Teste de sangue de nitroblue tetrazolium
O teste de nitroblue tetrazolium verifica se certas células do sistema imunológico podem mudar uma substância química incolor chamada nitroblue tetrazolium (NBT) para uma cor azul profunda.
É necessária uma amostra de sangue.
O NBT químico é adicionado aos glóbulos brancos no laboratório. As células são então examinadas ao microscópio para ver se o produto químico as fez ficarem azuis.
Nenhuma preparação especial é necessária.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem uma picada ou picada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
Este teste é feito para rastrear doença granulomatosa crônica. Este distúrbio é transmitido de forma familiar. Em pessoas com essa doença, certas células do sistema imunológico não ajudam a proteger o corpo contra infecções.
O médico pode solicitar este teste para pessoas com infecções frequentes nos ossos, pele, articulações, pulmões e outras partes do corpo.
Normalmente, os glóbulos brancos ficam azuis quando o NBT é adicionado. Isso significa que as células devem ser capazes de matar bactérias e proteger a pessoa contra infecções.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente de um laboratório para outro. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados do seu teste.
Se a amostra não muda de cor quando o NBT é adicionado, os leucócitos estão perdendo a substância necessária para matar as bactérias. Isso pode ser devido à doença granulomatosa crônica.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Teste NBT
- Teste de nitroazul tetrazólio
Glogauer M. Disorders of fhagocyte function. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 169.
Riley RS. Avaliação laboratorial do sistema imunológico celular. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 45.