e irá para o fundo se você estiver respirando muito lentamente.
Muitos espirômetros têm uma linha nesta câmara para indicar a velocidade ideal.
O que é a faixa normal de um espirômetro de incentivo?
Os valores normais para espirometria variam. Sua idade, altura e sexo desempenham um papel na determinação do que é normal para você.
Seu médico levará esses fatores em consideração ao definir uma meta para você. Atingir consistentemente um resultado superior à meta estabelecida pelo seu médico é um sinal positivo.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças tem um arquivo que você pode usar para ter uma ideia dos valores normais para o seu grupo demográfico.
No entanto, esta calculadora não se destina ao uso clínico. Não o use como um substituto para a análise do seu médico.
Quando ver um médico
Você pode sentir tonturas ou vertigens ao respirar no espirômetro. Se você sentir que vai desmaiar, pare e respire normalmente várias vezes antes de continuar. Se os sintomas persistirem, entre em contato com seu médico.
Você pode ligar para o seu médico se não conseguir atingir o objetivo ou se sentir dor ao respirar profundamente. O uso agressivo de um espirômetro de incentivo pode causar danos aos pulmões, como colapso pulmonar.
Onde obter um espirômetro de incentivo
O hospital pode fornecer um espirômetro de incentivo para levar para casa se você fez uma cirurgia recentemente.
Você também pode obter um espirômetro em algumas farmácias, clínicas de saúde rurais e centros de saúde qualificados pelo governo federal. Algumas seguradoras podem cobrir o custo de um espirômetro.
Um deles descobriu que o custo por paciente do uso de um espirômetro de incentivo está entre US $ 65,30 e US $ 240,96 para uma internação média de 9 dias em uma unidade de cuidados intermediários.
Leve embora
Um espirômetro de incentivo é um dispositivo que pode ajudar a fortalecer seus pulmões.
Seu médico pode lhe dar um espirômetro para levar para casa depois de deixar o hospital após a cirurgia. Pessoas com doenças que afetam os pulmões, como a DPOC, também podem usar um espirômetro de incentivo para manter seus pulmões livres de líquidos e ativos.
Junto com o uso de um espirômetro de incentivo, seguir uma boa higiene pulmonar pode ajudá-lo a limpar o muco e outros fluidos dos pulmões.