Teste de sangue do antígeno específico da próstata (PSA)
O antígeno específico da próstata (PSA) é uma proteína produzida pelas células da próstata.
O teste de PSA é feito para ajudar a rastrear e acompanhar o câncer de próstata em homens.
É necessária uma amostra de sangue.
Certifique-se de que seu médico conhece todos os medicamentos que você está tomando. Alguns medicamentos fazem com que seu nível de PSA seja falsamente baixo.
Na maioria dos casos, nenhuma outra etapa especial é necessária para se preparar para este teste. Você não deve fazer um teste de PSA logo após ter uma infecção do trato urinário ou ser submetido a um procedimento ou cirurgia envolvendo o sistema urinário. Pergunte ao seu provedor quanto tempo você deve esperar.
Você pode sentir uma leve dor ou uma picada quando a agulha é inserida. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
Razões para um teste PSA:
- Este teste pode ser feito para detectar o câncer de próstata.
- Também é usado para acompanhar pessoas após o tratamento do câncer de próstata para ver se o câncer voltou.
- Se o provedor achar que a próstata não está normal durante o exame físico.
MAIS SOBRE TRIAGEM PARA CÂNCER DE PRÓSTATA
Medir o nível de PSA pode aumentar a chance de se encontrar câncer de próstata quando ainda é muito cedo. Mas há um debate sobre o valor do teste PSA para detectar o câncer de próstata. Nenhuma resposta serve para todos os homens.
Para alguns homens de 55 a 69 anos, o rastreamento pode ajudar a reduzir a chance de morte por câncer de próstata. No entanto, para muitos homens, o rastreamento e o tratamento podem ser potencialmente prejudiciais em vez de benéficos.
Antes de fazer o teste, converse com seu provedor sobre os prós e os contras de fazer um teste de PSA. Perguntar sobre:
- Se o rastreamento diminui sua chance de morrer de câncer de próstata
- Se há algum dano do rastreamento do câncer de próstata, como efeitos colaterais de testes ou tratamento excessivo do câncer quando descoberto
Homens com menos de 55 anos têm maior chance de desenvolver câncer de próstata e devem conversar com seu provedor sobre o exame de PSA se:
- Ter histórico familiar de câncer de próstata (especialmente irmão ou pai)
- São afro-americanos
O resultado do teste de PSA não pode diagnosticar câncer de próstata. Apenas uma biópsia da próstata pode diagnosticar esse câncer.
Seu provedor analisará seu resultado de PSA e considerará sua idade, etnia, medicamentos que você está tomando e outras coisas para decidir se seu PSA está normal e se você precisa de mais testes.
Um nível normal de PSA é considerado 4,0 nanogramas por mililitro (ng / mL) de sangue, mas isso varia com a idade:
- Para homens na faixa dos 50 anos ou menos, o nível de PSA deve estar abaixo de 2,5 na maioria dos casos.
- Os homens mais velhos costumam ter níveis de PSA ligeiramente mais elevados do que os homens mais jovens.
Um alto nível de PSA tem sido associado a um aumento da chance de câncer de próstata.
O teste de PSA é uma ferramenta importante para detectar o câncer de próstata, mas não é infalível. Outras condições podem causar um aumento no PSA, incluindo:
- Uma próstata maior
- Infecção da próstata (prostatite)
- Infecção do trato urinário
- Testes recentes em sua bexiga (cistoscopia) ou próstata (biópsia)
- Tubo de cateter recentemente colocado em sua bexiga para drenar a urina
- Relação sexual ou ejaculação recente
- Colonoscopia recente
Seu provedor levará em consideração os seguintes itens ao decidir sobre a próxima etapa:
- Sua idade
- Se você fez um teste de PSA no passado e em quanto e com que rapidez seu nível de PSA mudou
- Se um nódulo na próstata foi encontrado durante o exame
- Outros sintomas que você pode ter
- Outros fatores de risco para câncer de próstata, como etnia e história familiar
Homens com alto risco podem precisar de mais exames. Isso pode incluir:
- Repetir o teste de PSA, na maioria das vezes em até 3 meses. Você pode receber tratamento para uma infecção da próstata primeiro.
- Uma biópsia da próstata será feita se o primeiro nível de PSA estiver alto, ou se o nível continuar subindo quando o PSA for medido novamente.
- Um teste de acompanhamento denominado PSA grátis (fPSA). Isso mede a porcentagem de PSA no sangue que não está ligada a outras proteínas. Quanto mais baixo o nível desse teste, mais provável é que o câncer de próstata esteja presente.
Outros testes também podem ser feitos. O papel exato desses testes na decisão sobre o tratamento não está claro.
- Um teste de urina chamado PCA-3.
- Uma ressonância magnética da próstata pode ajudar a identificar o câncer em uma área da próstata que é difícil de alcançar durante uma biópsia.
Se você foi tratado para câncer de próstata, o nível de PSA pode mostrar se o tratamento está funcionando ou se o câncer voltou. Freqüentemente, o nível de PSA aumenta antes que haja qualquer sintoma. Isso pode acontecer meses ou anos antes.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras. Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Várias punções para localizar veias
- Desmaio ou sensação de tontura
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Antígeno específico da próstata; Teste de rastreamento do câncer de próstata; PSA
- Braquiterapia de próstata - secreção
- Teste de sangue
Morgan TM, Palapattu GS, Partin AW, Wei JT. Marcadores de tumor de câncer de próstata. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 108.
Site do National Cancer Institute. Rastreio do cancro da próstata (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-screening-pdq#section/all. Atualizado em 18 de outubro de 2019. Acessado em 24 de janeiro de 2020.
Small EJ. Câncer de próstata. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 191.
Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA; Grossman DC, Curry SJ, et al. Rastreamento para câncer de próstata: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2018; 319 (18): 1901-1913. PMID: 29801017 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29801017.