Reparo de hidrocele
O reparo da hidrocele é uma cirurgia para corrigir o inchaço do escroto que ocorre quando você tem uma hidrocele. Uma hidrocele é uma coleção de fluido ao redor de um testículo.
Os meninos às vezes têm uma hidrocele ao nascer. Hidroceles também ocorrem em meninos e homens mais velhos. Às vezes, eles se formam quando há também uma hérnia (protuberância anormal de tecido) presente. Hidroceles são bastante comuns.
A cirurgia para reparar uma hidrocele geralmente é feita em um ambulatório. A anestesia geral é usada para que você durma e não sinta dor durante o procedimento.
Em um bebê ou criança:
- O cirurgião faz um pequeno corte cirúrgico na dobra da virilha e, em seguida, drena o líquido. O saco (hidrocele) que contém o líquido pode ser removido. O cirurgião fortalece a parede muscular com pontos. Isso é chamado de reparo de hérnia.
- Às vezes, o cirurgião usa um laparoscópio para fazer este procedimento. Um laparoscópio é uma pequena câmera que o cirurgião insere na área por meio de um pequeno corte cirúrgico. A câmera está conectada a um monitor de vídeo. O cirurgião faz o reparo com pequenos instrumentos que são inseridos através de outros pequenos cortes cirúrgicos.
Em adultos:
- O corte é mais frequentemente feito no escroto. O cirurgião então drena o líquido após remover parte do saco de hidrocele.
A drenagem do fluido com agulha não é feita com frequência porque o problema sempre voltará.
As hidroceles costumam desaparecer por conta própria em crianças, mas não em adultos. A maioria das hidroceles em bebês desaparece por volta dos 2 anos de idade.
Seu cirurgião pode recomendar o reparo de hidrocele se a hidrocele:
- Torna-se muito grande
- Causa problemas com o fluxo sanguíneo
- Está infectado
- É doloroso ou desconfortável
O reparo também pode ser feito se houver uma hérnia associada ao problema.
Os riscos para qualquer anestesia são:
- Reações alérgicas a medicamentos
- Problemas respiratórios
Os riscos para qualquer cirurgia são:
- Sangrando
- Infecção
- Coágulos de sangue
- Recorrência da hidrocele
Sempre diga ao seu médico quais medicamentos você está tomando, até mesmo medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita. Informe também o seu provedor se você tem alguma alergia a medicamentos ou se já teve problemas de sangramento no passado.
Vários dias antes da cirurgia, os adultos podem ser solicitados a parar de tomar aspirina ou outros medicamentos que afetam a coagulação do sangue. Estes incluem ibuprofeno (Motrin, Advil), naproxeno (Naprosyn, Aleve), alguns suplementos de ervas e outros.
Você ou seu filho podem ser solicitados a parar de comer e beber pelo menos 6 horas antes do procedimento.
Tome os medicamentos que lhe disseram para tomar com um pequeno gole de água.
A recuperação é rápida na maioria dos casos. A maioria das pessoas pode ir para casa algumas horas após a cirurgia. As crianças devem limitar as atividades e descansar mais nos primeiros dias após a cirurgia. Na maioria dos casos, a atividade normal pode recomeçar em cerca de 4 a 7 dias.
A taxa de sucesso para o reparo da hidrocele é muito alta. As perspectivas de longo prazo são excelentes. No entanto, outra hidrocele pode se formar com o tempo ou se também houver uma hérnia.
Hidrocelectomia
- Hidrocele
- Reparo de hidrocele - série
Aiken JJ, Oldham KT. Hérnias inguinais. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 346.
Cancian MJ, Caldamone AA. Considerações especiais no paciente pediátrico. In: Taneja SS, Shah O, eds. Complicações da cirurgia urológica de Taneja. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 54.
Celigoj FA, Costabile RA. Cirurgia do escroto e vesículas seminais. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 41.
Palmer LS, Palmer JS. Manejo de anormalidades da genitália externa em meninos. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 146.