Sabor - prejudicado
Comprometimento do paladar significa que há um problema com o paladar. Os problemas variam desde a distorção do paladar até a perda completa do paladar. Uma incapacidade completa de sabor é rara.
A língua pode detectar sabores doces, salgados, azedos, salgados e amargos. Muito do que é percebido como "gosto" é, na verdade, cheiro. Pessoas que têm problemas de paladar geralmente têm um distúrbio de cheiro que pode dificultar a identificação do sabor de um alimento. (Sabor é uma combinação de gosto e cheiro.)
Os problemas de paladar podem ser causados por qualquer coisa que interrompa a transferência das sensações de paladar para o cérebro. Também pode ser causado por condições que afetam a maneira como o cérebro interpreta essas sensações.
A sensação gustativa geralmente diminui após os 60 anos. Na maioria das vezes, os sabores salgados e doces são perdidos primeiro. Os sabores amargo e azedo duram um pouco mais.
As causas do paladar prejudicado incluem:
- Paralisia de Bell
- Gripe comum
- Gripe e outras infecções virais
- Infecção nasal, pólipos nasais, sinusite
- Faringite e faringite estreptocócica
- Infecções das glândulas salivares
- Trauma na cabeça
Outras causas são:
- Cirurgia ou lesão de ouvido
- Cirurgia do seio nasal ou da base do crânio anterior
- Fumo pesado (especialmente cachimbo ou charuto)
- Lesão na boca, nariz ou cabeça
- Boca seca
- Medicamentos, como medicamentos para tireoide, captopril, griseofulvina, lítio, penicilamina, procarbazina, rifampicina, claritromicina e alguns medicamentos usados para tratar o câncer
- Gengivas inchadas ou inflamadas (gengivite)
- Deficiência de vitamina B12 ou zinco
Siga as instruções do seu médico. Isso pode incluir mudanças em sua dieta. Para problemas de paladar devido ao resfriado comum ou gripe, o gosto normal deve retornar quando a doença passar. Se você fuma, pare de fumar.
Ligue para o seu provedor se seus problemas de paladar não desaparecerem ou se gostos anormais ocorrerem com outros sintomas.
O provedor realizará um exame físico e fará perguntas, incluindo:
- Todos os alimentos e bebidas têm o mesmo sabor?
- Voce fuma?
- Essa mudança no sabor afeta a capacidade de comer normalmente?
- Você notou algum problema com seu olfato?
- Você trocou recentemente de pasta de dente ou enxaguatório bucal?
- Quanto tempo durou o problema do sabor?
- Você ficou doente ou se machucou recentemente?
- Que remédios você toma?
- Quais outros sintomas você tem? (Por exemplo, perda de apetite ou problemas respiratórios?)
- Quando foi a última vez que você foi ao dentista?
Se o problema de paladar for devido a alergias ou sinusite, você pode obter um remédio para aliviar o nariz entupido. Se um medicamento que você está tomando é o culpado, pode ser necessário alterar sua dose ou mudar para um medicamento diferente.
Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode ser feita para observar os seios da face ou a parte do cérebro que controla o sentido do olfato.
Perda de sabor; Gosto metálico; Disgeusia
Baloh RW, Jen JC. Cheiro e gosto. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 427.
Doty RL, Bromley SM. Perturbações do olfato e do paladar. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 19.
Travers JB, Travers SP, Christian JM. Fisiologia da cavidade oral. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 88.