Circuncisão
A circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio do pênis.
Na maioria das vezes, o médico irá anestesiar o pênis com anestesia local antes do início do procedimento. O medicamento anestésico pode ser injetado na base do pênis, na haste, ou aplicado como um creme.
Existem várias maneiras de realizar uma circuncisão. Mais comumente, o prepúcio é empurrado para fora da cabeça do pênis e preso com um dispositivo semelhante a um anel de metal ou plástico.
Se o anel for de metal, o prepúcio é cortado e o dispositivo de metal é removido. A ferida cicatriza em 5 a 7 dias.
Se o anel for de plástico, um pedaço de sutura é amarrado firmemente ao redor do prepúcio. Isso empurra o tecido em uma ranhura no plástico sobre a cabeça do pênis. Em 5 a 7 dias, o plástico que cobre o pênis se solta, deixando uma circuncisão completamente curada.
O bebê pode receber uma chupeta adoçada durante o procedimento. Tylenol (paracetamol) pode ser administrado posteriormente.
Em meninos mais velhos e adolescentes, a circuncisão é mais frequentemente feita sob anestesia geral para que o menino durma e não sinta dor. O prepúcio é removido e costurado na pele remanescente do pênis. Pontos que se dissolvem são usados para fechar a ferida. Eles serão absorvidos pelo organismo em 7 a 10 dias. A ferida pode levar até 3 semanas para cicatrizar.
A circuncisão é freqüentemente realizada em meninos saudáveis por razões culturais ou religiosas. Nos Estados Unidos, um menino recém-nascido costuma ser circuncidado antes de deixar o hospital. Meninos judeus, no entanto, são circuncidados quando têm 8 dias de idade.
Em outras partes do mundo, incluindo Europa, Ásia e América do Sul e Central, a circuncisão é rara na população em geral.
Os méritos da circuncisão foram debatidos. As opiniões sobre a necessidade de circuncisão em meninos saudáveis variam entre os provedores. Alguns acreditam que é muito importante ter um prepúcio intacto, como permitir uma resposta sexual mais natural durante a idade adulta.
Em 2012, uma força-tarefa da Academia Americana de Pediatria revisou a pesquisa atual e descobriu que os benefícios para a saúde da circuncisão masculina neonatal superam os riscos. Eles recomendam que deve haver acesso a esse procedimento para as famílias que o optarem. As famílias devem pesar os benefícios e riscos à saúde à luz de suas próprias preferências pessoais e culturais. Os benefícios médicos por si só não podem superar essas outras considerações.
Riscos relacionados à circuncisão:
- Sangrando
- Infecção
- Vermelhidão ao redor do local da cirurgia
- Lesão no pênis
Algumas pesquisas sugeriram que bebês não circuncidados do sexo masculino têm um risco aumentado de certas doenças, incluindo:
- Câncer do pênis
- Certas doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV
- Infecções do pênis
- Fimose (aperto do prepúcio que o impede de retrair)
- Infecções do trato urinário
O risco geral aumentado para essas condições é considerado relativamente pequeno.
A higiene adequada do pênis e práticas sexuais seguras podem ajudar a prevenir muitas dessas condições. A higiene adequada é especialmente importante para homens não circuncidados.
Para recém-nascidos:
- O tempo de cura é de cerca de 1 semana.
- Coloque vaselina (vaselina) na área após trocar a fralda. Isso ajuda a proteger a área de cicatrização.
- Algum inchaço e formação de crosta amarela ao redor do local são normais.
Para crianças mais velhas e adolescentes:
- A cura pode levar até 3 semanas.
- Na maioria dos casos, a criança recebe alta hospitalar no dia da cirurgia.
- Em casa, as crianças devem evitar exercícios vigorosos enquanto a ferida cicatriza.
- Se ocorrer sangramento durante as primeiras 24 horas após a cirurgia, use um pano limpo para aplicar pressão sobre a ferida por 10 minutos.
- Coloque uma bolsa de gelo na área (20 minutos ligado e 20 minutos desligado) nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Isso ajuda a reduzir o inchaço e a dor.
É permitido tomar banho na maior parte do tempo. O corte cirúrgico pode ser lavado delicadamente com sabão neutro e sem perfume.
Troque o curativo pelo menos uma vez ao dia e aplique uma pomada antibiótica. Se o curativo molhar, troque-o imediatamente.
Use analgésicos prescritos conforme as instruções. Os analgésicos não devem ser necessários por mais de 4 a 7 dias. Em bebês, use apenas paracetamol (Tylenol), se necessário.
Ligue para seu provedor se:
- Novo sangramento ocorre
- O pus drena da área do corte cirúrgico
- A dor torna-se intensa ou dura mais tempo do que o esperado
- Todo o pênis parece vermelho e inchado
A circuncisão é considerada um procedimento muito seguro para recém-nascidos e crianças mais velhas.
Remoção do prepúcio; Remoção do prepúcio; Cuidado do recém-nascido - circuncisão; Cuidado neonatal - circuncisão
- Prepúcio
- Circuncisão - série
Força-Tarefa sobre Circuncisão da Academia Americana de Pediatria. Circuncisão masculina. Pediatria. 2012; 130 (3): e756-785. PMID: 22926175 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22926175/.
Fowler GC. Circuncisão neonatal e meatotomia de consultório. In: Fowler GC, ed. Procedimentos de Pfenninger e Fowler para Cuidados Primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 167.
McCammon KA, Zuckerman JM, Jordan GH. Cirurgia do pênis e da uretra. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 40.
Papic JC, Raynor SC. Circuncisão. In: Holcomb GW, Murphy JP, St. Peter SD, eds. Cirurgia Pediátrica de Holcomb e Ashcraft. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 60.