Remoção de catarata
A remoção da catarata é uma cirurgia para remover uma lente turva (catarata) do olho. As cataratas são removidas para ajudá-lo a ver melhor. O procedimento quase sempre inclui a colocação de lentes artificiais (IOL) no olho.
A cirurgia de catarata é um procedimento ambulatorial. Isso significa que você provavelmente não terá que passar a noite em um hospital. A cirurgia é realizada por um oftalmologista. Este é um médico especializado em doenças oculares e cirurgia ocular.
Os adultos geralmente acordam para o procedimento. Medicamentos entorpecentes (anestesia local) são administrados com colírios ou injeção. Isso bloqueia a dor. Você também receberá remédios para ajudá-lo a relaxar. As crianças geralmente recebem anestesia geral. Este é um medicamento que os coloca em sono profundo, de modo que não conseguem sentir dor.
O médico usa um microscópio especial para visualizar o olho. Um pequeno corte (incisão) é feito no olho.
A lente é removida de uma das seguintes maneiras, dependendo do tipo de catarata:
- Facoemulsificação: Com este procedimento, o médico usa uma ferramenta que produz ondas sonoras para quebrar a catarata em pequenos pedaços. As peças são então aspiradas. Este procedimento usa uma incisão muito pequena.
- Extração extracapsular: o médico usa uma pequena ferramenta para remover a catarata em sua maior parte. Este procedimento usa uma incisão maior.
- Cirurgia a laser: o médico guia uma máquina que usa energia do laser para fazer as incisões e amolecer a catarata. O resto da cirurgia é muito parecido com a facoemulsificação. Usar o laser em vez de uma faca (bisturi) pode acelerar a recuperação e ser mais preciso.
Depois que a catarata é removida, uma lente artificial, chamada de lente intraocular (LIO), é geralmente colocada no olho para restaurar o poder de foco da lente antiga (catarata). Isso ajuda a melhorar sua visão.
O médico pode fechar a incisão com pontos muito pequenos. Normalmente, um método autovedante (sem sutura) é usado. Se você tiver pontos, pode ser necessário removê-los mais tarde.
A cirurgia dura menos de meia hora. Na maioria das vezes, apenas um olho está pronto. Se você tem catarata em ambos os olhos, seu médico pode sugerir esperar pelo menos 1 a 2 semanas entre cada cirurgia.
O cristalino normal do olho é claro (transparente). Conforme a catarata se desenvolve, o cristalino fica turvo. Isso impede que a luz entre em seus olhos. Sem luz suficiente, você não pode ver tão claramente.
A catarata é indolor. Eles são mais freqüentemente vistos em adultos mais velhos. Às vezes, crianças nascem com eles. A cirurgia de catarata geralmente é feita se você não consegue ver bem o suficiente por causa da catarata. A catarata geralmente não causa danos permanentes ao seu olho, então você e seu oftalmologista podem decidir quando a cirurgia é a certa para você.
Em casos raros, a lente inteira não pode ser removida. Se isso acontecer, um procedimento para remover todos os fragmentos da lente será feito posteriormente. Depois disso, a visão ainda pode ser melhorada.
Complicações muito raras podem incluir infecção e sangramento. Isso pode levar a problemas permanentes de visão.
Antes da cirurgia, você fará um exame oftalmológico completo e exames oftalmológicos pelo oftalmologista.
O médico usará um ultrassom ou um dispositivo de varredura a laser para medir seu olho. Esses testes ajudam a determinar a melhor LIO para você. Normalmente, o médico tentará escolher uma LIO que permita que você enxergue sem óculos ou lentes de contato após a cirurgia. Algumas LIOs proporcionam visão de perto e de longe, mas não são para todos. Pergunte ao seu médico qual é o melhor para você. Certifique-se de compreender como será sua visão após o implante da LIO. Além disso, certifique-se de fazer perguntas para saber o que esperar da cirurgia.
Seu médico pode prescrever colírios antes da cirurgia. Siga as instruções exatamente sobre como usar as gotas.
Antes de ir para casa, você pode receber o seguinte:
- Um adesivo para usar no olho até o exame de acompanhamento
- Colírios para prevenir infecções, tratar inflamações e ajudar na cura
Será necessário que alguém o leve para casa após a cirurgia.
Normalmente, você fará um exame de acompanhamento com seu médico no dia seguinte. Se você teve pontos, você precisará marcar uma consulta para removê-los.
Dicas para recuperação após cirurgia de catarata:
- Use óculos escuros do lado de fora após remover o adesivo.
- Lave bem as mãos antes e depois de usar colírios e de tocar no olho. Tente não deixar entrar sabão e água nos olhos durante o banho ou duche nos primeiros dias.
- Atividades leves são melhores durante a recuperação. Consulte o seu médico antes de fazer qualquer atividade extenuante, retomar a atividade sexual ou dirigir.
A recuperação leva cerca de 2 semanas. Se precisar de novos óculos ou lentes de contato, normalmente você pode mandar instalá-los nessa hora. Mantenha sua consulta de acompanhamento com seu médico.
A maioria das pessoas passa bem e se recupera rapidamente após a cirurgia de catarata.
Se uma pessoa tiver outros problemas oculares, como glaucoma ou degeneração macular, a cirurgia pode ser mais difícil ou o resultado pode não ser tão bom.
Extração de catarata; Cirurgia de catarata
- Segurança de banheiro para adultos
- Catarata - o que perguntar ao seu médico
- Prevenindo quedas
- Prevenção de quedas - o que perguntar ao seu médico
- Olho
- Exame de lâmpada de fenda
- Catarata - close-up do olho
- Catarata
- Cirurgia de catarata - série
- Escudo ocular
Site da American Academy of Ophthalmology. Padrão de prática preferencial Catarata e painel de segmento anterior, Hoskins Center for Quality Eye Care. Catarata no olho adulto PPP - 2016. www.aao.org/preferred-practice-pattern/cataract-in-adult-eye-ppp-2016. Atualizado em outubro de 2016. Acessado em 4 de setembro de 2019.
Site do National Eye Institute. Fatos sobre catarata. www.nei.nih.gov/health/cataract/cataract_facts. Atualizado em 3 de agosto de 2019. Acessado em 4 de setembro de 2019.
Salmon JF. Lente. In: Salmon JF, ed. Oftalmologia Clínica de Kanski. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 10.
Tipperman R. Cataracts. In: Gault JA, Vander JF, eds. Segredos da oftalmologia em cores. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: capítulo 21.