Autor: Joan Hall
Data De Criação: 27 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
IDENTIFICANDO A HIPERATIVIDADE INFANTIL
Vídeo: IDENTIFICANDO A HIPERATIVIDADE INFANTIL

Hiperatividade significa ter maior movimento, ações impulsivas e um período de atenção mais curto e ser facilmente distraído.

O comportamento hiperativo geralmente se refere a atividade constante, distração fácil, impulsividade, incapacidade de concentração, agressividade e comportamentos semelhantes.

Os comportamentos típicos podem incluir:

  • Remexendo ou movendo-se constantemente
  • Errante
  • Falando muito
  • Dificuldade em participar de atividades silenciosas (como leitura)

A hiperatividade não é facilmente definida. Muitas vezes depende do observador. Comportamento que parece excessivo para uma pessoa pode não parecer excessivo para outra. Mas certas crianças, quando comparadas a outras, são claramente muito mais ativas. Isso pode se tornar um problema se interferir nos trabalhos da escola ou fazer amigos.

A hiperatividade costuma ser considerada mais um problema para escolas e pais do que para a criança. Mas muitas crianças hiperativas são infelizes ou até deprimidas. O comportamento hiperativo pode tornar a criança alvo de bullying ou dificultar o contato com outras crianças. O trabalho escolar pode ser mais difícil. Crianças hiperativas são freqüentemente punidas por seu comportamento.


O movimento excessivo (comportamento hipercinético) geralmente diminui à medida que a criança cresce. Pode desaparecer totalmente na adolescência.

As condições que podem levar à hiperatividade incluem:

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Doenças do cérebro ou do sistema nervoso central
  • Transtornos emocionais
  • Tireóide hiperativa (hipertireoidismo)

Uma criança que normalmente é muito ativa geralmente responde bem a instruções específicas e a um programa de atividade física regular. Mas, uma criança com TDAH tem dificuldade em seguir as instruções e controlar os impulsos.

Ligue para o médico do seu filho se:

  • Seu filho parece hiperativo o tempo todo.
  • Seu filho é muito ativo, agressivo, impulsivo e tem dificuldade de concentração.
  • O nível de atividade do seu filho está causando dificuldades sociais ou dificuldades com o trabalho escolar.

O provedor fará um exame físico em seu filho e perguntará sobre os sintomas e o histórico médico dele. Exemplos de perguntas incluem se o comportamento é novo, se seu filho sempre foi muito ativo e se o comportamento está piorando.


O provedor pode recomendar uma avaliação psicológica. Também pode haver uma revisão dos ambientes doméstico e escolar.

Atividade - aumentada; Comportamento hipercinético

  • Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico

Feldman HM, Chaves-Gnecco D. Pediatria desenvolvimental / comportamental. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 3.

Morrow C. Psychiatry. In: Kleinman K, Mcdaniel L, Molloy M, eds. The Harriet Lane Handbook. 22ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 24.

Urion DK. Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 49.


Recomendado Por Nós

Tudo o que você precisa saber sobre o teste do Coronavirus

Tudo o que você precisa saber sobre o teste do Coronavirus

À medida que a pandemia COVID-19 continua, o e peciali ta em aúde pública enfatizam repetidamente a importância de uma boa e tratégia de te te para retardar a propagaç...
O treino de Meghan Markle é realmente intenso

O treino de Meghan Markle é realmente intenso

De de o noivado do Príncipe Harry e Meghan Markle, o mundo e tá morrendo de vontade de aber tudo e qualquer coi a obre a futura noiva real. E, naturalmente, e tamo mai intere ado ​​em eu tre...