Autor: Joan Hall
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Primera cirugía de los niños con fisura labio-alveolo-palatina
Vídeo: Primera cirugía de los niños con fisura labio-alveolo-palatina

A correção de fenda labial e fenda palatina é uma cirurgia para corrigir defeitos congênitos do lábio superior e do palato (céu da boca).

Um lábio leporino é um defeito de nascença:

  • Um lábio leporino pode ser apenas um pequeno entalhe no lábio. Também pode ser uma fenda completa no lábio que vai até a base do nariz.
  • A fenda palatina pode estar em um ou nos dois lados do céu da boca. Pode atingir todo o paladar.
  • Seu filho pode ter uma ou ambas as condições ao nascer.

Na maioria das vezes, a correção da fenda labial é feita quando a criança tem de 3 a 6 meses de idade.

Para a cirurgia de fenda labial, seu filho receberá anestesia geral (dormindo e não sentindo dor). O cirurgião irá aparar os tecidos e costurar o lábio. Os pontos serão muito pequenos para que a cicatriz seja a menor possível. A maioria dos pontos será absorvida pelo tecido à medida que a cicatriz cicatrizar, portanto, não será necessário removê-los posteriormente.

Na maioria das vezes, a correção da fenda palatina é feita quando a criança é maior, entre 9 meses e 1 ano de idade. Isso permite que o paladar mude conforme o bebê cresce. Fazer o reparo quando a criança tiver essa idade ajudará a prevenir mais problemas de fala à medida que a criança se desenvolve.


Na correção da fenda palatina, seu filho receberá anestesia geral (dormindo e não sentindo dor). O tecido do céu da boca pode ser movido para cobrir o palato mole. Às vezes, uma criança precisará de mais de uma cirurgia para fechar o palato.

Durante esses procedimentos, o cirurgião também pode precisar reparar a ponta do nariz do seu filho. Esta cirurgia é chamada de rinoplastia.

Este tipo de cirurgia é feito para corrigir um defeito físico causado por uma fenda labial ou palatina. É importante corrigir essas condições, pois podem causar problemas com a amamentação, alimentação ou fala.

Os riscos de qualquer cirurgia incluem:

  • Problemas respiratórios
  • Reações aos medicamentos
  • Sangrando
  • Infecção
  • Necessidade de nova cirurgia

Os problemas que essas cirurgias podem causar são:

  • Os ossos do meio do rosto podem não crescer corretamente.
  • A conexão entre a boca e o nariz pode não ser normal.

Você se encontrará com um fonoaudiólogo ou terapeuta de alimentação logo após o nascimento do seu filho. O terapeuta o ajudará a encontrar a melhor maneira de alimentar seu filho antes da cirurgia. Seu filho deve ganhar peso e ser saudável antes da cirurgia.


O profissional de saúde do seu filho pode:

  • Teste o sangue do seu filho (faça um hemograma completo e "digite e cruze" para verificar o tipo de sangue do seu filho)
  • Faça um histórico médico completo de seu filho
  • Faça um exame físico completo do seu filho

Sempre diga ao provedor de seu filho:

  • Quais medicamentos você está dando ao seu filho. Inclua medicamentos, ervas e vitaminas que você comprou sem receita.

Durante os dias que antecedem a cirurgia:

  • Cerca de 10 dias antes da cirurgia, você será solicitado a interromper a administração de aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), varfarina (Coumadin) e quaisquer outros medicamentos que dificultam a coagulação do sangue do seu filho.
  • Pergunte quais medicamentos a criança ainda deve tomar no dia da cirurgia.

No dia da cirurgia:

Na maioria das vezes, seu filho não será capaz de beber ou comer nada por várias horas antes da cirurgia.

  • Dê ao seu filho um pequeno gole de água com todos os medicamentos que o seu médico lhe disse para dar ao seu filho.
  • Você será informado quando chegar para a cirurgia.
  • O provedor se certificará de que seu filho está saudável antes da cirurgia. Se seu filho estiver doente, a cirurgia pode ser adiada.

Seu filho provavelmente ficará no hospital por 5 a 7 dias logo após a cirurgia. A recuperação completa pode levar até 4 semanas.


A ferida cirúrgica deve ser mantida bem limpa enquanto cicatriza. Não deve ser esticado ou submetido a qualquer pressão por 3 a 4 semanas. A enfermeira do seu filho deve mostrar a você como cuidar da ferida. Você precisará limpá-lo com água e sabão ou um líquido de limpeza especial e mantê-lo úmido com uma pomada.

Até que a ferida cicatrize, seu filho fará uma dieta líquida. Seu filho provavelmente terá que usar algemas ou talas para evitar cutucar o ferimento. É importante que o seu filho não coloque as mãos ou os brinquedos na boca.

A maioria dos bebês cura sem problemas. A aparência do seu filho após a cura geralmente depende da gravidade do defeito. Seu filho pode precisar de outra cirurgia para corrigir a cicatriz da ferida cirúrgica.

Uma criança com reparo de fenda palatina pode precisar consultar um dentista ou ortodontista. Os dentes podem precisar de correção à medida que aparecem.

Problemas de audição são comuns em crianças com lábio leporino ou fenda palatina. Seu filho deve fazer um teste de audição logo no início, e deve ser repetido com o tempo.

Seu filho ainda pode ter problemas com a fala após a cirurgia. Isso é causado por problemas musculares no palato. A terapia da fala ajudará seu filho.

Fenda orofacial; Reparo de defeitos congênitos craniofaciais; Queiloplastia; Rinoplastia de fenda; Palatoplastia; Rinoplastia de ponta

  • Reparo de fissura labiopalatina - secreção
  • Reparação de fenda labial - série

Allen GC. Fissura labial e palatina. In: Scholes MA, Ramakrishnan VR, eds. ENT Secrets. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 51.

Costello BJ, Ruiz RL. Gerenciamento abrangente de fissuras faciais. In: Fonseca RJ, ed. Cirurgia Oral e Maxilofacial. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 28.

Wang TD, Milczuk HA. Fissura labial e palatina. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 187.

Publicações Populares

Olhando para trás na vida com psoríase: 3 histórias

Olhando para trás na vida com psoríase: 3 histórias

Inicialmente, houve muita confuão em relação à minha condição. Minha mãe me levou a muito médico, e nenhum dele abia exatamente o que eu tinha. Io levou a um tr...
O que toda mulher deve saber sobre o câncer de mama

O que toda mulher deve saber sobre o câncer de mama

O câncer de mama não é apena uma doença, ma muita doença diferente, toda com comportamento próprio, compoiçõe moleculare e efeito colaterai. Compreender a difer...