Dor de cotovelo
Este artigo descreve dores ou outro desconforto no cotovelo que não está relacionado a lesão direta.
A dor no cotovelo pode ser causada por muitos problemas. Uma causa comum em adultos é a tendinite. Isso é inflamação e lesão dos tendões, que são tecidos moles que prendem o músculo ao osso.
Pessoas que praticam esportes com raquete têm maior probabilidade de lesionar os tendões do lado externo do cotovelo. Essa condição é comumente chamada de cotovelo de tenista. Os jogadores de golfe têm maior probabilidade de lesionar os tendões na parte interna do cotovelo.
Outras causas comuns de tendinite do cotovelo são jardinagem, jogar beisebol, usar uma chave de fenda ou usar excessivamente o pulso e o braço.
Crianças pequenas costumam desenvolver "cotovelo de babá", o que geralmente ocorre quando alguém puxa seu braço esticado. Os ossos são distendidos momentaneamente e um ligamento se desliza entre eles. Ele fica preso quando os ossos tentam voltar ao lugar. Como resultado, a criança geralmente se recusa silenciosamente a usar o braço, mas geralmente grita quando tenta dobrar ou esticar o cotovelo. Essa condição também é chamada de subluxação do cotovelo (luxação parcial). Isso geralmente melhora por conta própria quando o ligamento volta ao lugar. A cirurgia geralmente não é necessária.
Outras causas comuns de dor de cotovelo são:
- Bursite - inflamação de uma almofada cheia de líquido sob a pele
- Artrite - estreitamento do espaço articular e perda de cartilagem no cotovelo
- Estirpes de cotovelo
- Infecção do cotovelo
- Ruptura do tendão - ruptura do bíceps
Tente mover suavemente o cotovelo e aumente sua amplitude de movimento. Se doer ou você não conseguir mover o cotovelo, ligue para o seu médico.
Ligue para seu provedor se:
- Você tem um caso prolongado de tendinite que não melhora com cuidados domiciliares.
- A dor se deve a uma lesão direta no cotovelo.
- Existe uma deformidade óbvia.
- Você não pode usar ou mover o cotovelo.
- Você tem febre ou inchaço e vermelhidão no cotovelo.
- Seu cotovelo está travado e não pode endireitar ou dobrar.
- Uma criança tem dor no cotovelo.
Seu provedor irá examiná-lo e verificar cuidadosamente seu cotovelo. Você será questionado sobre seu histórico médico e sintomas como:
- Ambos os cotovelos estão afetados?
- A dor muda do cotovelo para outras articulações?
- A dor é sobre a proeminência óssea externa do cotovelo?
- A dor começou repentina e severamente?
- A dor começou lenta e moderadamente e depois piorou?
- A dor está melhorando sozinha?
- A dor começou após um ferimento?
- O que torna a dor melhor ou pior?
- Há dor que vai do cotovelo até a mão?
O tratamento depende da causa, mas pode envolver:
- Fisioterapia
- Antibióticos
- Injeções de corticosteroides
- Manipulação
- Analgésico
- Cirurgia (último recurso)
Dor - cotovelo
Clark NJ, Elhassan BT. Diagnóstico e tomada de decisão do cotovelo. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee Drez & Miller’s Orthopaedic Sports Medicine. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 58.
Kane SF, Lynch JH, Taylor JC. Avaliação da dor de cotovelo em adultos. Médico Am Fam. 2014; 89 (8): 649-657. PMID: 24784124 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24784124/.
Lazinski M, Lazinski M, Fedorczyk JM. Exame clínico do cotovelo. In: Skirven TM, Osterman AL, Fedorczyk JM, Amadio PC, Feldscher SB, Shin EK, eds. Reabilitação da Mão e Extremidade Superior. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 7.